Adoção animal

Bulldog Inglês: características, personalidade, saúde e cuidados... tudo sobre a raça de cachorro

Publicado - 29 Fevereiro 2024 - 17h14

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O Bulldog Inglês é um cachorro braquicefálico que sempre conquista corações por onde passa! Não necessariamente por causa da aparência, já que ele tem uma carinha de rabugento, mas sim por causa do jeito doce e carinhoso da raça. Conhecido por ser um Bulldog “enrugado” - isto é, com várias dobrinhas espalhadas pelo corpo -, essa é uma das raças mais populares do Brasil. De porte médio, o Bulldog Inglês é parente distante do Bulldog Francês e é um cãozinho super adaptável e tranquilo, mas que exige alguns cuidados.

Que tal conhecer mais a fundo o cachorro Bulldog Inglês? Para te ajudar nessa missão, preparamos um guia com tudo que você precisa saber sobre o dog inglês: valor, origem, características físicas, personalidade, cuidados com a saúde e muito mais. Veja só!

Raio-X do cachorro Bulldog Inglês

  • Origem: Inglaterra
  • Grupo: Pinscher e Schnauzer - Raças Molossoides - Cães Montanheses Suíços e Boiadeiros
  • Pelagem: curta, lisa e fina
  • Cores: unicolor, bicolor ou smut nas cores branco, vermelho, fulvo, bege ou tigrado
  • Personalidade: dócil, preguiçoso, calmo e um pouco teimoso
  • Altura: 30 a 40 cm
  • Peso: 18 a 25 kg
  • Expectativa de vida: 8 a 10 anos

A origem do Bulldog Inglês vem da luta com touros

Por trás de um cãozinho amoroso e amigável, existe uma história nada agradável. Como o próprio nome já indica, o Bulldog Inglês surgiu no Reino Unido por volta do século XIII. Inicialmente, a raça era muito utilizada em um esporte chamado bull-baiting, que nada mais é do que uma luta com touros (uma prática bastante cruel com os animais, diga-se de passagem).

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

O objetivo era que o antigo Bulldog irritasse e provocasse os touros, que era o que gerava entretenimento para o público. Além disso, também acreditavam que esse tipo de luta amaciava a carne do touro para o abatimento.Com o passar dos anos, o bull-baiting se tornou ilegal e a raça Bulldog - também chamada de Buldogue Inglês ou Bull Inglês - quase entrou em extinção. Mas, graças aos seus admiradores, foi possível salvá-la.

Com os cuidados que todo cachorro deveria ter, o Bulldog Inglês se tornou uma das raças mais queridas e populares, tanto na Inglaterra quanto em várias localidades do mundo. A raça foi registrada oficialmente pelo American Kennel Club em 1886.

Cachorro Bulldog: entenda as diferenças entre as raças inglesa e francesa

Existem diferentes tipos de Bulldog, sendo que os mais populares são o Inglês e o Francês. Isso logo desperta dúvidas, mas não se engane: apesar de compartilhar algumas semelhanças com a versão francesa, a raça inglesa tem suas particularidades. Para aprender como diferenciar Bulldog Inglês x Bulldog Francês, é só prestar atenção nas características abaixo.

A primeira diferença é quanto ao porte físico de cada cachorro de raça Bulldog. Enquanto o Bulldog Francês é considerado um cachorro pequeno, que pode medir até 35 cm e pesar cerca de 15 kg, o Inglês é um cachorro de porte médio que pode chegar a 40 cm e o peso fica na faixa de 30 kg. A raça inglesa é maiorzinha em todos os sentidos, então se você está se perguntando se existe um mini Bulldog Inglês, a resposta é não, não existe um mini Bulldog Inglês. 

Além do mais, mesmo que ambos os Bulldogs façam parte do grupo de raças de cachorro braquicefálicos, o rosto deles é bem diferente: o Bulldog Inglês tem a região marcada por dobrinhas, enquanto o Bulldog Francês tem olhos mais esbugalhados e saltados para fora. 

Bulldog: características físicas da raça inglesa, porte e pelagem

O Bulldog Inglês tem o corpo robusto e largo com perninhas curtas, mas que são fortes e musculosas ao mesmo tempo. Como não existe uma versão mini, quando se trata do Bulldog Inglês tamanho varia entre 30 e 40 cm. Em questão de peso, Bulldog Inglês pode oscilar entre 22 e 30 kg na fase adulta. No entanto, é preciso ficar atento porque esse é um cão que tem tendência à obesidade canina, que se acentua com o comportamento preguiçoso. 

