Com a chegada do frio, é importante conhecer as principais doenças de gato que podem surgir no inverno e saber quando buscar a ajuda de um veterinário. As temperaturas baixas são um sinal de alerta não apenas para os humanos, mas também para os bichinhos, que podem estranhar a mudança no tempo e na umidade. Abaixo, reunimos dicas importantes sobre algumas das doenças de gato mais comuns durante a estação mais gelada do ano: rinotraqueíte felina, calicivirose felina, asma e pneumonia. Confira!
1) Rinotraqueíte felina provoca tosse e espirros
Percebeu o gato tossindo e espirrando? Pode ser rinotraqueíte felina, uma doença com sintomas semelhantes aos de uma gripe humana, que também é comum no inverno. Secreção nasal, apatia e febre são alguns dos sintomas. A transmissão geralmente ocorre em comedouros, bebedouros e camas para gatos compartilhados entre pets saudáveis e doentes. Para ter um diagnóstico preciso, pode ser necessário fazer exames laboratoriais, então a recomendação para tratar a rinotraqueíte felina é procurar um veterinário assim que identificar os primeiros sinais de que o pet não está bem.
Para prevenção, é importante levar o gatinho para tomar a vacina polivalente V3, que além de proteger da rinotraqueíte, também tem ação contra a calicivirose e panleucopenia felina.
2) Doença de gato: calicivirose felina pode causar úlceras na boca
A calicivirose felina é outro exemplo de doença de gato que se parece com a gripe humana. A principal entre a calicivirose e rinotraqueíte felina é o vírus causador, mas os sintomas são semelhantes: corrimento nasal, espirros e tosse. Outro possível sinal da calicivirose em gatos é o aparecimento de úlceras e pequenos ferimentos na boca e no focinho. O tratamento é feito com medicamentos que aliviam os sintomas enquanto o organismo se recupera da contaminação. Para prevenir, a orientação médica também é a vacinação.
3) A asma em gatos pode se manifestar no inverno
A asma em gatos é um quadro de saúde que pode resultar de uma reação a alérgenos, a certos alimentos ou até mesmo a infecções. Os principais sintomas de asma em gatos são falta de ar, a tosse e dificuldade respiratória, que podem se agravar com o ar seco e frio do inverno. Está em dúvida sobre como saber se o gato está com dor e desconforto por causa da asma? Ele pode se mover com mais lentidão, se cansar rapidamente de atividades cotidianas e tossir com frequência ao longo do dia.
4) Gato com pneumonia: tenha cuidado redobrado no inverno
A pneumonia em gatos é uma doença de gato bastante comum durante o inverno e pode ser causada por uma gripe que não foi corretamente tratada - seja por infecções virais, bacterianas ou de outra natureza. A persistência de sintomas como tosse e respiração acelerada ou forçada pode levar ao diagnóstico de gato com pneumonia, o que significa que seu pet precisa ser atendido por um veterinário para que a causa do problema seja identificada e tratada o quanto antes. Por isso, preste atenção a possíveis alterações no comportamento do felino quando a temperatura começar a cair na sua cidade.
Edição: Luana Lopes