O Bernese Mountain é um cachorro grande com um charme irresistível. No Brasil, ele também é conhecido como Boiadeiro de Berna, Boiadeiro Bernês ou apenas Bernese, para os íntimos. Embora não seja um dos mais populares, esse cãozinho tem várias qualidades: ele é muito ágil, atlético, companheiro e já foi muito utilizado como cão de pastoreio no passado. Como a raça Bernese surgiu na Suíça, também tem alta resistência às baixas temperaturas.
A personalidade dócil e calma do cão Boiadeiro de Berna é outra característica que costuma chamar a atenção dos tutores. Por isso, muitas pessoas optam pelo Boiadeiro Bernês como cachorro de companhia. Que tal saber um pouco mais sobre a história do Bernese Mountain Dog? Preço, características físicas, personalidade e cuidados com a saúde do pet: separamos tudo que você precisa saber a seguir.
A origem do Bernese Mountain Dog (ou Boiadeiro de Berna)
Essa é uma raça de cachorro que é conhecida por diferentes nomes: Bernese Mountain Dog, Boiadeiro Bernês, Boiadeiro de Berna ou Berner Sennenhund (nomenclatura original da raça). Ooriginário na região de Berna, cachorro surgiu por volta de 1900, mais especificamente nos alpes do interior da Suíça.
A princípio, a raça Bernese Mountain era utilizada como cão de guarda e pastoreio (ou boiadeiro); isto é, o animal servia para cuidar e proteger lugares específicos de possíveis predadores ou invasores, e também ajudava na condução do gado. Por isso, muitas pessoas também se referem a ele como pastor Bernese, já que esse é um cão de trabalho que foi usado por muitos anos no campo.
Com o tempo, o Boiadeiro Bernese começou a conquistar o coração de várias pessoas e foi conquistando espaço dentro das famílias, tornando-se um cão de companhia. Em 1907, ele ganhou ainda mais visibilidade ao redor do mundo, que foi quando o Boiadeiro de Berna começou a participar de exposições de cachorro. Pouco tempo depois, em 1937, o American Kennel Club registrou oficialmente a raça. Dentre os cães de origem suíça, o Bernese Mountain Dog é o cachorro mais popular que existe.
Bernese Mountain: conheça as características físicas mais marcantes da raça
O Boiadeiro de Berna é um cachorro grande, chegando a pesar entre 35 e 50 kg. A altura da raça também é surpreendente: as fêmeas costumam medir entre 58 cm e 64 cm, enquanto o cão Boiadeiro de Berna macho pode atingir uma altura média de até 70 cm. São cães musculosos e bastante fortes, com uma cabeça levemente arredondada e orelhas médias caídas com formato triangular. Um traço que chama bastante a atenção é que o Bernese parece estar sempre sorrindo e a sua expressão normalmente é muito serena.
O cachorro Bernese tem excelente condição física e muita energia
Uma das características mais surpreendentes é a condição física do Boiadeiro. Cachorro possui um corpo bem desenvolvido e muito forte, o que condiz totalmente com o seu trabalho de “Pastor Bernese”. Também por conta do seu passado, o cachorro Boiadeiro Bernês sabe lidar com o frio e consegue realizar várias atividades com maestria.
A raça de cachorro Boiadeiro de Berna é bastante ativa e energética, e por isso ele precisa se exercitar diariamente - cerca de 30 minutos de passeios ou atividades físicas são suficientes para isso. Ainda que os passeios sejam uma boa forma de gastar a energia, ambientes com quintal ou espaços para ele correr e brincar são os mais indicados para o Bernese. Cachorro como esse definitivamente não gosta de se sentir preso e, por isso, não se dá bem em apartamentos ou outros espaços pequenos e fechados. Além de correr ao ar livre, as raças de cachorro Boiadeiro amam brincadeiras interativas e podem aprender truques e comandos com facilidade.
O temperamento e a personalidade do Bernese Mountain
Convivência
Mesmo sendo grandalhão, o cão Boiadeiro de Berna é bastante manso, calmo e gentil. A raça, inclusive, é conhecida por sua tranquilidade e companheirismo. Por isso, se você procura por um cachorrinho leal e fiel, não vai se decepcionar com o Boiadeiro de Berna. Família para ele é o mais importante! A única atenção, porém, é que os cães dessa raça não gostam de se sentirem muito presos, principalmente se eles precisam ficar uma parte do tempo sozinhos, então o ideal é que eles tenham um espacinho para extravasar sua energia enquanto isso.
De toda forma, a raça de cachorro Boiadeiro precisa de uma convivência harmoniosa com seus humanos e também de certa atenção. Brincadeiras e atividades que ajudem a estreitar os laços afetivos são mais do que bem-vindas! Por mais que eles pareçam independentes, a verdade é que o cachorro da raça Bernese Mountain simplesmente não suporta ficar sozinho por muito tempo.
