Os cachorros são bastante conhecidos por serem verdadeiros comilões. Não dá para dar mole com a comida, que rapidinho eles vão arrumar um jeito de abocanhá-la! Mas você já parou para se perguntar como funciona a digestão do seu amigo de quatro patas? Como você já deve saber, o organismo dos cães é bastante diferente do nosso em vários aspectos, e isso inclui o sistema digestivo canino. Portanto, descobrir quanto tempo um cachorro leva para digerir os alimentos normalmente é uma verdadeira incógnita. Felizmente, o Patas da Casa resolveu se aprofundar nesse assunto e nós desvendamos o que você precisa saber sobre a alimentação do cachorro a seguir. Vem com a gente!
Entenda como funciona o sistema digestivo do cachorro
Antes de mais nada, é preciso entender a anatomia do sistema digestivo canino. Ele é dividido em boca, esôfago, estômago, intestino delgado e grosso, e cada um desses órgãos é fundamental durante o processo de digestão. Com a boca, o cachorro consegue pegar o alimento e mastigá-lo, dividindo-o em pedaços menores para que ele seja digerido mais facilmente. O esôfago, por outro lado, tem a função de transportar o alimento até o estômago, onde ele será decomposto e armazenado por, aproximadamente, 8 horas. Depois disso, chega a hora do intestino delgado realizar a etapa mais importante da digestão, que é a absorção dos nutrientes presentes no alimento. Por fim, os resíduos desse processo são levados ao intestino delgado e se transformam em fezes, que serão expelidas pelo ânus do cachorro posteriormente.
O aparelho digestivo do cachorro pode levar de 10 horas até 2 dias para digerir totalmente a comida
Engana-se quem pensa que o processo de digestão é algo simples. Na verdade, o sistema digestivo canino pode ser mais rápido, durando cerca de 10 horas, ou mais lento, chegando até a 2 dias. Tudo vai depender da alimentação do cachorro. É isso mesmo: a variável que define o tempo de digestão é o próprio alimento. Algumas comidas são mais fáceis de serem decompostas, enquanto outras são mais complexas e, por isso, costumam ser digeridas somente depois de dois dias. Vale lembrar que para estipular o tempo de duração desse processo, devemos levar em consideração desde o momento em que o cachorro põe o alimento na boca até o momento em que ele o excreta em forma de fezes.
O tipo de alimentação do cachorro influencia diretamente na sua digestão
Isso não é bem um mistério, mas vale a pena destacar quantas vezes for necessário: é importante ter muita atenção quanto ao que seu cãozinho come. Investir em uma dieta balanceada é fundamental para garantir que os animais se mantenham fortes e saudáveis, e a ração para cães é o alimento mais adequado para isso. Ela é formulada de acordo com as necessidades nutricionais desses animais e, por isso, contém a quantidade certa de proteínas, gorduras, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais.
Ainda assim, é importante ter em mente que existem diferentes tipos de ração para cães, como as versões Standard, Premium e Super Premium. A principal diferença entre cada uma delas é que a Super Premium, por exemplo, é produzida com proteína animal de alta qualidade e tem alta capacidade de digestibilidade, sendo uma ótima opção de ração para cachorro (idoso, adulto ou filhote). Já a Premium tem certo percentual de proteína vegetal na sua composição, e a Standard contém proteínas mais simples.
Redação: Juliana Melo