Quanto à pelagem do Bulldog Inglês, cachorro apresenta pelos curtos, de textura fina e lisa. A variação de cores pode ter três combinações: unicolor, bicolor (sempre com o branco presente) ou “smut” (isto é, de uma só cor com máscara preta ou focinho preto). É possível encontrar a raça de cachorro Bulldog Inglês com as seguintes cores:

  • Bulldog Inglês vermelho
  • Bulldog Inglês fulvo
  • Bulldog Inglês bege
  • Bulldog Inglês marrom
  • Bulldog Inglês tigrado
  • Bulldog Inglês bicolor ou malhado (combinação de um Bulldog Inglês branco com as cores mencionadas)

O Bulldog Inglês preto ou fígado não são aceitos como padrão oficial da raça, sendo altamente indesejáveis para quem quer um cão de pedigree. Também é importante destacar que quando se trata do Bulldog, preço pode ter influência por conta da cor dos pelos.

Cães da raça Bulldog Inglês são braquicefálicos: entenda o problema

Assim como outras raças - como o Pug e o Shih Tzu -, o Bulldog Inglês faz parte do grupo de cães braquicefálicos. Mas o que isso significa, na prática? Bom, para começar, a anatomia do crânio do Bulldog é um pouco diferente do habitual. O cachorro Bulldog tem o focinho achatado, e como os orifícios nasais têm tamanho reduzido, a entrada de ar é dificultada.

Além disso, outras anomalias também costumam atingir os cães braquicefálicos, como a hipoplasia da traqueia e o alongamento do palato mole. O resultado é um animal que pode ficar ofegante em situações de esforço porque tem a respiração limitada. Os roncos também podem ser observados em algumas raças, como o Bulldog Inglês.

Como é o condicionamento físico da raça Bulldog?

Por conta da braquicefalia, o ideal é que as raças de cachorro Bulldog Inglês façam exercícios físicos leves ou moderados, nunca intensos. A frequência de atividades deve ser diária, pois o cachorro Bulldog precisa de estímulos constantes para não ficar sedentário nem obeso. Passeios são bem-vindos, mas é importante que eles respeitem sempre as limitações respiratórias do Bulldog Inglês, sem exigir muito dele. Uma dica, inclusive, é preferir atividades em dias com uma temperatura mais amena e úmida para evitar qualquer tipo de problema.

O Bulldog é um cão de porte médio que, apesar de ser bastante brincalhão, consegue se adaptar facilmente a apartamentos e locais com espaço reduzido - desde que ele consiga gastar sua energia diariamente de alguma forma. Além dos passeios, os brinquedos para cachorro Bulldog Inglês são grandes aliados para manter o bom condicionamento físico do pet.

Fotos de Bulldog Inglês

 

O Bulldog Inglês tem carinha de rabugento, mas é um grande amigoO cachorro Bulldog pode ser bem preguiçosoA raça de cachorro Bulldog Inglês precisa de estí­mulos fí­sicosO Bulldog Inglês pode ser encontrado em várias cores, inclusive brancoBulldog: cachorro precisa de uma alimentação adequada e balanceadaO Bulldog Inglês precisa de uma rotina de exercí­cios para se manter no peso idealBulldog Inglês: cachorro precisa de atenção especial com as dobrinhasBulldog em inglês: versão inglesa tem o corpo bem musculosoAs raças de Bulldog Inglês precisam de adestramento desde filhotesO Bulldog Inglês precisa de uma rotina de passeios

 

Buldogue Inglês: personalidade da raça é amigável e tranquila

  • Convivência: 

Engana-se quem pensa que o Bulldog Inglês é um cachorro agressivo ou rabugento. Pelo contrário, uma característica da convivência com Buldogue é personalidade dócil. Apesar do passado, a raça é muito carinhosa e afetiva, sendo muito ligada à sua família.

O cachorro Bulldog adora passar um tempo do lado do seu tutor, está sempre procurando agradar e faz de tudo para defender quem ama. Alguns podem ser mais quietinhos e tímidos, mas a maioria é bem extrovertida e brincalhona. O Bulldog Inglês, no geral, é muito simpático e está sempre de bom humor, desde que receba a devida atenção.

Justamente por ser tão apegado com os humanos, uma coisa pode chamar a atenção na sua personalidade: Bulldog Inglês pode ser um pouco carente. Esse não é o tipo de cachorro que consegue ficar longos períodos sozinho, ou pode desenvolver problemas como a ansiedade de separação. O ideal é que os tutores sempre separem um tempinho do dia para brincarem com o Bulldog e fazerem com que ele se sinta amado.

  • Socialização:

O Bulldog Inglês costuma se dar muito bem com crianças e diferentes tipos de pessoas, inclusive idosos. A grande dificuldade da raça é em aprender a dividir o espaço com outros cães e animais de estimação, pois eles são um pouco ciumentos nesse quesito.

