Você já parou para se perguntar quais são as raças de gato mais amadas pelos brasileiros? De acordo com a World Cat Federation, uma instituição global de clubes de gatos fundada em 1988 no Rio de Janeiro, existem cerca de 70 raças de gato espalhadas por todo o mundo. Com características únicas e especiais, esses felinos conquistam cada vez mais admiradores mundo a fora (você já deve ter percebido o aumento de vídeos de gatinhos nas redes sociais né?!) - e no Brasil não é diferente. Segundo o Censo Pet do IPB, em 2021 existiam cerca de 27,1 milhões de gatos nos lares brasileiros. Um número impressionante que demonstra a popularidade e carinho que os brasileiros têm por esses animais. Venha conferir quais são as 15 raças de gato mais populares do Brasil:
1) O Siamês é uma das raças de gato mais populares entre os brasileiros
Se você mora no Brasil, com certeza já deve ter visto um gato Siamês andando e aprontando por aí?! Afinal, o Siamês é, sem dúvidas, um dos gatos de raça mais conhecidos e populares no Brasil. São gatinhos elegantes com uma pelagem diferenciada. Enquanto a coloração do pelo do corpo varia entre branco, bege, chocolate ou cinza, a cor das extremidades (focinho, orelhas, patas e rabo) são sempre mais escuras - e por isso se destacam.
A personalidade do Siamês é outro ponto que explica porque eles são tão populares: são simpáticos, brincalhões e extremamente amigáveis. Por isso, se dão super bem com crianças e até com outros animais. A variação sem raça do Siamês, chamado carinhosamente de Sialata, também é muito popular!
2) O Persa é uma raça de gato conhecida por ser muito amável
Com focinho achatado e a carinha de bravo, muitos pensam que o gato Persa é um felino arisco, mas isso está bem longe de ser verdade. Na verdade, o Persa é bem calmo, amigável e extremamente amoroso. No dia a dia, adoram passar o tempo ao lado da família e não negam o carinho de ninguém.
Os Persas também são considerados uma das raças de gato mais preguiçosas que existem e não dispensam um bom cochilo. A pelagem exuberante e sedosa dos pelos do Persa dão um aspecto ainda mais fofinho à raça.
3) Himalaio é uma mistura de duas raças de gato: o Siamês e o Persa
O Himalaio é uma das raças de gato que conquistou o coração dos brasileiros há ‘pouco tempo’. Isso porque ele só surgiu em 1950, a partir do cruzamento entre gatos Siameses e Persas. Como é de se esperar, o gato Himalaio herdou características físicas e comportamentais dessas outras duas raças de gato. Dentre elas, as marcações de cor do Siamês e o focinho achatado do Persa. Já na personalidade, o gato Himalaio é bem tranquilo, carinhoso e amigável.
4) O Angorá é uma das raças de gato mais fofas que existem
É impossível não se apaixonar pelo gato Angorá só de olhar pra ele! Não à toa é considerada uma das raças de gato mais fofas que existem, e grande parte disso deve-se à pelagem longa, macia e extravagante da raça. Eles são gatinhos energéticos, por isso amam passar o tempo brincando, especialmente com o tutor. São inteligentes, curiosos e adoram explorar o ambiente ao redor.
5) O Sphynx faz parte das raças de gato sem pelo
Com aparência exótica e diferenciada, o Sphynx chama a atenção dos gateiros de todo mundo, inclusive no Brasil. Diferente da grande maioria dos felinos, esse é um gato sem pelo que possui apenas uma penugem bem fininha em cima da pele. Eles apresentam uma pele enrugada que se destaca entre as outras raças de gato.
Quanto ao temperamento do Sphnyx, são felinos super carinhosos e comunicativos. É considerado também um gato inteligente, já que possui facilidade para aprender truques e ser adestrado.
6) O Bengal faz parte das raças de gato que parecem com um felino selvagem
Com uma pelagem exótica e padrão de manchas que lembram um leopardo, o gato Bengal é outro felino bem popular no Brasil. Ele é considerado um gato híbrido, já que surgiu do cruzamento entre um gato doméstico e um leopardo selvagem.
São gatinhos ativos, inteligentes e aventureiros, por isso são frequentemente comparados com um cachorro. Embora seja um pouco mais independente do que outras raças de gato, o Bengal se dá bem com os humanos e outros gatinhos.
7) O British Shorthair é uma das raças de gato perfeitas para crianças
Conhecido também como gato de Pêlo Curto Inglês, o British Shorthair é dono de uma pelagem densa e macia com aspecto felpudo. Os olhos são grandes e expressivos, enquanto o corpo é robusto e pesado (são gatinhos que podem chegar a pesar 8 quilos). O temperamento do British Shorthair é bem tranquilo: são gatos calmos, amigáveis e amorosos. Por isso, muitas pessoas o consideram como uma das melhores raças de gato para crianças.
