Os arranhadores para gatos são acessórios indispensáveis na rotina de um felino. Embora domesticados, os gatos herdaram alguns instintos de seus ancestrais que permanecem até hoje, como o hábito de afiar as unhas em superfícies. Para evitar que o alvo das garras seja o sofá ou outro móvel da casa, o ideal é investir em um arranhador de gato. Existem diferentes tipos do acessório, sendo que alguns são mais tradicionais e outros mais inovadores (e sustentáveis), como a versão de papelão. Mas qual é o melhor de todos? Veja as principais vantagens e desvantagens desses dois modelos de arranhadores para gatos.
O arranhador de gato feito com sisal tem maior durabilidade
Os principais arranhadores para gatos que você encontra nos pet shops são feitos de sisal. O material é bem mais resistente do que o papelão e também é muito barata. O melhor de tudo é que é totalmente possível aprender como fazer um arranhador de gato de sisal em casa, o que torna o acessório ainda mais acessível para quem não está disposto a gastar muito.
Já se você procura por um objeto mais elaborado, outra grande vantagem é que existe uma boa variedade de arranhadores para gatos de sisal. Existem modelos redondos, retangulares, com mais de um andar e até mesmo aqueles que podem ser acoplados no sofá. O preço, contudo, é super variável: existem alguns mais baratinhos, que custam cerca de R$ 50, enquanto existem opções mais caras e com uma qualidade superior, e tudo vai depender dos diferenciais do produto (sem tem andares ou uma toca acoplada, por exemplo).
Arranhador de gato: papelão é um dos materiais preferidos dos felinos
Quando o assunto é preço, o arranhador de papelão para gatos é a melhor opção. Ele é bem barato, com algumas versões sendo vendidas por até R$ 30 na internet e nos pet shops. Além disso, assim como o modelo de sisal, você também pode aprender como fazer arranhador para gatos de papelão em casa de forma bem prática.
E não para por aí: uma das maiores vantagens desse acessório é que ele é feito com um material que os bichanos simplesmente amam, que é o papelão (que, além de tudo, é sustentável e ajuda o meio ambiente). Afinal, quem nunca viu um gatinho se divertindo por horas com uma caixa de papelão? Você pode encontrar uma utilidade para os pedaços de uma caixa velha e o seu amigo certamente vai amar!
Em contrapartida, o arranhador de papelão para gatos não tem uma durabilidade tão boa, e por isso a troca do acessório por um novo precisa teruma frequência maior. Mas se você é daquelas pessoas que adora botar a mão na massa, pode ser muito divertido fazer diferentes versões do acessório com papelão!
Arranhador para gatos tradicional x de papelão: qual é o melhor?
Essa é uma pergunta que os gateiros sempre fazem, mas que vai depender de uma série de fatores. Algumas perguntas que podem ajudar a decidir qual é o melhor arranhador para gatos são: o quanto, financeiramente, você está disposto a investir no acessório? Aprender como fazer um arranhador em casa é uma opção para você? Qual é a frequência que seu gato costuma afiar as unhas?
Se você for pensar na questão da durabilidade e resistência, o modelo de arranhador de gato de sisal é a melhor opção. Já se o que mais pesa para você é o preço, talvez seja melhor investir no arranhador para gatos de papelão, que é mais barato e supre perfeitamente as necessidades instintivas do pet. Se for possível, faça um teste com os dois modelos e veja qual o seu bichano prefere.
Redação: Juliana Melo