Socialização
Além de serem tranquilos no dia a dia, os cachorros da raça Bernese são super amigáveis. Não é à toa que se recomenda esse cachorro para qualquer família com crianças ou que tenha outros animais, pois esse doguinho é super dócil e pacífico. Socializar é com ele mesmo! O que pode acontecer é que, em um ambiente com muitas pessoas que ele não conhece, o Boiadeiro de Berna fica um pouco mais tímido e reservado do que o normal, mas é só questão de tempo até ele se acostumar com as novas pessoas. Ainda assim, nossa dica é começar a socialização desde o filhote de Bernese.
Adestramento
O Bernese Mountain é inteligente e tem facilidade para aprender diversos comandos, o que facilita bastante o adestramento. Com uma vontade enorme de agradar, a raça Boiadeiro de Berna tende a ser muito obediente e disciplinada perto de seus tutores. Por isso, é bom aproveitar o comportamento do cãozinho para ensiná-lo vários truques e outros comandos que achar necessário. Assim como o processo de socialização, recomenda-se que os treinamentos comecem com o filhote. Boiadeiro de Berna aprende ainda mais rápido nessa fase!
5 curiosidades sobre o Boiadeiro de Berna
1) Uma curiosidade que poucas pessoas sabem sobre o Bernese: raça quase foi extinta antes de ser registrada oficialmente. Isso aconteceu porque, antes de ganhar o mundo com as competições e seu enorme carisma, o Boiadeiro de Berna era utilizado para o trabalho no campo. Com o avanço tecnológico, porém, esse trabalho acabou sendo substituído por máquinas.
2) O cachorro Boiadeiro não costuma latir muito, mas está sempre atento. Por isso, quando chega uma visita ou algo de errado acontece, é normal que esse doguinho emita alguns latidos e outros sons.
3) Existe um esporte típico das raças de cachorro Boiadeiro, cujo nome é “carting”. Na prática, essa atividade consiste em puxar carrinhos de transporte e é ótima para fortalecer ainda mais a musculatura do cãozinho.
4) Acredite se quiser, a raça Boiadeiro já salvou a vida de muita gente! Em 2013, uma cachorrinha da raça chamada Bella resgatou seu dono de um incêndio no Canadá e ganhou o reconhecimento no Hall da Fama de Purina. Já em 2015, um cão Boiadeiro de Berna chamado Nico conseguiu salvar um casal que havia sido levado pela correnteza, na Califórnia.
5) O Boiadeiro de Bernese já participou de um comercial nacional das Havaianas ao lado do ator Cauã Reymond no ano de 2012. Esse cachorrinho se chamava Bolota, e ele era um grande comilão de chinelos.
Filhote de Bernese: o que esperar do cãozinho e como cuidar?
O Boiadeiro de Berna filhote é muito afetuoso, mas precisa de muita atenção - ainda mais nas primeiras semanas de adaptação na sua nova casa. Por isso, é bom separar um cantinho adequado para acomodar seu novo amiguinho com tudo que ele precisa: uma caminha aconchegante, vários brinquedos para cachorro, comedouro, bebedouro e outros itens de higiene. Essa é uma fase essencial para criar laços afetivos com o filhote de Bernese, e também é o melhor período para iniciar o adestramento e a socialização.
Inteligente, o Boiadeiro de Berna filhote não vai ter dificuldades para aprender onde fazer suas necessidades, por exemplo. No entanto, os passeios e interações com outros pets (que não sejam residentes) só devem começar depois que o Boiadeiro de Bernese estiver com o calendário de vacina completo, assim como a vermifugação. As primeiras consultas veterinárias, inclusive, são muito importantes para acompanhar as fases de crescimento do filhote de Bernese.
Vale lembrar também que, além do seu preço, Boiadeiro de Berna vai exigir vários outros custos que devem ser levados em consideração na hora da compra. Ter um cachorrinho em casa requer muita responsabilidade. Gastos com alimentação, banhos, tosas e outros cuidados - como check-ups veterinários - vão fazer parte da vida do tutor por muitos anos.
Pelagem do cachorro Boiadeiro exige certa atenção
Os pelos do Boiadeiro de Berna são outro destaque. A raça possui uma pelagem tricolor bastante característica: a maior parte do cachorro é preta, apresentando pequenas manchas brancas e marrom avermelhadas distribuídas ao redor do corpo. Além disso, a pelagem dupla e longa pode variar entre lisa ou levemente ondulada, trazendo grande charme ao Bernese.
