Sonhar com filhotes de cachorro recém-nascidos é sinal de renovação e esperança de dias melhores. Mas e quando isso tudo vai além do sonho, e você de fato tem que cuidar de um cãozinho com poucos dias de vida? Será que você sabe de tudo que o animal precisa nesse momento? O cachorro recém-nascido exige uma série de cuidados especiais, e por isso é importante ficar por dentro de todas as necessidades dele. A seguir, o Patas da Casa reuniu 7 dúvidas muito comuns sobre como cuidar de cachorro recém-nascido.
1) O cachorro recém-nascido pode tomar banho?
Não, não pode. A pele dos cães nas primeiras semanas de vida ainda é muito frágil e, por isso, não é recomendado banhá-los. Tanto a temperatura da água quanto o contato com os produtos utilizados no banho - como shampoo, sabonete, entre outros - podem agredir a derme do cachorro recém-nascido. Dessa forma, se você está se perguntando com quantos dias pode dar banho em filhote de cachorro, a resposta é a partir de dois ou três meses de vida. Antes disso, o ideal é limpá-los suavemente com o auxílio de um lencinho umedecido. Para maiores orientações, consulte um veterinário.
2) Pode dar leite de vaca para filhotes de cachorro recém-nascidos?
A alimentação dos filhotes de cachorro é um dos assuntos que mais despertam dúvidas em quem é pai de pet de primeira viagem. Para começar, é importante destacar que a ideia de que cachorro pode tomar leite de vaca ou caseiro é bastante equivocada. Esse tipo de leite, na verdade, pode causar desarranjo intestinal nos pets e deixá-los bem enfraquecidos. O ideal é que o cachorro recém-nascido se alimente exclusivamente do leite materno e, caso ele esteja sem a mãe, o tutor deve comprar leites artificiais (fórmula) que são encontrados prontos em pet shops.
3) Como aquecer filhotes de cachorro recém-nascidos?
Só quem já ouviu um filhote de cachorro chorando à noite sabe como essa é uma situação delicada. Existem vários motivos que podem estar por trás dos choros, como fome, saudade da mãe e frio. Nesse último caso, é comum que as pessoas se perguntem como aquecer corretamente um cachorro recém-nascido. Além de tentar deixá-lo próximo da mãe, outra possibilidade é montar um ninho quentinho e aconchegante para o pet. O tutor pode fazer isso com cobertores, almofadas térmicas e/ou uma bolsa de água quente.
4) Pode pegar o cachorro recém-nascido no colo?
O cachorro recém-nascido ainda não tem muita autonomia e tem um corpinho bem delicado, por isso é importante evitar pegá-lo no colo nas primeiras semanas. Além de causar um problema na articulação dos pequenos, isso também pode comprometer o sistema imunológico do animal, que ainda está se desenvolvendo. Por isso, é importante ter em mente que até pode pegar filhote de cachorro no colo, desde que ele já tenha completado um mês de vida e já tenha tomado pelo menos uma das doses de vacina obrigatórias. Mesmo assim, respeite a vontade do pet: se ele apresentar qualquer desconforto, o coloque de volta no chão.
5) Com quantos dias os filhotes abrem os olhos?
O cachorro recém-nascido ainda não tem a visão totalmente desenvolvida. Dessa forma, ele costuma ficar com os olhos fechados por alguns dias, e é importante que ninguém force esse movimento de abrir os olhos (ou isso pode acabar prejudicando o desenvolvimento do globo ocular). A resposta de com quantos dias os filhotes de cachorro abrem os olhos varia entre 10 e 14 dias, e nesse primeiro momento o animal deve ser mantido em ambientes com baixa luminosidade.
6) Quais vacinas o cachorro recém-nascido deve tomar?
As vacinas para cachorro obrigatórias são a V8 ou V10, e a vacina contra a raiva. Mas, enquanto o imunizante contra a raiva só deve ser aplicado por volta do quarto mês de vida do animal, a recomendação da primeira dose da V8 ou V10 é a partir de 45 dias de vida. Antes disso, o recém-nascido já deve ter tomado as primeiras doses de vermífugo para cachorro, cuidado que é indicado a partir de 15 dias de vida.
7) Quando e como fazer o desmame do cachorro recém-nascido?
Para quem não sabe como cuidar de cachorro recém-nascido, um dos principais pontos de atenção é com a alimentação do doguinho. Inicialmente, a principal fonte de nutrientes deve ser o leite materno ou artificial. Depois de completar um mês de vida, o cachorro recém-nascido já pode iniciar o processo de desmame com a papinha. Essa papinha, por sua vez, deve misturar pelo menos 30% de leite artificial com 70% de alimento sólido (ração para filhotes). Basta misturar e bater bem até alcançar a consistência de uma pasta e oferecê-la para o pet. Esse é o momento de transição entre o alimento líquido e o sólido.
Redação: Juliana Melo
Edição: Luana Lopes