8) O Persa Exótico também é uma das raças de gato mais populares no Brasil
Como o próprio nome deixa transparecer, o Persa Exótico é um gatinho com características semelhantes às de um gato Persa. Eles surgiram do cruzamento entre um American Shorthair e um Persa, e foram reconhecidos como raça oficial apenas em 1979 pela The International Cat Association. O exótico possui o focinho achatado do Persa, mas em compensação, seus pelos são mais curtos. A personalidade desse gato de raça é mais discreta, já que são gatinhos independentes e silenciosos.
9) Ragdoll é uma das raças de gato que mais ama um colo
Considerada uma raça de gato grande, o Ragdoll pode medir entre 50 a 60 centímetros e pode pesar 9 quilos. São gatinhos com uma pelagem semilonga que podem apresentar dois tipos de padrão de cor: a Seal, com as extremidades em marrom escuro, e a Blue, que apresenta as extremidades em cinza azulado.
Já a personalidade do Ragdoll é tão fofinha quanto sua pelagem. São carinhosos, amorosos e afetuosos, e amam ficar no do tutor recebendo carinho e atenção. Por isso o Ragdoll é considerado uma das raças de gato que mais amam ficar no colo.
10) O Maine Coon é uma das raças de gato gigantes mais conhecidas
Quem nunca viu um Maine Coon não faz ideia de como esses felinos são surpreendentes. Considerados uma das raças de gato gigante, podem chegar a pesar 11 quilos e medir mais de um metro. Inclusive, um gato brasileiro de 1,30 metros da raça Maine Coon está concorrendo ao prêmio de maior gato do mundo pelo Guinness.
Mas não é só o tamanho surpreendente dessa raça de gato que chama a atenção. A personalidade é extremamente afetuosa, e não é atoa que ele é chamado de ‘gigante gentil’. São inteligentes, amigáveis e costumam se dar bem com todo mundo. Além de grande, o Maine Coon é uma raça de gato peludo, com pelos longos, lisos e densa que pode apresentar cores como branco, preto, laranja, cinza, marrom e tricolor.
11) O Birmanês é uma raça de gato que valoriza o colo humano
Conhecido também como Sagrado da Birmânia, o gato Birmanês é um excelente companheiro dos humanos. São gatinhos sensíveis, dóceis, carinhosos e sociáveis, mas apenas com as pessoas que já conhecem. Fazem parte das raças de gato que adoram um colo e são muito apegados à família. Fisicamente, o Birmanês é um gato encantador.
Eles possuem uma pelagem longa super sedosa, com uma coloração creme que varia entre o preto, dourado, cinza e azul. Assim como o Siamês, o Birmanês possui as extremidades do corpo mais escuras.
12) O gato vira-lata é, sem dúvidas, o mais popular no Brasil
É impossível falar sobre as raças de gato mais famosas do Brasil sem citar o vira-lata. Embora os gatos vira-latas não sejam de uma raça específica, você sabia que eles são os mais presentes nos lares brasileiros? Essa informação é da Conferência Brasileira de Cinofilia (CBKC), a maior entidade de cinofilia nacional.
Como o vira-lata surge do cruzamento entre duas raças de gato distintas, é impossível definir as características físicas do felino. Elas variam de acordo com as características físicas das raças de gato que cruzaram entre si. Quanto a personalidade do vira-lata, embora também seja impreciso definir, eles geralmente são mais reservados, leais e amorosos com o tutor.
13) Gato Azul Russo é uma das raças de gato com aparência mais chamativa
O gato Azul Russo é dono de uma beleza inacreditável. Eles possuem uma pelagem curta, densa e acinzentada, além de olhos verdes-esmeralda diferentes da maioria das raças de gato. A personalidade desse gatinho é outro ponto que chama a atenção. São tranquilos, carinhosos e amam estar perto da família. Geralmente, se dão super bem com estranhos e crianças também.
14) Gato de Pelo Curto Brasileiro é uma raça de gato nativa do Brasil
O gato de Pelo Curto Brasileiro é descendente dos gatos que foram trazidos pelos portugueses para o Brasil na época da colonização do país. Ele é uma raça de gato relativamente grande, tem um corpo magro e pernas finas e longas.
Quanto à coloração, o Pelo Curto Brasileiro pode apresentar uma infinidade de cores de gato. Eles são carinhosos e amigáveis com os tutores, mas quando não gostam de alguém ou de alguma situação, podem ser mais ariscos e agressivos.
15) Gato Thai é uma raça de gato parecida com os Siameses
O gato Thai é um felino com aparência bem semelhante a de um Siamês. São robustos, musculosos e apresentam a mesma tonalidade de cor de um Siamês, que varia entre creme, avermelhado, castanho, preto, lilás e azul.
Quanto a personalidade, essa raça de gato é capaz de conquistar qualquer um. Eles são extremamente carinhosos, parceiros dos tutores e amigáveis. Também são gatinhos espertos e adoram explorar o ambiente.