Um cachorro intoxicado é uma situação potencialmente perigosa que deve ser levada muito a sério. Isso porque o animal que entra em contato com uma substância tóxica pode apresentar sintomas bem graves e corre risco de morte. Plantas tóxicas, alimentos proibidos, medicamentos humanos e produtos químicos são alguns itens que podem provocar a intoxicação em cães. Uma alternativa para reverter esse quadro é oferecer um antitóxico para cachorro, um remédio que auxilia a desintoxicação do organismo animal. O Patas da Casa separou algumas informações para entender para que serve antitóxico para cachorro e como funciona a ação deste medicamento. Vem conferir!
O que é o antitóxico para cachorro
O antitóxico para cachorro é um protetor hepático composto por vitaminas do complexo B e aminoácidos que possuem ação lipotrópica. Isso significa que o remédio atua reduzindo a gordura do fígado, restabelecendo distúrbios hepáticos e estimulando funções digestivas que auxiliam no processo de digestão animal.
Para que serve o antitóxico para o cachorro?
O antitóxico para cachorro serve para eliminar toxinas que estejam presentes no organismo do animal depois dele ingerir algo que não deve. O medicamento também é indicado para o tratamento das doenças hepáticas causadas por doenças infecciosas, como a hepatite infecciosa canina.
Quando devo dar antitóxico para cachorro?
No caso de uma intoxicação, o antitóxico para cachorro é utilizado no tratamento de algumas situações, como:
- Cachorro intoxicado com remédios
- Ingestão de alimentos proibidos para cachorro
- Ingestão de plantas tóxicas para cachorros
- Contaminação por produtos químicos
Ele também auxilia no tratamento destas doenças infecciosas:
- Cirrose hepática
- Hepatite tóxica aguda
Sintomas de cachorro intoxicado
Quando o cão entra em contato com alguma substância tóxica, o sistema nervoso central e alguns órgãos são afetados rapidamente, resultando em uma série de sintomas que demonstram que o pet não está bem. As principais mudanças no comportamento canino são:
- cachorro babando e espumando
- sonolência
- desorientação
- taquicardia
- diarreia
- convulsão em cachorro
Caso o animal apresente qualquer um desses sintomas, é preciso agir imediatamente para desintoxicá-lo. Se você já tiver o remédio para emergência em casa, o ideal é medicar o pet o mais rápido possível, seguindo as orientações do veterinário. Como o remédio é recomendado para casos de intoxicação, pode dar antitóxico para cachorro com diarreia ou vomitando que não vai piorar o caso. No entanto, o uso do antitóxico não dispensa a avaliação de um veterinário após o episódio de intoxicação.
Quantas vezes devo dar o antitóxico para o cachorro?
Agora que você já sabe o que é o antitóxico para cachorro, para que serve e quando oferecer para o animal, é hora de descobrir como usar esse medicamento. Antes de medicar o animal com o antitóxico, é preciso ler a bula para checar todas as informações e se informar com um médico veterinário. Os antitóxicos geralmente são prescritos para situações de emergência, quando o pet ingere um alimento que o cachorro não pode comer de jeito nenhum. O chocolate, a cebola e o alho são exemplos de três alimentos perigosíssimos e tóxicos para os cães.
Vendido na versão gotas, a dosagem do remédio varia de acordo com o peso do animal e faz efeito duas horas após a ingestão. Para oferecer o antitóxico para cachorro, se atente ao tamanho e peso do pet: para cachorros de até 10 kg, 20 gotas bastam; já os cachorros com mais de 20 kg devem tomar 20 gotas a cada 10 kg.
O antitóxico para cachorro contém contra indicação?
A única contraindicação do antitóxico é para os animais com sensibilidade aos componentes presentes no medicamento, que podem ser checados na bula. Contudo, é fundamental se informar com um médico veterinário para ter certeza que o antibiótico não vai fazer mal para a saúde do cachorro. Vale lembrar que o uso do medicamento é indicado apenas para amenizar o quadro até a chegada ao veterinário. O médico vai avaliar se será necessário entrar com alguma outra terapia para eliminação das toxinas de acordo com o nível de intoxicação. Use com responsabilidade e consciência!