Gatos fofos têm um lugar especial no nosso coração. Mesmo que qualquer gatinho seja sinônimo de fofura, não podemos negar que algumas raças têm características específicas que contribuem ainda mais para a graça e o charme de um bichano. Esse é o caso do Munchkin, o famoso gato “rebaixado” ou gato “anão”. Os diferentes tipos de pelagem - ou até mesmo a falta dela - é outro traço que pode deixar alguns gatos ainda mais fofos.
Se juntar com a personalidade, melhor ainda: algumas raças de gatos carinhosos também são bem fofinhas. Se você ama felinos, veja uma lista com as 10 raças de gato mais fofas e aclamadas em todo o mundo + 50 fotos de gatos fofos!
1) Ragdoll é um gato gigante adorável
É bem provável que você já tenha ouvido falar do Ragdoll, um gato gigante e bem peludo que, além de toda a beleza e exuberância, também é muito simpático e amigável. Originária dos Estados Unidos, a raça tem traços bem marcantes, como sua longa pelagem que pode ser encontrada em diferentes tonalidades. É por isso que o Ragdoll é o animal mais fofinho do mundo para muitos gateiros. Além disso, o enorme tamanho é outra característica marcante da raça. Para se ter uma ideia, o Ragdoll tem um corpo esguio que chega até 60 centímetros de comprimento.
Em questão de personalidade, a raça é dócil e afetuosa. Essa é uma das raças de gatos fofos que amam colo e não dispensam uma boa sessão de carinho. O único ponto negativo é que o gato Ragdoll pode ser um pouquinho dependente dos humanos e não gostam de solidão. No entanto, ele é muito inteligente e pode ser adestrado com certa facilidade
2) Gatos fofos: Scottish Fold é peludo e charmoso
O Scottish Fold é um bichano realmente encantador! A raça, como o próprio nome já sugere, tem origem escocesa e porte médio. Ele é um dos gatinhos fofos com pelagem que varia de curta a longa, além de ter várias cores como: branco, azul, creme, vermelho, cinza, preto, azulado, bege e escama de tartaruga. O gato cinza da raça Scottish Fold é um dos mais populares e charmosos!
Esse é um felino que costuma se dar bem com todo tipo de gente e é fácil conviver com ele. Além de adaptável e sociável, o gato Scottish Fold também é muito independente e não tem problema em passar uma parte do dia sozinho. Ele também gosta de dormir e sempre vai retribuir todo o carinho e atenção que recebe.
3) Munchkin é um gato salsicha muito fofo
É praticamente impossível resistir ao charme do gato Munchkin! Conhecido por ser um tipo de “gato salsicha” que tem as pernas curtas e corpo comprido, ninguém pode negar que ele é um gatinho fofo demais! Além da aparência de gato rebaixado, a raça Munchkin é bem multifacetada quando se trata de pelagem e pode ter diferentes combinações de cores, além de pelos macios e felpudos. O gato "salsicha" tem um porte que varia de pequeno a médio, e pode ser a resposta perfeita de qual é o bichinho mais fofo do mundo.
Sobre a personalidade do gato Munchkin, você pode esperar um felino muito brincalhão e que ama se aventurar. Ele é naturalmente curioso e gosta de estar em constante movimento, mesmo sendo pequenino. Além disso, o Munchkin tem uma ótima relação com as pessoas no geral, inclusive com outros pets.
4) Angorá tem uma postura muito elegante
O gato Angorá chama a atenção em qualquer lugar com seus pelos densos e aparência elegante. Ele pode ser, facilmente, o gato mais bonito do mundo. Trata-se de uma raça turca, bem peluda, com olhos grandes e uma postura digna da realeza. A maioria dos gatos da raça Angorá tem uma pelagem bem branquinha, mas outras variações podem ser encontradas. O mais comum, porém, é o gato branco de olhos azuis ou verdes, seguido pelo gato Angorá preto e o gato cinza.
Mesmo sendo um dos gatos fofos, o Angorá é aquele bichano que tem uma personalidade não tão fácil de lidar. Ele tem manias e gosta de ser o líder da casa. Não é muito fã de colo, mas gosta de carinho. O gato Angorá é inteligente, o que facilita o processo de adestramento, mas é importante ter paciência com a teimosia que pode acompanhá-lo.
5) Maine Coon: o gato gigante mais carinhoso
Além de ganhar o título de maior gato do mundo, o Maine Coon também está entre os bichanos mais fofos e amados por todos os gateiros! Com um tamanho realmente gigante, o felino surgiu nos Estados Unidos e surpreende qualquer pessoa com seu quase 1 metro de comprimento - às vezes podendo até ultrapassar isso. Ele tem cores diferentes, como o Maine Coon preto, branco, laranja, marrom, cinza… sempre com uma pelagem comprida. Por isso, está entre as raças de gatos peludos mais adoráveis e não deixa de ser um dos gatos fofos da lista.
