Você sempre quis um cãozinho para te fazer companhia, mas vive em um ritmo acelerado e passa grande parte do dia fora de casa? Calma que existe uma solução: quando for adotar ou comprar o pet, escolha por raças de cachorro que sejam mais independentes. Ao contrário de algumas raças que naturalmente são mais apegadas, outras lidam melhor com a ausência do dono. Eles costumam ter uma personalidade mais reservada e confiante, e sabem aproveitar o tempo em que estão sozinhos, o que os torna companheiros perfeitos para quem tem uma rotina mais corrida. Conheça 7 raças de cachorro que se viram muito bem na ausência do tutor:
1) Chow Chow
É impossível não se surpreender com a beleza e a imponência de um Chow Chow. Afinal, esses cães de pelos tão densos e volumosos parecem até um ‘mini leão’. Mas você sabia que além da aparência diferenciada, o Chow Chow é considerada uma das raças de cachorro mais independentes que existem? Apesar de serem extremamente leais aos donos, eles são cães desapegados, gostam de ficar no seu cantinho e não costumam curtir aquela proximidade exagerada e muito grude. Na verdade, eles valorizam o próprio espaço e conseguem se virar super bem na ausência do tutor.
2) Akita
O Akita é uma das raças de cachorro de origem japonesa que se destaca quando o assunto é independência. Famoso em todo mundo pela atuação no filme “Sempre Ao Seu Lado”, o Akita costuma se virar muito bem sozinho. Apesar de serem independentes e terem um temperamento mais reservado, esses cães são extremamente leais e protetores do dono, então são excelentes companhias para quem está em busca de um companheiro tranquilo e fiel.
3) Pequinês
Se você está em busca de raças de cachorro independentes que sejam de pequeno porte, o Pequinês é a escolha perfeita. Dóceis, afetuosos e inteligentes, o Pequinês é aquele cãozinho que com certeza não vai te dar muito trabalho no dia a dia. Eles são corajosos, destemidos e também autossuficientes. Ou seja, sabem aproveitar a própria companhia e se viram bem na ausência do tutor sem fazer bagunça. Apesar dessa independência, eles também valorizam os momentos perto do tutor enquanto recebem um bom carinho.
4) Basenji
É natural que os tutores se preocupem ao deixarem seus cães sozinhos, especialmente por conta de latidos de cachorro incessantes, que incomodam vizinhos e não fazem bem aos pets. Mas com o Basenji, essa preocupação não existe. Conhecido por ser um cachorro que não sabe latir, o Basenji é silencioso e com certeza não vai incomodar os vizinhos na sua ausência. Além disso, eles são cães inteligentes e independentes, então se sentem à vontade quando estão sozinhos e não costumam aprontar.
5) Shih Tzu
Considerada uma das raças de cachorro mais populares no Brasil, com certeza você já deve ter conhecido um Shih Tzu alguma vez na vida. São cães extremamente amorosos, leais, gentis e sociáveis, mas surpreendentemente, também são independentes. Mesmo que o Shih Tzu adore companhia e carinhos, ele é um cachorro que sabe lidar muito bem com a ausência do tutor. Eles são apegados na medida certa e toleram ficar sozinhos por algumas horas tranquilamente. Então para se ter um cãozinho dessa raça, é necessário equilibrar a necessidade de atenção do Shih tzu com a independência desse peludo
6) Basset Hound
É impossível falar do Basset Hound sem citar como eles são calmos e tranquilos no dia a dia. Uma das raças de cachorro mais preguiçosas que existem, o Basset Hound dificilmente vai se importar quando você sair de casa. Ele vai aproveitar esse momento sozinho para dormir o máximo que conseguir sem ser incomodado por ninguém. Afinal, quando o assunto são sonecas, o Basset Hound mostra que não veio pra brincadeira e consegue passar horas descansado. Então se você está em busca de um companheiro independente para relaxar ao seu lado, o Basset Hound é a opção perfeita.
7) Shar Pei
Sabe aquelas raças de cachorro que todo mundo sonha em apertar?! O Shar Pei é uma delas! Cheio de dobrinhas espalhadas pelo corpo, esse peludo é uma verdadeira fofura - tanto na aparência, quanto na personalidade. São tranquilíssimos no dia a dia, dóceis, protetores e leais ao dono. No entanto, eles apresentam características que são perfeitas para tutores que passam o dia todo fora de casa: a independência. São cães mais reservados, que lidam bem com os momentos de solidão, apesar do apego e carinho que constroem com a família.
Mesmo sendo raças naturalmente menos apegadas, qualquer cachorro precisa passar um tempo de qualidade com os humanos, afinal, são serem sociáveis que precisam desse tipo de relação. Portanto, reserve momentos para brincar e passear com o cachorro - isso fará toda a diferença na saúde, bem-estar e felicidade dele!