Todo mundo sabe que os gatos são animais difíceis de beber água. Não é à toa que os problemas renais são uma preocupação frequente na vida de quem tem um bigodudo em casa. Por isso, o bebedouro de gato é um acessório indispensável na hora de cuidar desses animais, até mesmo para incentivá-los a manter a hidratação em dia. Existe uma infinidade de opções de bebedouros para gatos nos pet shops, e o modelo de plástico é um deles. Por ser barato, muitos acabam optando por esse material, mas será que ele é mesmo a melhor opção? Esclarecemos o que você precisa saber sobre o assunto a seguir.
Bebedouro: gato precisa de um acessório que o incentive a beber água
Antes de dar as boas vindas para um gatinho em sua casa, é fundamental providenciar alguns acessórios para receber o novo morador. Um exemplo disso é o bebedouro para gatos. Mesmo que os felinos não sintam sede com tanta frequência, eles precisam se hidratar, e uma das melhores formas de estimular isso é investindo em um acessório feito com essa finalidade, não é mesmo?
Como são vários modelos diferentes, cabe ao tutor escolher o material mais adequado e de acordo com o gosto do seu bichano. Além disso, se mesmo assim o seu gatinho estiver com certa dificuldade para beber água, uma dica é espalhar vários bebedouros para gato pelos cômodos da casa para incentivá-lo ainda mais.
O bebedouro para gatos de plástico precisa ser livre de BPA
Se você está pensando em adquirir um bebedouro para gatos de plástico, deve ter muita atenção. Embora essa seja a opção mais barata no mercado, o modelo não é o mais indicado para servir o seu amigo de quatro patas. A maioria dos bebedouros para gatos feitos com esse material costuma liberar petroquímicos na água e, quando aquecidos, também pode soltar uma substância chamada bisfenol A, ambos muito prejudiciais para a saúde dos felinos (e também dos humanos). Essas toxinas podem desencadear a acne felina, queda de pelo e vários outros problemas de pele nos animais.
Portanto, ao comprar um bebedouro de gato de plástico, o ideal é procurar por modelos que sejam livres de BPA. Além disso, também é muito importante realizar a higienização frequente da peça como forma de manutenção.
Bebedouros para gatos: conheça outras opções de materiais disponíveis
Existe uma grande variedade de bebedouros de gato; alguns mais recomendados e outros menos. O modelo de alumínio, assim como o de plástico, não é um dos melhores acessórios para se ter em casa porque também pode liberar substâncias na água que prejudicam o organismo do felino. Já o bebedouro para gatos de barro é super indicado, e é um dos preferidos dos tutores porque mantém a água fresquinha por mais tempo. Outras opções são com material de cerâmica ou de porcelana, que além de serem esteticamente bonitos, não oferecem nenhum risco à saúde do seu amigo.
Redação: Juliana Melo