Não é nenhuma novidade que os gatinhos são conhecidos pela natureza independente, mas o que poucos sabem é que algumas raças de gato conseguem elevar essa característica a outro nível. Ao contrário dos gatos mais apegados que buscam atenção constante, esses felinos têm um temperamento mais reservado e confiante, então gostam de aproveitar um tempo a sós. Isso não significa que eles não gostam de receber carinho, mas sim que eles prezam pela própria privacidade. Para tutores que têm uma rotina mais agitada, essas raças de gatos são ótimas companhias, já que eles conseguem se virar muito bem quando estão sozinhos. Veja a seguir quais são as 7 raças de gato mais independentes que existem!
1) Siamês
O Siamês é uma das raças mais populares e amadas no Brasil e no mundo - e é claro que existe uma explicação para isso. Esse bichano simpático é uma das raças de gato mais divertidas e brincalhonas que você vai encontrar por aí. Apesar de serem gatinhos comunicativos, que criam laços fortes com o tutor, o gato Siamês também se vira muito bem sozinho. Ou seja, pode ter certeza que eles vão se divertir bastante na ausência do tutor, já que energia é o que não falta no Siamês.
2) Chartreux
O Chartreux, embora não seja uma das raças de gato mais populares, é cheio de características apaixonantes. Eles são carismáticos, se adaptam bem à presença de outras pessoas e animais, e ainda são super brincalhões e divertidos. Mas apesar de serem excelentes companheiros, os gatinhos dessa raça também têm um perfil mais independente, então sabem lidar muito bem com os momentos em que precisam ficar sozinhos.
3) Maine Coon
Considerado o maior gato doméstico do mundo, é impossível não se apaixonar pelo Maine Coon. Esse bichano é extremamente divertido, carinhoso, sociável e brincalhão - não é atoa que ele é considerado um ‘gigante gentil’. Eles amam estar na companhia dos tutores, mas também se viram super bem sozinhos. Esse gato gigante e inteligente é mega curioso, então com certeza vai encontrar algum divertimento nos momentos em que estiver sozinho.
4) Persa
O Persa é com certeza uma das raças de gato mais carinhosas e dóceis que você vai conhecer. Eles são gatinhos tranquilos, amorosos e super simpáticos, apesar da carinha de bravo. Mesmo que eles amem receber carinho da família, o gato Persa também sabe se virar muito bem sozinho. Eles aproveitam esse momento para tirar boas sonecas e relaxar, e por isso são ótimas opções de gatinhos para tutores muito ocupados.
5) Norueguês da Floresta
Se você gosta de gatos peludinhos, com certeza vai amar o Norueguês da Floresta. Com uma pelagem cheia, densa e exuberante, esses bichanos encantam qualquer um, e não é só de aparência não, viu?! A personalidade do Norueguês da Floresta é tranquila, brincalhona e sociável. Eles gostam de ficar na companhia dos humanos, mas também são super adaptáveis e lidam muito bem com os momentos de independência.
6) Azul Russo
O Azul Russo é com certeza uma das raças de gato mais elegantes que você vai encontrar por aí. Com uma pelagem cinza prateada, o gato Azul Russo chama atenção por onde quer que vá. Eles são discretos, tranquilos e companheiros, e geralmente se dão bem com pessoas de todas as idades. Porém, apesar de gostarem de companhia humana, o Azul ruso valoriza muito a sua privacidade e gosta de ter um tempinho só dele. É devido a essa personalidade tranquila e independente que ele é um ótimo gato para lares onde o tutor precisa sair com frequência.
7) Scottish Fold
O Scottish Fold é uma raça que apresenta uma característica física bastante peculiar: as orelhas pequenas e dobradas para frente. Esse é o traço que mais chama a atenção na raça, mas eles apresentam muitas outras características interessantes. O jeitinho do Scottish Fold, por exemplo, é super cativante: eles são calmos, amorosos, adaptáveis e ainda sabem se virar muito bem sozinhos. Ou seja, apesar de serem amorosos com a família, eles gostam de equilibrar o contato humano com o seu lado mais independente.