A areia sílica para gatos é uma alternativa que os tutores têm para colocar no banheiro dos felinos. Existem diversas opções de areia no mercado: sílica, granulado de madeira, biodegradável e areia higiênica comum. Entre tantas opções, é comum os donos de gato ficarem um pouco perdidos sobre qual areia para gatos deve escolher. Para ajudar, preparamos um guia explicando tudo sobre a areia sílica para gato. Veja alguns motivos para experimentar esse tipo e também a granulado de madeira para o peludinho. Acompanhe.
Sílica para gatos: tudo sobre esse tipo de areia
Todo gateiro já se perguntou qual a melhor areia para o seu gato. E entre o granulado de madeira e a sílica, geralmente a segunda opção é a mais escolhida pelos tutores por oferecer boa absorção do xixi do gato e disfarçar o seu cheiro. O alto valor do quilo dessa areia também chama a atenção e faz com que muitos acreditem ser uma boa escolha. Mesmo assim, vale a pena os tutores investirem nessa areia e ver se o felino vai se adaptar. A seguir, como funciona a areia sílica:
As opções de areia sílica prometem alta absorção de urina, e é verdade: esse material funciona como uma esponja do xixi, sendo uma ótima solução para os gateiros que querem economizar tempo. Mas mesmo sendo um ótimo absorvente, por ser fina (em bolinhas ou grãos finos de cristais), ela também vai precisar de uma frequente limpeza do sanitário felino - porém, menos do que qualquer outra areia. Por isso, ainda é preciso cuidado: deixar acumular muita urina e não realizar uma troca constante de areia, faz ela perder o seu efeito e produzir uma espécie de “lama” no banheiro do gato. Essa areia também é boa para combater os odores, sendo ótima para quem mora em casa pequena ou apartamento. E por não exigir tanta higienização, ela costuma durar mais tempo, tendo um ótimo custo benefício.
Areia sílica: gatos podem amar ou odiar
É capaz da areia de sílica para gatos não agradar o bichano. O olfato apurado do gato pode não aprovar o cheiro que essa areia exala na hora de agir contra um odor ruim. Mesmo que eles também não gostem do mau cheiro do seu banheiro, um cheiro muito forte também é desconfortável para o narizinho deles. Ou seja, a escolha da areia também depende do felino: além do perfume, alguns gatos preferem enterrar suas necessidades em outro tipo de areia, e acontecer do peludo não se adaptar à sílica. A areia de sílica também é mais fina que as outras, deixando rastros pela casa - o que pode incomodar gatos e tutores.
Afinal, areia para gatos sílica pode fazer mal? E o granulado de madeira?
A areia de gato sílica infelizmente não é uma opção biodegradável e há indícios de que o pó que combate o mau cheiro é prejudicial aos felinos e também aos humanos. A dica é escolher uma areia sílica que não levanta muito pó quando colocada na caixa ou quando o felino for enterrar dejetos após o uso. Essa dica também ajuda os tutores que podem ter alguma alergia a esse pó na hora de limpar o sanitário.
Já a areia granulado de madeira não faz mal e algumas opções são vendidas com a promessa de serem biodegradáveis. Mas infelizmente, ela não segura o odor por muito tempo e ainda pode ser muito difícil para o gato se acostumar a enterrar suas necessidades nela. A higiene de uma caixa com granulado de madeira também pode ser mais difícil para os tutores.
Areia ou granulado de madeira? Qual o melhor?
Entre os cristais de sílica para gatos e o granulado de madeira, não existe um consenso sobre qual é a melhor alternativa. Tudo vai depender do que o tutor e o felino preferem. Mas além da areia, é importante saber onde colocar a caixa de areia do gato, pois a escolha do lugar também impacta no uso e limpeza. Por exemplo, não é indicado deixar a caixa perto da ração - isso desagrada o felino. E para os tutores, o ideal é colocar a caixa no canto de um lugar arejado da casa, como lajes, quintais ou próxima a janelas. Isso evita o mau cheiro e ainda mantém o cuidado e higiene do gato.
Redação: Erika Martins
Edição: Mariana Fernandes