Incentivar o seu cachorro a beber água é também uma forma de preservar a saúde dele. A hidratação ajuda a manter o bom funcionamento do organismo do seu amigo de quatro patas e até previne alguns problemas de saúde, como a infecção urinária em cães. No entanto, sempre fica aquela dúvida se o animal está bebendo a quantidade ideal de água ou não. Afinal, você sabe como calcular a quantidade de água que seu cachorro deve beber durante o dia? Para tirar todas as suas dúvidas, vamos ensinar como fazer isso e também dar algumas dicas de como incentivar a hidratação daqueles cãezinhos que não costumam beber muita água. Chega mais!
Cachorro tomando água: aprenda a calcular a quantidade certa para seu cãozinho
Na hora de oferecer a água para cachorro, nada melhor do que saber exatamente quanto o seu cãozinho precisa consumir para se manter saudável. O cálculo para isso é muito simples: a cada 1kg de peso, o cachorro deve beber cerca de 50ml. Isso quer dizer que um cachorro que pesa 5kg deve ingerir cerca de 250mL; outro que pesa 8kg, deve ingerir 400ml de líquido por dia; já para um cachorro de 15kg, o recomendado é que ele beba aproximadamente 750ml de água. Essa medida inclui o líquido da alimentação também: a ração úmida, por exemplo, tem 70% de água em sua composição, mas o animal também consegue absorver líquido de frutas e legumes oferecidos como petiscos.
Como oferecer água para cachorro?
Antes de mais nada, nem pense em oferecer água da torneira para o seu amigo de quatro patas. A água para cachorro mais indicada, na verdade, é a mineral ou filtrada, pois o líquido é livre de contaminações e cloro, substância que pode causar efeitos na saúde do animal. Além disso, outro cuidado muito importante é trocar a água do potinho pelo menos duas vezes por dia, pois a água parada também pode acabar acumulando sujeiras e microorganismos ao longo do dia. O bebedouro do animal deve ser lavado com água e detergente neutro todos os dias.
Cachorro que bebe muita água é sinal de algum problema?
Ver os animais bebendo água geralmente não é motivo de preocupação. Mas é importante ficar de olho quando o seu cãozinho começa a demonstrar uma sede excessiva e acaba ingerindo uma quantidade de água muito além do que é recomendado diariamente. Embora vários fatores possam influenciar esse tipo de situação, como alterações climáticas, por exemplo, vale destacar que o excesso de sede também pode estar diretamente relacionado a problemas de saúde. Não quer dizer que um cachorro tomando água sempre precisa de atenção, ok? Casos mais particulares, como filhotes, cadelas grávidas e dias muito quentes, também podem acabar fazendo o cachorro beber mais água. No entanto, fora essas circunstâncias, se o cachorro está bebendo água com uma frequência muito grande, é bom levar o seu pet para uma consulta com um veterinário.
Cachorro não bebe água? Veja algumas dicas de como incentivar o hábito
Quando o cachorro não quer beber água de jeito nenhum, cabe ao tutor procurar alternativas de como incentivar o seu doguinho a se hidratar melhor. Uma boa ideia para isso pode ser investir em bebedouros no estilo fonte de água para cães, que é um acessório que acaba despertando bastante a atenção dos pets e garante que a água estará sempre fresquinha para eles. Além disso, colocar um pote de água em cada cômodo da casa também é uma medida que pode ajudar os cães mais preguiçosos a se hidratar regularmente.
Redação: Juliana Melo