Se você convive com crianças e sempre quis ter um felino, precisa procurar por raças de gatos que se adaptem bem à rotina agitada da criançada. Geralmente, são felinos mais dóceis, carinhosos e pacientes, por isso são perfeitos para a relação entre criança e gato.
Esse convívio das crianças com os felinos é repleto de benefícios. As crianças aprendem muito sobre respeito e limites, e os bichanos ganham grandes companheiros. A boa notícia é que vários gatinhos podem ser indicados para isso. Então se você deseja aumentar a família, confira quais as raças de gatos que se dão super bem com as crianças.
1) Gato Siamês
O gato Siamês é uma das raças mais populares e amadas pelos brasileiros. Esses felinos de olhos eletrizantes e corpo com as extremidades mais escuras encantam qualquer um com sua beleza única, mas também pela personalidade cativante. O Siamês é um gatinho curioso, ativo, bem esperto e observador. Então estão sempre em busca de brincadeiras divertidas e estimulantes, o que é ótimo para quem tem uma criança cheia de energia em casa.
Mas toda essa energia é equilibrada pelo temperamento afetuoso e companheiro do Siamês: eles adoram receber um chamego e ficar no colo das pessoas que amam. Então pode ter certeza que a criança e gato Siamês vão aprontar muito juntos e se divertiram bastante com isso.
2) Gato Ragdoll
O Ragdoll é a escolha perfeita para quem tem crianças em casa. Ele é grande, pode chegar a medir 60 centímetros de altura, é bem peludo e dono de uma aparência encantadora. Mas o que faz com que ele seja ideal para a criançada é o temperamento desse gato.
A raça de gato Ragdoll é extremamente afetuosa com a família, gosta de estar bem coladinha com que ama e valoriza muito cada momento ao lado dos humanos. Eles até podem seguir os tutores em cada cantinho de casa, assim como os cachorros fazem. O gato Ragdoll também é bem tranquilo, mas é importante que o tutor ensine as crianças a tratar o pet adequadamente para que ele não se estresse.
3) Gato Maine Coon
Conhecido como ‘gigante gentil’, o Maine Coon pode ser a escolha perfeita para conviver com uma criança. Ele é uma das raças de gato gigantes que tem o coração gigantesco e que se dá bem com todo mundo. São afetuosos, amigáveis e excelentes companheiros.
Além de tudo isso, o gato Maine Coon ainda carrega uma personalidade divertida e brincalhona, equivalente a energia que as crianças têm. Ou seja, eles vão adorar passar horas brincando com os pequenos, assim como também vão amar ser acariciados e paparicados por eles. A raça Maine Coon ainda tem uma vantagem que nem todas as raças de gatos têm: ela adora passear e explorar novos ambientes, então são companheiros perfeitos para passeios ao ar livre, desde que, claro, esteja usando uma coleira para a própria proteção.
4) Gato Birmanês
Também conhecidos como Sagrado da Birmânia, o gato Birmanês é um felino super elegante e simpático. Eles possuem uma pelagem sedosa e as cores podem variar entre preto, dourado, cinza e azul, sendo que a região facial do felino apresenta uma coloração mais escura em relação ao corpo.
Quanto ao temperamento do Birmanês, pode ficar tranquilo, pois eles não vão dar nenhum trabalho na relação entre criança e gato. Eles são dóceis, sensíveis, simpáticos e adoram um colinho do tutor. Também são gatinhos brincalhões que valorizam muito passar o tempo ao lado família.
5) Gato Siberiano
É impossível olhar para um gato Siberiano e não se impressionar. Uma das principais características desse gato gigante originário da Sibéria é que ele possui uma pelagem exuberante e densa, o que chama a atenção de qualquer um.
Mas por que eles são indicados para conviver com os pequenos? Acontece que o convívio com um gato Siberiano é incrivelmente harmonioso, pois esses gatinhos são super tranquilos e carinhosos com as crianças. Eles gostam de receber carinho, mas também são cheios de energia para correr e brincar.
6) Gato Persa
Ao olhar para o rostinho de um gato Persa, você logo pode achar que essa não é uma raça adequada para quem tem crianças em casa. No entanto, por trás desse rosto de gato bravo, o Persa esconde uma personalidade totalmente diferente do esperado.
São gatos perfeitos para famílias, pois possuem o temperamento tranquilo, são dóceis e não costumam morder nem arranhar os outros. Eles gostam de um bom colo e são até um pouquinho preguiçosos. No entanto, a energia da criançada contagia esse gatinho. Por isso, esses gatos e crianças podem se dar muito bem juntos e manter uma relação de amizade inseparável.
7) Gato Angorá
O gato Angorá é uma das raças de gato mais antigas que existe e que também é super recomendada para famílias com crianças. São amigáveis, carinhosos e bem apegados com a família, então não resistem a um tempo de qualidade ao lado de quem ama.
Eles também são considerados uma das raças de gatos mais inteligentes que existem, e por isso adoram se entreter com brincadeiras que desafiem o raciocínio. Brinquedos interativos para gatos da raça Angorá são uma excelente opção para entreter esses bichanos e também a criançada.
8) Gato Munchkin
O Munchkin é um gatinho apaixonante que conquista o coração de qualquer um. Uma das principais característica dessa raça de gato com certeza são suas perninhas curtas e o corpo alongado, características que deixam ele ainda mais fofo. Mas você sabia que a personalidade desse ‘gato salsicha’ é tão fofa quanto a aparência deles?
Essa é uma das raças de gato mais amigáveis, carinhosas e simpáticas, por isso se dão bem com todo mundo - inclusive com as crianças. Apesar das patinhas curtas, eles também não dispensam uma brincadeira divertida, especialmente as que envolvem corridas.
9) Gato de Pelo Curto Inglês
O British Shorthair, chamado também de gato de Pelo Curto Inglês, também se dá super bem com os pequenos. Eles conquistam o coração de todo mundo com sua pelagem curta de aspecto aveludado, além da personalidade cativante. Estão longe de ser uma das raças de gato mais agitadas, pelo contrário: são a personificação de calmaria.
O gato British Shorthair é super carinhoso e afetuoso com a família, mas não é tão fã de toque e de ficar no colo das pessoas. Apesar de não serem nada agressivos, essa é uma informação que os pais precisam repassar para os filhos para que a convivência entre criança e gato seja tão tranquila quanto a personalidade do British Shorthair.
10) Gato Norueguês da Floresta
O Norueguês da Floresta é mais um que faz parte das raças de gatos gigantes: eles podem chegar a medir 35 centímetros e a pesar 9 quilos. A pelagem exuberante e densa desse ‘gatinho’ contribui ainda mais para a aparência impositiva da raça. Mas por trás de todo esse tamanho, tem outra coisa que chama a atenção no gato Norueguês da Floresta: o seu coração.
Eles são extremamente gentis e pacientes com os outros, e por isso são uma das melhores raças de gato para crianças. São sociáveis, amorosos e não costumam se estressar com pouca coisa. Um outro ponto positivo dessa raça é que esse bichano se adapta muito bem a diversas situações, o que é ótimo para famílias com crianças em desenvolvimento.