Já se perguntou alguma vez por que os cachorros uivam? Uma coisa é certa: um cachorro uivando não é algo raro de se ver. Muito pelo contrário, é bastante comum encontrar um cachorro uivando por aí! Ter um cão como melhor amigo é muito bom, mas essa alegria toda também pode vir acompanhada de algumas inconveniências, como vários pelos de cachorro espalhados pela casa e a famigerada sinfonia de uivos, muito comum em certas raças de cães, como o Husky Siberiano.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A pergunta que não quer calar é: por que os cachorros uivam tanto? O que significa cachorro uivar? Existe uma explicação por trás de todo comportamento canino, e com o uivo dos cães isso não é diferente. Veja o que o Patas da Casa descobriu sobre o assunto!

Por que os cachorros uivam?

Ao que tudo indica, os cachorros herdaram esse comportamento dos seus ancestrais. O uivo é uma forma de comunicação entre lobos, assim como o latido é para os cães. Raças de cachorros de caça ou que foram cruzadas com lobos, como Husky Siberiano e Malamute do Alaska, são ainda mais propensas a desenvolver o hábito. Mas, não se engane, outros cães também podem uivar com bastante frequência!

O instinto de uivar é uma forma que o animal encontra para se comunicar com outros cachorros à distância. Durante os uivos, a potência vocal canina atinge um timbre bem mais alto — o que explica porque cachorro uiva tanto. Assim, mesmo de longe, o cão pode ser ouvido por seus semelhantes.

Resumindo, quando falamos de um cachorro uivando, significado tem a ver, principalmente, com chamar atenção e localizar outros animais. Ou seja, os cachorros uivam para se comunicar, tanto com outros cães quanto com os humanos.

Cachorro uivando: o que significa? 

Agora que você já entendeu que os cachorros uivam para se comunicar, resta a dúvida: o que eles querem dizer através do uivo? O que esses sons podem indicar? Confira algumas possíveis explicações do que significa cachorro uivando:

  • Ansiedade da separação: quando você sai de casa e consegue ouvir o seu cachorro uivando do lado de fora, pode significar que ele está sofrendo de ansiedade da separação. Outros sinais associados a essa condição são lamber excessivamente as patas, parar de comer e destruir objetos pessoais do dono.

  • Cio: quando há uma cadela no cio, os cachorros machos conseguem sentir o cheiro no ar. Quando isso acontece, é bem comum ouvir não apenas um, mas vários uivos próximos ao local. Faz parte do instinto de reprodução dos cães.


  • Alerta: nesse caso, o significado de cachorro uivando tem a intenção de alertar os outros animais sobre uma possível presa, proteger os filhotes ou até mesmo uma tentativa de reunir a matilha após a caça.


  • Chamar atenção: o cachorro também pode estar querendo te mandar um recado! Se um intruso ou qualquer pessoa estranha entrar na sua casa, por exemplo, o cachorro uivando pode ser uma forma de te avisar sobre a ameaça. Ele também pode estar tentando te pedir alguma coisa, como comida e carinho.


  • Solidão: um cachorro uivando pode significar apenas que o seu pet está lutando contra um momento de muito tédio. É bem comum ver um cachorro que passa um tempo sozinho em casa uivar para extravasar a frustração ou a angústia de não ter ninguém por perto. Por isso, estimule o seu bichinho fisicamente e mentalmente!


  • Felicidade e animação: também é possível que a razão por que cachorros uivam seja porque estão felizes demais. Nesse caso, os sinais de um cachorro feliz são bem evidentes e esse sim é o tipo de som que todo tutor quer ouvir.


  • Dor: é mais comum ver um cachorro chorando - ou choramingando - quando sente dor, mas ele também pode vocalizar o problema por meio dos uivos. Se você ouvir seu cachorro uivando com uma frequência grande, e ele não fazia isso antes, é bom investigar o motivo com um veterinário.


  • Fome: os latidos são comuns para manifestar a fome de cachorro. Porém, em algumas raças, isso se manifesta pelo uivo. Vale olhar se o pote de ração está vazio nessas horas!