Como se não bastasse a aparência peludinha em tamanho gigante, a raça Maine Coon é muito companheira, meiga e tranquila no dia a dia. São gatos extremamente inteligentes, com facilidade de se relacionar com qualquer pessoa e muito adaptáveis. O gato Maine Coon é aquele amigo para todas as horas, ama um bom colo e preza pela sua família.
6) Siamês é dono de uma personalidade cativante e um dos gatos fofos
Quem conhece um gato Siamês logo se encanta pela aparência do bichano: ele tem uma pelagem mais clara (normalmente bege) na maior parte do corpo com manchas marrons nas extremidades. Ou seja, é muito fácil reconhecê-lo - embora às vezes ele seja confundido com os sialatas - por causa da sua pelagem característica, com fios curtos e brilhantes. A raça Siamês também costuma ter lindos olhos azuis que os deixam ainda mais charmosos, podendo ganhar o título de gato mais bonito do mundo.
O temperamento do gato Siamês consegue ser ainda mais apaixonante. São animais que gostam de ficar perto de quem eles amam, não negam um bom colo e têm uma afinidade enorme com as crianças. Além disso, a raça de gato Siamês é muito brincalhona, independente e ativa. Por isso, são gatos fofos demais!
7) Birmanês: uma raça carinhosa e sensível
O gato Birmanês - também chamado de gato Sagrado da Birmânia - é aquele felino dócil e elegante que desperta os olhares por onde passa. A pelagem dele lembra bastante à do gato Siamês, pois ele tem pelos mais claros no corpo e mais escuros nas extremidades (focinho, orelhas e rabo). No entanto, os fios são sedosos e com comprimento que varia de médio a longo, por isso são bem mais peludinhos do que os siameses. Por causa sua aparência felpuda, pode ser conhecido como animal mais fofinho do mundo.
Sensível e apegado com a família, a raça de gato Birmanês é muito carinhosa, mas não é exatamente sociável. Esses bichanos costumam ser mais resguardados com quem eles não conhecem e têm um instinto territorialista aflorado, sendo um gato ciumento. Apesar disso, o Birmanês é um animal confiável, que não gosta de ficar sozinho, mas é obediente.
8) Gato Persa é um dos peludos mais populares
É claro que o gato Persa não podia faltar na lista de gatos mais fofos e amados, né?! Essa é uma das raças mais apreciadas por todo o mundo, não apenas por causa da sua aparência felpuda e adorável, como também por causa da personalidade do gato Persa. Esses bichanos têm pelos longos, lisos e abundantes, focinho achatado e tamanho médio. As cores de gato são super diversas, e esse é um animal braquicefálico, sendo um dos tipos de gato que demanda mais atenção no dia a dia.
Sobre a personalidade do Persa, você pode esperar um animal esperto, dócil e que exala carisma. Por ser um gato braquicefálico, a raça é mais calma e pouco ativa. No entanto, são felinos muito sociáveis, que apreciam a companhia dos humanos e têm uma inteligência notável. A raça Persa pode ser adestrada e deve ser estimulada.
9) Gato de Pelo Curto Inglês é uma raça calma e amigável
O gato de Pelo Curto Inglês é uma das raças europeias mais antigas que existem. O nome é bem auto explicativo: além de ser um animal que surgiu na Inglaterra, ele tem pelos curtos, mas que também são densos e de aspecto aveludado. A raça British Shorthair pode ter diferentes cores de pelagem, mas a raça de gato cinza se tornou a “carinha” mais conhecida e aclamada por causa da sua beleza. Por isso, também pode concorrer ao título de gato mais bonito do mundo e são considerados gatos fofos.
Tranquilidade e calmaria são praticamente os sobrenomes do gato de Pelo Curto Inglês! Esses bichanos não têm o hábito de serem muito agitados ou ativos; eles preferem o conforto de uma soneca. Também são muito amigáveis e se dão bem com crianças, idosos e outros animais, mas não gostam de ser tocados o tempo todo.
10) Sphynx: o gato sem pelo que exala fofura
Quem vê um gato Sphynx de primeira nem imagina a fofura que essa raça é. Afinal, muitas pessoas costumam associar a palavra “fofura” com muitos pelos. Como o Sphynx é um gato sem pelo, como ele pode ser fofo? Acredite, é totalmente possível, e só quem convive com a raça sabe do que estamos falando: o gato pelado tem inúmeras qualidades que fazem com que ele seja tão amado por aí. Então para quem se pergunta qual é o animal mais fofinho do mundo, saiba que o Sphynx entra com folga nessa lista (mesmo que não pareça).
A convivência com o gato sem pelo da raça Sphynx é muito tranquila. Esses bichanos são super inteligentes e têm uma personalidade amável. Eles se adaptam com facilidade a qualquer ambiente, são carinhosos e adoram interagir com os humanos. Ao mesmo tempo, a raça de gato Sphynx é muito ativa e precisa ser estimulada com brincadeiras e atividades.
Redação: Juliana Melo
Edição: Mariana Fernandes
Publicado originalmente em: 27/09/2022
Atualizado em: 23/05/2023