Gatos arranham por natureza. É dessa forma que eles limpam as patas, relaxam e marcam território. Sem um arranhador para gatos, sofá e outros móveis da casa ficam na mira das garras afiadas do seu bichano, o que pode causar muito prejuízo - inclusive na sua relação com o pet. Saiba mais sobre como os arranhadores para gatos melhoram a qualidade de vida do gatinho e a sua também.
Arranhadores para gatos são itens essenciais para gatificação do ambiente; entenda
Criar um lar seguro e estimulante para os felinos domésticos inclui, também, instalar pela casa brinquedos e outros itens que os gatos usam para espantar o tédio. Arranhadores para gatos cumprem exatamente esse papel: na natureza, os gatos passeiam livremente e podem arranhar qualquer superfície que encontram. Na criação indoor, porém, se o bichano não tiver a estrutura que precisa para deixar seus instintos naturais fluírem, ele certamente vai encontrar algum objeto para arranhar: suas cortinas, seus tapetes e os móveis da casa.
O arranhador de gato pode ser considerado até mesmo um acessório fundamental para a saúde do gato, já que um pet entediado, estressado ou ansioso pode se tornar deprimido. Além de serem uma válvula de escape emocional, os arranhadores para gatos também servem para que o felino se exercite, lixe as unhas e remova sujidades das patas.
Arranhador de gato para sofá: salve um dos móveis mais importantes da casa das unhas do felino
O que fazer para o gato não arranhar o sofá é uma dúvida comum para os tutores que surpreendem o pet arranhando o móvel. Uma casa só pode ser considerada um lar quando há um espaço de convivência e conforto para todos os moradores, incluindo os animais de estimação. É no sofá que acontece o merecido descanso do fim do dia e onde recebemos amigos e familiares. Mas quem tem gato em casa, tem uma preocupação a mais: o que fazer para os gatos não arranharem o sofá? Afinal, parece que esse animalzinho tem uma predileção por esse item da casa.
Para descobrir como fazer o gato parar de arranhar o sofá é preciso primeiro entender o que há por trás desse comportamento. Quando arranha o sofá, gato está, na verdade, marcando território. Pois é! A pata do gato possui diversas funções além das mais óbvias, como caminhar e pular. É nessa parte da anatomia felina que se encontram as glândulas sudoríparas, e é por meio do suor que o gato marca os lugares que gosta mais como "seus''. Acontece que, às vezes, a marcação de território pode acontecer ao mesmo tempo em que o gato resolve desestressar, e arranhar objetos é uma de suas formas preferidas de relaxamento.
Repelente caseiro para gatos não arranham o sofá funciona? Veja como preparar 3 receitas
Se você quer evitar que seu gato arranhe o sofá, pode lançar mão de uma estratégia que impacta diretamente o olfato felino, que é super sensível. Mas vá com calma: com repelente para gatos, não arranham o sofá mas também podem não subir mais no móvel, ainda que você chame. Por isso, se você gosta de se aconchegar com seu pet, invista primeiro em um arranhador para gatos, para ver se o bichano deixa de tentar fincar as unhas no sofá. Se ele não fizer a troca sozinho, aí sim você pode aplicar o repelente nas áreas onde não quer que o gato se aproxime - nunca no animal! Separe um frasco com tampa em spray e aprenda agora 3 receitas que não fazem mal à saúde do gato e que vão mantê-lo longe do estofado:
Limão e eucalipto: o cheiro cítrico dessa mistura é tão agradável ao nosso olfato quanto desagradável para o focinho felino. Junte 250ml de água, 20 gotas de óleo essencial de eucalipto e 10 gotas de óleo essencial de limão. Também vale usar raspinhas da casca da fruta.
Vinagre e sabonete líquido: misture a mesma quantidade de vinagre de vinho branco, sabonete líquido e água, até encher o recipiente. Agite bem antes de usar!
Cascas de cítricos: ferva cerca de 500ml de água e então adicione 100g de cascas de frutas cítricas como limão, laranja, lima e tangerina. Cuide para que a água não torne a ferver novamente, mas deixe que a mistura cozinhe por cerca de 20 minutos. Deixe esfriar antes de aplicar.
Como fazer arranhador para gatos: 2 maneiras diferentes de agradar o seu pet
Existem muitas opções de arranhador para gatos em Pet Shops, mas também é uma atividade manual muito agradável produzir o acessório em casa. Você pode, inclusive, confeccionar os arranhadores com a ajuda da família e a presença do gato, que vai se envolver desde já com a peça. Veja a seguir como fazer um arranhador para gatos usando materiais simples.
Como fazer arranhador para gatos com cano PVC
O cano PVC é um material de construção barato que, quando envolvido completamente por uma corda de sisal, se transforma em um arranhador para gatos muito eficiente:
Materiais: 1 cano de PVC, 1 rolo de corda de sisal, pistola e cola quente, uma placa de madeira para a base, furadeira e parafusos.
Como fazer: Encape toda a superfície do cano de PVC com a corda, utilizando a cola quente. Em seguida, prenda o cano no centro da base de madeira, com o auxílio da furadeira e dos parafusos.
Como fazer arranhador para gatos com rede
Para os gatos, arranhar é sinônimo de relaxar. Então por que não construir um arranhador com rede? Apostamos que esse vai se tornar o lugar preferido do pet em toda a casa! Para esse modelo de arranhador para gatos, você vai encapar 4 canos de PVC com corda sisal, assim como ensinamos no tópico anterior. Mas como se trata de um arranhador mais elaborado, mais alguns passos são necessários:
Materiais: dois tapetes retangulares e felpudos, chave de fenda, pregos, parafusos, rede para gatos.
Como fazer: coloque um parafuso em cada extremidade de um dos tapetes, de baixo para cima. Prenda os canos PVC encapados em cada um deles, com o auxílio da chave de fenda. Prenda a rede ao segundo tapete, que vai funcionar como o “teto” desse arranhador. Prontinho! Viu só como fazer seu gato parar de arranhar o sofá é fácil?