  • Resposta: às vezes ao ouvir cachorro uivar, significado não tem a ver com expressar nada em específico. O que acontece é que se ele ouvir algum outro cachorro uivando por perto, ele vai uivar em resposta ao seu outro aumigo.

 

Cachorros uivam para se comunicar com outros cães e com as pessoas

O motivo por que os cachorros uivam é para se comunicar

 

Cachorro uivando ou latindo? Entenda a diferença

Pode parecer fácil, mas algumas pessoas ainda confundem um latido de cachorro mais intenso com um suposto uivo. A maior diferença é que, quando ouvimos o cachorro uivando, a vocalização atinge um volume bem mais alto e contínuo. É comum que o som passe uma sensação de tristeza ou angústia, que, na maioria das vezes, é só uma impressão mesmo. Afinal, já entendemos que os cães usam o som para se comunicar.

Para entender melhor o hábito que o que significa quando o cachorro uiva, uma boa dica é perceber quais são os gatilhos que levam o seu cão a fazer isso. Ele uiva quando você sai de casa? Quando tem algum outro animal por perto? Observando esses fatores você será capaz de compreender o significado de cachorro uivar em determinados momentos.

Uivo de cachorro: saiba o que é verdade ou mito sobre o comportamento canino!

  • Cachorro uivando significa morte? — Não. Quando falamos do cachorro uivando, significado espiritual muitas vezes é relacionado à morte, mas não é bem assim. O hábito está inteiramente ligado ao instinto do animal, e a ideia de que o uivo de cachorro é um sinal de mau presságio não passa de uma lenda.


  • O uivo do cachorro tem alguma coisa a ver com a lua? — Mais uma vez, não. Esse engano acontece por causa da clássica imagem de um lobo uivando para a lua. A explicação para isso é bem simples: lobos são animais noturnos e se comunicam principalmente durante a noite. A posição ou fase da lua não tem influência sobre essa prática! No caso dos cachorros, não é muito diferente. Os cães têm menos distrações à noite, o que torna o horário ideal para um bate-papo com os aumigos.


    Entretanto, vale ressaltar que alguns cães podem, sim, desenvolver uma relação esquisita com a lua. Não é impossível ver um cachorro com medo de objetos como balões, faróis e outras coisas redondas e brilhantes. Então, observe se não é esse o caso do seu pet! Vai que o bichinho criou uma implicância com a lua.


  • Cachorro uivando de dia precisa de atenção? Sim. Por mais que o uivo seja uma ferramenta de comunicação, quando falamos de um cachorro uivando de dia, significado tem muito a ver com tédio, estresse e ansiedade. Isso normalmente acontece com cães que passam muito tempo sozinhos e não têm estímulos físicos e mentais apropriados. Por isso, é bom redobrar a atenção com o seu pet para que ele não se sinta desse jeito!

Cachorro uivando: é possível controlar e reduzir o hábito!

Embora o comportamento seja natural e até saudável, o cachorro uivando o tempo todo pode acabar incomodando os moradores da casa e os vizinhos. Para que o seu cachorro não uive exageradamente, algumas providências podem ser tomadas. Observe sempre a sua rotina e tente entender qual é o principal fator responsável pela prática. Para cada gatilho, existe uma solução diferente! Veja abaixo algumas dicas para amenizar os uivos em casa:

1) Se for falta de atenção, você pode tentar passar mais tempo com seu pet. Existem várias brincadeiras para cachorro que ajudam a estreitar os laços com pet!

2) Vale investir no enriquecimento ambiental para cães. Assim mesmo nos momentos de ausência do tutor, o animal vai ter com o que se entreter e se divertir.

3) Estabeleça um horário fixo para as refeições. Essa é a melhor maneira de evitar um cachorro uivando porque está com fome ou porque não tem comida no potinho de ração.

4) Faça check-ups periódicos com um veterinário. Dessa forma, você pode acompanhar todo o estado de saúde do seu amigo e, caso ele fique doente por algum motivo, isso ajuda no diagnóstico precoce.

5) Opte pela castração de cachorro. Além de evitar problemas de saúde e uma gravidez inesperada, você ainda garante que não vai ter nenhum cachorro uivando perto da sua casa por causa do cio.

Publicado originalmente em: 29/10/2019

Atualizado em: 20/09/2023