Para ser considerada uma raça de gato inteligente, é preciso que o animal se destaque em alguns critérios comportamentais, como a facilidade para se adaptar, sociabilidade, curiosidade, alto nível de aprendizado e cognição. Embora os felinos sejam definidos como seres irracionais, que não possuem a capacidade de pensar logicamente, alguns comportamentos e habilidades surpreendem e demonstram que eles são sim inteligentes. O Patas da Casa vai te mostrar as 8 raças de gato mais inteligentes e quais são as habilidades que os distinguem dos demais. Vem conferir!
1) O Abissínio é o gato mais inteligente do mundo
O Abissínio é uma raça de gato exótica que chama a atenção não apenas pela aparência, mas também pela sua inteligência fora do comum. Não é atoa que o Abissínio foi considerada a raça de gato mais inteligente do mundo. Mas quais foram os critérios de determinação? Eles são animais bem curiosos, exploradores e independentes, mas também muito sociáveis e extrovertidos com os humanos. Essas características estimulam o desenvolvimento cognitivo do felino, que consegue aprender truques com bastante facilidade.
2) O gato Bengal aprende comandos com facilidade
O gato Bengal é um gato híbrido considerado independente, curioso e super ágil. Eles são super ativos e adoram desafios e brincadeiras que estimulam sua mente. Essas características fazem com que esses felinos consigam aprender truques com muita facilidade, como sentar e deitar. Como adestrar gato não é um processo tão simples quanto adestrar cachorro, já dá para entender porque essa raça é considerada tão inteligente.
3) O Birmanês é um gato obediente
Companheiro e comunicativo, o Birmanês não dispensa uma boa interação com o tutor. Super inteligentes, eles adoram se envolver com os humanos e se apegam facilmente à relação criada. Devido a esse apego, o felino geralmente elege alguém da casa como "favorito" e obedece ordens e pedidos que venham dele. Devido a essa capacidade de comunicação com os humanos, o felino tem maior disposição para aprender comandos.
4) O Cornish Rex tem o comportamento parecido com cachorros
O Cornish Rex é um gatinho de pelo encaracolado bastante ativo e inteligente. Eles são constantemente comparados a cachorros devido ao seu comportamento agitado que lembra a energia eufórica dos cães. São felinos brincalhões e curiosos, o que os torna excelentes em resolver problemas e aprender novos truques.
5) O Scottish Fold é um gatinho adaptável e comunicativo
Diferente da maioria dos felinos, o Scottish Fold é um gato que não tem problema em se adaptar a novas pessoas e lugares. Isso provavelmente acontece devido a personalidade calma e amorosa da raça, que permite que o bichano se adeque a diferentes situações. Além disso, eles são muito sociáveis e gostam de agradar os tutores, o que torna o processo de adestramento da raça bem tranquilo. Uma curiosidade é que a gata da Taylor Swift chamada Olivia Benson, considerada um dos pets mais valiosos do mundo, é da raça Scottish Fold.
6) O gato Singapura é extremamente observador
O gato Singapura é um felino cheio de personalidade e muito inteligente inteligência. Eles são bichanos cheios de energia e estão sempre atrás de brincadeiras para gatos ou da companhia de humanos para se manterem entretidos. Devido a personalidade ativa, gatos desta raça precisam ser estimulados e desafiados com brincadeiras interativas ou de caça.
7) A curiosidade é um dos principais traços do gato Siamês
O Siamês é um explorador nato que adora saber o que está acontecendo ao seu redor. Essa curiosidade felina estimula a cognição do animal e os incentiva a resolver problemas. Muito comunicativos, eles usam e abusam dos miados de gato para socializar e adoram estar ao lado dos seus tutores. A habilidade de explorar e de se comunicar com facilidade com humanos contribui para a fama de inteligente dos siameses.
8) O gato Angorá é 'fofoqueiro' e curioso
Assim como os siameses, o gato Angorá é curioso e adora receber desafios. Por isso, os brinquedos interativos para gatos são os favoritos da raça. Eles instigam a curiosidade felina e estimulam as habilidades cognitivas do pet. Eles também são bem comunicativos e se dão super bem com outros animais e pessoas. Essas habilidades permitem que o felino se relacione bem com o tutor e tenha maior facilidade em aprender comandos.