Com a chegada da estação mais quente do ano e da onda de calor extremo que a acompanha, é impossível não se preocupar com o cachorro com calor. O verão é uma estação muito perigosa para os pets, especialmente no Brasil, em que a sensação térmica pode atingir 50ºC. Se o tutor não tiver cuidado com a temperatura do ambiente em que o pet vive, ele pode sofrer com a hipertermia em cães, uma condição perigosíssima que pode levar à falência dos órgãos do animal. Mas como ajudar os animais nesse calor? O que fazer para amenizar o calor para cachorro? O Patas da Casa trouxe 10 truques infalíveis para ajudar os peludos a se refrescarem. Confira as dicas para aliviar calor do cachorro nos dias mais quentes.
1) Cachorro no verão: garrafa pet congelada no bebedouro mantém a água fresca por mais tempo
Dar água gelada para os cachorros no verão é fundamental para manter a temperatura corporal do peludo e mantê-lo hidratado. A temperatura normal de um cachorro varia entre 38ºC e 39,3ºC, mas nos dias quentes isso pode aumentar. Manter a água do cachorro sempre fresquinha e gelada é um grande desafio que os tutores enfrentam. Uma dica é congelar uma garrafa plástica com água dentro e colocá-la dentro do bebedouro do pet. Elas vão funcionar como pedras de gelo, mas vão demorar muito mais tempo para derreter, deixando a água fresca por mais tempo. Lembre-se de colocar uma garrafa que seja proporcional ao bebedouro para que o cachorro não tenha dificuldades de beber o líquido..
2) Congele uma toalha e coloque no chão para o cachorro deitar
Um bom improviso para manter a temperatura de cachorro e deixá-lo mais fresco e confortável no verão é usando uma toalha congelada como um tapete. Para isso, você precisa pegar uma toalha limpa proporcional ao tamanho do cão, molhá-la com água gelada, tirar o excesso e colocá-la enrolada no freezer. Depois de aproximadamente 1 hora, é hora de esticá-la em um lugar bem fresquinho e chamar o pet para aproveitar.
3) Cachorro no calor: congele água em formas maiores e ofereça ao pet
Oferecer gelo para cachorro no calor é super recomendado. Muitos tutores têm o hábito de colocar pedrinhas de gelo no bebedouro do cão, mas quando os dias estão muito quentes, nem essa medida resolve o calor. Para resolver esse problema, você pode congelar água em formas maiores para o pet beber enquanto descongela. Se quiser dar um up no truque, você pode saborizar a água com alguma fruta: o gelo vai ficar mais atraente ainda para o pet.
Você pode congelar a água nestas opções:
- Copo plástico: Congele copinhos plásticos com água dentro. Após totalmente congelado, desenforme e coloque dentro de um pote para descongelar aos poucos.
- Balão de gelo: lave bem uma bexiga de festa, do lado de fora e de dentro, encha de água e coloque no freezer com muito cuidado para não estourar. Após totalmente congelada, retire a bola do freezer, desenforme e coloque dentro de um pote para descongelar aos poucos. O vídeo abaixo explica melhor.
4) Congele uma garrafinha pet para deixar próximo ao cachorro com calor
Assim como os humanos, o cachorro sente calor e pode ficar bastante desconfortável em dias mais quentes. Uma boa dica para aliviar esse desconforto animal provocado pelo calor é colocando uma garrafa congelada próximo a ele. Para isso, basta congelar uma garrafinha com água dentro, retirá-la do freezer após totalmente congelada e posicioná-la no local em que o pet gosta de ficar, como a caminha de cachorro. É recomendado colocar a garrafa dentro de uma meia para não causar queimaduras na pele do animal
5) Invista em um piscina para cachorro no verão
Quem não gosta de se refrescar em uma piscina quando chega o verão, né? Já pensou em investir em uma piscina canina para deixar o cachorro feliz e refrescado? Se forem cachorros pequenos, você pode comprar uma bacia ou reutilizar uma velha que tenha em casa. Certeza que as raças de cachorro que mais gostam de brincar na água vão adorar essa novidade.
6) Congele brinquedos para refrescar o cachorro com calor
Já pensou em congelar brinquedos para cachorro para refrescar o pet? Essa é uma atividade que estimula o pet a brincar, enquanto se refresca lambendo e mordendo o brinquedo. O ideal é utilizar brinquedos de plásticos em que é possível encher de água, colocar em uma sacolinha no freezer e depois oferecer para o peludo.
7) Banho de mangueira ajuda a refrescar o cachorro no calor
Os cachorros não ligam para piscinas de luxo, brinquedos caros e viagens paradisíacas, pois tudo que eles querem no verão é se divertir, se refrescar e ser feliz ao lado do tutor. Portanto, se você tiver uma mangueira em casa no quintal, tenha certeza que o peludo vai adorar brincar com a água, especialmente raças de cachorro que gostam de se molhar, como é o caso do Golden Retriever.
8) Ofereça ração úmida geladinha para o cachorro no verão
Alta temperatura, cachorro com calor e apetite 0 são palavras que tem tudo a ver. Quando o pet está sentindo muito calor, dificilmente ele vai querer se alimentar de ração para cachorro, já que as altas temperaturas tiram totalmente a fome do animal. Uma dica para abrir o apetite do peludo é oferecer um sachê para cachorro, pois é um alimento rico em água e bem mais apetitoso. Congelar dentro de brinquedos interativos é uma ótima pedida!
9) Cachorro no calor: congele frutas e faça picolés naturais
Uma dica para refrescar e hidratar o cachorro com calor excessivo é oferecer alimentos geladinhos e saborosos. Você pode congelar frutas para cachorro e oferecê-las ao longo do dia, especialmente na parte da tarde, quando a temperatura é mais quente. Cachorro pode comer mamão, melancia, kiwi, banana e maçã. Além disso, você pode preparar picolé pra cachorro com frutas e água de côco.
10) Invista em um tapete gelado para aliviar o calor do cachorro no verão
O tapete gelado para cachorro é um ótimo investimento para o verão. Ele é feito com um gel que fica mais frio ao entrar em contato com o peso do animal quando ele deita. Para potenciar o efeito, coloque o tapete no congelador por 10 minutos antes de estender no chão para o cachorro.
Como saber se o cão está com calor?
Para evitar um caso de hipertermia canina, você precisa ficar de olho no comportamento canino para tomar uma atitude logo que perceber o desconforto. Dentre os principais sintomas está o cachorro com dor de barriga, vômitos, respiração ofegante, fraqueza, perda de apetite, sede e até dificuldade para respirar. O cachorro com calor também fica mais apático para poupar energia e pode ter menos apetite.
Dicas do que NÃO fazer no verão
- Passear com cachorro entre 10 e 16 horas
- Não repor a água do bebedouro
- Utilizar coleiras e correntes que, em contato com o sol, ficam muito quentes
- Deixar o cachorro no quintal e sem abrigo do sol