O Brazilian Shorthair, conhecido popularmente como gato de Pelo Curto Brasileiro, é frequentemente confundido por aí com o gato rajado. Essa é a única raça de gato reconhecida oficialmente como brasileira, mas devido a falta de informação e as semelhanças desse bichano com os gatinhos vira-lata, sempre rola uma certa confusão na hora de diferenciá-los.
Para te ajudar a diferenciar esses dois, o Patas da Casa vai te mostrar quais são as principais diferenças e semelhanças entre o Brazilian Shorthair e o gato vira-lata - também chamado de gato rajado. Vem conferir!
Entenda a origem do Brazilian Shorthair
Antes de falar sobre as principais semelhanças e diferenças entre o Brazilian Shorthair e o gato rajado, é importante entender como essa raça de gato brasileira se desenvolveu. O surgimento do Brazilian Shorthair tem tudo a ver com a colonização do Brasil em 1500. Acredita-se que essa raça descende dos gatos selvagens trazidos da Europa nas embarcações que atracaram no país. Esses gatinhos tinham como função principal proteger os alimentos dos tripulantes de roedores, mas quando chegaram no Brasil, passaram a viver soltos na natureza.
Depois disso, pouco se sabe sobre a reprodução desses gatinhos. A informação que se tem é que esse processo levou anos até que o Brazilian Shorthair se consolidasse como uma raça. Tudo começou em 1980, quando Paulo Samuel Ruschi, presidente de honra e vice-presidente da World Cat Federation, decidiu criar um padrão genético para oficializar a raça. Para isso, ele reuniu gatos de rua para intervir nas características, e é exatamente por isso que eles são tão parecidos com o rajado.
Vale dizer que esse mesmo processo aconteceu em outros países, como a Inglaterra e os Estados Unidos. Lá, ingleses e americanos transformaram os gatos de rua em raças oficiais. O British Shorthair (ou gato de Pelo Curto Inglês) e o American Shorthair são exemplos disso. É como se eles fossem ‘primos’ distantes do Brazilian Shorthair.
Em 1998, o Brazilian Shorthair atingiu o padrão desejado e finalmente foi reconhecido internacionalmente como uma raça de gato brasileira. No Brasil, a Confederação Brasileira de Cat Show (CBKC) reconheceu oficialmente a raça apenas em 2013.
Semelhanças entre o Brazilian Shorthair e o gato vira-lata
Com certeza a maior semelhança entre o Brazilian Shorthair e o gato rajado está na pelagem. O pelo do gato Brazilian Shorthair é curtinho, macio e super brilhante, e podem apresentar uma variedade de cores e padrões malhados, assim como o famoso gato rajado sem raça. É por isso que eles são tão confundidos entre si. Mas o que mais provoca essa confusão mesmo é o gato rajado cinza, que mistura listras pretas e manchas brancas.
O Brazilian Shorthair é um gatinho de porte médio e pode pesar entre 5 e 10 quilos, e esse é outro ponto que também gera confusão com os vira-latas. Geralmente eles também atingem um porte médio, apesar de não ser possível definir exatamente como um gato rajado vai ficar. Como surgiram do cruzamento entre duas raças de gato distintas, fica difícil definir quais são suas principais características.
A personalidade do Gato Brasileiro de Pelo Curto também tem tudo a ver com a de um gato cinza rajado. Eles são animados, brincalhões e ativos. Além disso, são carinhosos, dengosos e afetuosos com a família, gostam de estar na companhia do tutor e de carinho, características que a versão do vira-lata também apresenta.
Diferenças entre o Brazilian Shorthair e o gato vira-lata
Mas o que diferencia mesmo o Brazilian Shorthair de um gato rajado não é algo que pode ser visto fisicamente: a genética. Para que uma raça de gatos seja reconhecida como oficial, as características físicas precisam ser padronizadas, como o focinho, olhos, orelhas, peso e pelagem. Quando o gato rajado não apresenta as mesmas características físicas do Brazilian Shorthair, ele pode ser considerado um vira-lata.
Os gatos de rua se reproduzem sozinhos na natureza e sem nenhum tipo de controle da linhagem. Então podem apresentar uma infinidade de características físicas diferentes do gato de Pelo Curto Brasileiro.
Esse é o padrão oficial do Brazilian Shorthair:
- Cabeça pequena, de formato fino
- Orelhas ligeiramente grandes, mas proporcionais à cabeça
- Focinho alongado
- Olhos redondos e próximos, de cores predominantemente verdes ou amarelados
- Nariz pequeno que apresenta tons de rosa ou salmão.
Portanto, tudo que estiver fora desse padrão não é reconhecido como um legítimo Brazilian Shorthair. O gato rajado vira-lata tem uma gama muito maior que características que podem se apresentar, desde a pelagem mais longa até formatos diferentes no corpo.
Se você tem o desejo de ter um Gato Brasileiro de Pelo Curto, portanto, deve se atentar a todos esses detalhes antes de comprar um para não ser enganado. A dica é buscar por criadores certificados e comprometidos com a criação segura da raça.