Todo mundo sabe que o brinquedo para gatos ideal é a caixa em que veio o acessório que você comprou, mas eles também podem se surpreender! Para ter sucesso com o presente para esses bichinhos tão exigentes, é super importante saber as preferências do seu felino. Ele gosta de caçar, correr, pular ou é do tipo que gosta de brincadeiras mais suaves? Para te ajudar, listamos alguns desses brinquedos para gatos que podem ser tão ou mais interessantes que caixas de papelão e bolinhas de papel.
Varinha para gatos: um clássicos dos felinos, a varinha para gatos é um ótimo brinquedo para os gatos brincarem com seus donos. Mas existe um jeito certo de brincar e engana-se quem acha que o divertido para eles é sacudir. Como os gatos têm o instinto de caça bem aguçado, o ideal é fazer movimentos leves e delicados como se fosse uma presa na natureza.
Guizo para gatos: o barulho causado pelo guizo é bastante estimulante para os gatos, principalmente filhotes. Normalmente o guizo fica dentro de uma bolinha plástica e, por ser de material leve, é fácil de manter rolando com apenas um leve toque do gato.
Brinquedo de dar corda para gatos: o instinto de caça dos gatos faz com que eles amem correr atrás de ‘presas’. Como os brinquedos de corda, que normalmente são em formato de bichos, ‘fogem’ deles, eles são incentivados a correr atrás para capturá-los. Assim como a varinha, o dono precisa brincar junto do gato para dar corda no brinquedo.
Arranhador para gatos: para evitar que eles usem sofás e cadeiras para afiar as unhas, toda casa que tem um gato precisa de pelo menos um arranhador. Os que vivem na natureza ou em casas com área externa costumam usar árvores para desestressar e isso mantém as unhas curtinhas. Já os que moram em apartamento precisam de algum objeto que cumpra esse objetivo. Nesse link ensinamos você a construir um arranhador personalizado para o seu bichano.
Brinquedos relaxantes para gatos: esses brinquedos são aqueles que uma bolinha fica em uma canaleta onde o gato pode empurrar e ela rola em volta do compartimento. É um ótimo relaxante para gatos que ficam sozinhos e precisam se distrair ao longo do dia.
Circuito suspenso para gatos: nichos e prateleiras presos na parede são ótimos para os gatos que gostam de altura e andar por cima dos móveis. Como são próprios para eles, é o lugar certo para correr sem o risco de ter algum objeto que possa cair e quebrar. Com um pouco de condicionamento e treinamento, eles podem trocar geladeiras e racks de televisão pelo circuito.
Canetas de laser: muito se fala sobre a caça ao pontinho luminoso das canetas de laser. A verdade é que os gatos adoram correr atrás do feixe de luz; o problema é que eles nunca conseguem “pegar” a presa. Veterinários especialistas em comportamento não indicam a brincadeira que, a longo prazo, pode causar um sentimento de frustração no bichano que pode, inclusive, causar um desinteresse em qualquer brincadeira. Melhor evitar, né?
É importante ressaltar que alguns brinquedos podem soltar pedaços que os gatos podem acabar engolindo. Para prevenir acidentes, é sempre indicado que algum humano supervisione ou brinque junto do animal. Além de mais seguro, ajuda a aumentar a confiança e amizade entre dono e gato.