Por ser um cachorro típico de regiões mais frias, o Boiadeiro Bernês pode perder muito pelo em países mais tropicais, como o Brasil. Por isso, é necessário manter uma rotina de escovação diária com esses cães. Além disso, o banho e tosa também são outros cuidados importantes para manter a pelagem do cachorro Bernese sempre saudável e bonita.
Cuidados necessários com a rotina do Boiadeiro de Berna
- Banho e escovação:
Diferente de outras raças de cachorro, o Bernese Mountain Dog não precisa tomar banho todo mês, desde que os pelos dele sejam escovados com frequência (a recomendação é que isso aconteça diariamente). Mantendo a escovação em dia, você pode dar banho no cachorro Boiadeiro de Berna a cada 3 meses. Lembre-se sempre de usar produtos específicos para cães nesses momentos.
- Unhas, dentes e ouvido:
O tamanho das unhas pode interferir no bem-estar do seu amigo, por isso o ideal é apará-las pelo menos uma vez por mês. Assim é possível evitar que o Bernese Mountain machuque a si mesmo e aos outros sem querer. Outro ponto importante é dedicar um tempinho para cuidar da saúde bucal do pet, escovando seus dentes regularmente a fim de evitar problemas como cárie e tártaro. Limpar as orelhas da raça Boiadeiro de Berna também é necessário, pois isso ajuda a prevenir infecções como a otite canina na região.
- Alimentação:
Todo cachorro precisa se alimentar bem, e com o cão Boiadeiro de Berna isso não é diferente. O tutor deve procurar uma ração que seja apropriada para a fase de vida e porte do animal, que será capaz de oferecer todos os nutrientes indispensáveis para mantê-lo forte e saudável. Além disso, a qualidade também é algo que influencia nesse aspecto e, dentre as variadas rações que existem no mercado, a Premium e a Super Premium são as mais recomendadas. Vale destacar que, como a torção gástrica é algo comum na raça, o ideal é alimentar o Bernese Mountain apenas duas vezes por dia e sempre evitando exercícios físicos durante o processo de digestão.
O que você precisa saber sobre a saúde do cão Boiadeiro de Berna
O Bernese Mountain Dog não possui predisposição genética para nenhuma doença específica, mas isso não quer dizer que eles precisam de menos atenção e cuidado. No geral, o cãozinho é saudável, mas precisa de visitas regulares ao veterinário para garantir que está tudo bem. Problemas como displasia coxofemoral, atrofia progressiva da retina e torção gástrica são comuns de ocorrer com o Boiadeiro de Berna, além de osteocondrites e problemas musculares por causa do seu grande porte.
O ideal é que as consultas veterinárias aconteçam pelo menos a cada seis meses e é fundamental manter as vacinações sempre em dia e sem atrasos, assim como a vermifugação. O remédio de carrapato é indispensável, já que Bernese Boiadeiro vive explorando locais diferentes. Diferentemente de outras raças que têm uma expectativa de vida longa, o Bernese vive entre 6 e 8 anos.
Boiadeiro de Berna: preço da raça pode chegar a R$ 5 mil
Para quem se apaixonou por esta raça de cachorro grande e quer saber quanto custa um exemplar de Bernese Mountain Dog, valor costuma variar entre R$2,5 mil e R$5 mil quando filhotes. Dependendo da qualidade do canil e da linhagem do cão Boiadeiro de Berna, valor pode chegar até R$ 10 mil. Essa diferença acontece porque cães descendentes de campeões tendem a ser mais caros do que os de origem comum; e as fêmeas também têm um preço mais elevado.
De qualquer forma, a melhor forma de comprar um Bernese Mountain Dog filhote é procurando um canil de confiança e com boas referências. Se você puder visitar o local algumas vezes antes de efetuar o pagamento, melhor ainda! Assim é possível saber se o canil em questão realmente preza pela vida dos bichinhos e cuida bem deles. Ah, e lembre-se: ao adotar ou comprar um cachorro, é importante pensar também nos gastos mensais que isso pode exigir do seu bolso. Ter um cãozinho é tudo de bom, mas requer responsabilidade.
Raio-x do cachorro Boiadeiro Bernês
- Pelagem: longo, brilhante, liso ou levemente ondulado
- Cores: tricolor, predominando o preto e com manchas brancas e marrons pelo corpo
- Temperamento: calmo, dócil, inteligente e sociável
- Nível de inteligência: 22º no ranking de inteligência canina
- Nível de energia: alto
- Saúde: displasia coxofemoral, atrofia progressiva da retina e torção gástrica são comuns
- Expectativa de vida: 6 a 8 anos
Redação: Juliana Melo
Publicada originalmente em: 08/01/2021
Atualizada em: 15/10/2021