O momento de escolha da areia para gato que é mais compatível com o seu animal e a rotina do seu dia a dia deve levar uma série de fatores em consideração. Como é um item importante na rotina de cuidar de gatos, é normal se questionar, por exemplo, sobre o custo-benefício, o nível de absorção, se ela suaviza os odores ou não e, até mesmo se o gatinho da sua casa tem algum tipo de alergia ao material.
Se, além destes critérios, a sua principal preocupação na hora de encher a caixa de areia para gatos é a praticidade, escolher um modelo que pode ser descartado no vaso sanitário depois da limpeza sem danificar o encanamento pode ser de grande ajuda. Para isso, na hora de comprar, o ideal é buscar opções de areia biodegradável para gatos. Conheça mais sobre elas e descubra qual é a melhor opção para você!
Areia biodegradável para gatos: o que é?
Para quem pensa no descarte facilitado e na sustentabilidade na hora de comprar o enchimento da caixa de areia, uma ótima opção é a areia biodegradável para gatos. Ela pode ser encontrada em diferentes formas e tem a composição natural, livre de aditivos químicos. Consequentemente, sua decomposição é mais simples. Por isso, o impacto ao meio ambiente é menor: elas podem ser descartadas no lixo orgânico para virar adubo e também são opção de areia para gatos que pode jogar no vaso, já que não vão bloquear a passagem de água do encanamento.
Granulado de madeira para gatos é uma opção de areia biodegradável
Entre as diferentes opções de areias para gatos que podem ser descartadas no vaso sanitário, o granulado de madeira é uma das que tem melhor custo-benefício. Geralmente feitos de madeira de reflorestamento, os grãos duram bastante e ajudam a inibir odores — garantindo o conforto dos animais. Ao entrar em contato com o xixi, a madeira vira um pó que pode ser jogado no vaso. As fezes, por sua vez, são facilmente enterradas pelo felino, como acontece com outros tipos de areia para gatos.
A areia para gato feita com grãos de milho e mandioquinha também pode ser descartada no vaso sanitário
Ao pesquisar tipos de areia biodegradável para gatos, é comum encontrar as opções feitas a partir de elementos de origem vegetal e orgânica, como milho, mandioquinha e até mesmo cana-de-açúcar. Assim como as areias tradicionais, elas formam torrões com o xixi dos animais para facilitar a retirada. Além disso, também ajudam a eliminar o odor das fezes e da urina dos animais, o que evita o mau cheiro no ambiente entre as limpezas da caixa de areia para gatos.
A fibra vegetal é a base de mais um tipo de areia para gato biodegradável
O granulado sanitário feito com fibras vegetais é outra opção biodegradável que pode ser descartada no vaso sanitário quando se aglutina por causa do xixi. Ele não conta com aditivos artificiais ou químicos e, por isso, também é uma boa escolha para animais que tendem a ter alergias. Da mesma forma como acontece com outros tipos de areia sustentáveis, ela ameniza os odores das necessidades do bichano. Mesmo sendo mais caro que as outras opções, ele tem alta durabilidade, o que aumenta seu custo-benefício.
Quais tipos de areia para gatos não podem ser jogados no vaso sanitário?
Outro cuidado que você precisa ter na hora da compra ao procurar uma areia que pode ser descartada no vaso é, justamente, com o contrário: as opções que não podem. A areia silica para gatos, por exemplo, faz sucesso entre quem tem felinos em casa, mas é formada por grãos que absorvem a umidade e, no encanamento, vão bloquear a passagem de água e causar problemas. O mesmo acontece com a areia de cascalho e a areia de argila. Nestes casos, o ideal é fazer o descarte no lixo comum.