Se por acaso tiver um outro bichinho por perto e o Bulldog perceber que o seu tutor está o deixando de lado, isso pode causar muita frustração e problemas na convivência. Por isso, a socialização é um processo fundamental para que a raça de cachorro Bulldog cresça acostumado com situações desse tipo.

  • Adestramento:

É importante impor alguns limites desde cedo, porque o Bulldog Inglês é teimoso quando quer. Embora seja uma raça inteligente, o tutor pode ter algumas dificuldades na hora de educar o animal, mas é importante persistir e não desistir. O adestramento de cães da raça e imposição de limites deve ser feito desde cedo, de preferência com o filhote de Bulldog. Quanto mais velho o cãozinho for, mais difícil será ensinar ele a como se comportar.

Para ajudar nos treinamentos, o ideal é investir no adestramento positivo. Raça de cachorros Bulldog aprendem mais facilmente quando recebem algum tipo de estímulo, como petiscos, carinho e elogios. Por isso, essa é a melhor forma de prender a atenção do pet e ensiná-lo truques e comandos.

@bulldogpabs Throwback Thursday to the time I nearly died .... Luckily I survived and I'm here to tell the tale ? . #bulldogpabs #britishbulldog #dogsofinsta #englishbulldog #bulldog #funny #hilarious #puppy #lazydog #pablo #rickyandpablo ♬ original sound - BulldogPabs

5 curiosidades sobre o Buldogue Inglês

  1. O nome “Bulldog Inglês” tem relação direta com a origem do cãozinho. Como esses cães eram usados no combate com touros, chamados de Bull-baiting, o nome da raça virou Bulldog.
  2. O cachorro Bulldog não pode nadar. A explicação para isso é porque esses cães têm perninhas muito curtas e uma cabeça muito pesada, tendo dificuldades para se manter acima da água. 
  3. Cachorro roncando é normal se for um Bulldog Inglês por causa da síndrome braquicefálica. Por outro lado, essa é uma raça que costuma ser bem silenciosa e quase não late no dia a dia.
  4. As raças de Bulldog Inglês são super populares no mundo dos famosos. Celebridades como os atores norte-americano Brad Pitt, Adam Sandler e Leonardo di Caprio são “Bulldog lovers” e têm ou já tiveram um exemplar da raça. 
  5. Os fãs de animação já devem estar familiarizados com o Bulldog. O cachorro Spike, do desenho animado “Tom e Jerry”, pertencia à raça Bulldog Inglês. Mas, apesar de ser bem bravo na TV, esse é um cachorrinho bem dócil na vida real.

Filhote de Bulldog Inglês: como cuidar e o que esperar do cãozinho?

O Bulldog Inglês filhote pode parecer bem tímido em um primeiro momento, mas isso acontece porque ele ainda está se adaptando à nova casa. Depois que cria um laço afetivo com a família, é só amor: o filhote de Bulldog Inglês é muito carinhoso e brincalhão nos primeiros anos de vida, embora fique mais preguiçoso conforme cresce.

Para receber a raça Bulldog, é importante saber como se preparar para a chegada de um cãozinho. Caminha, potes de ração e água, brinquedos e itens de higiene são indispensáveis para o bem-estar do animal. Existem duas formas de conseguir um pet desse: comprando um Buldogue Inglês - preço pode variar - ou procurando um Bulldog Inglês filhote para adoção. Em ambos os casos, é bom saber como cuidar do pet na fase de filhote.

Assim como qualquer outro cãozinho, um dos principais cuidados com Bulldog Inglês filhote é com relação a saúde. É importante consultar um veterinário assim que possível para ter todas as orientações sobre as primeiras vacinas de cachorro, vermifugação e alimentação do filhote de Bulldog. Vale lembrar que a vacinação é recomendada a partir dos 45 dias de vida do animal, e é uma das melhores formas de prevenir várias doenças, garantindo um crescimento saudável para o doguinho.

Mais fotos de Bulldog Inglês para se apaixonar

O filhote de Bulldog Inglês é tí­mido no iní­cio, mas depois se soltaBulldog filhote é a prova que raças de cachorro Bulldog são apaixonatesBulldog Inglês: preço do filhote pode chegar a R$ 8 milO filhote de cachorro Bulldog deve ser socializado o quanto antesUm dos cuidados com Bulldog Inglês filhote é oferecer um lar com muito amorDesde filhote, Bulldog Inglês precisa ser educado e treinadoO filhote de Bulldog Inglês é bem brincalhãoBulldog Inglês, fêmea ou macho, é sempre muito bem humoradoO cachorro Bulldog Inglês precisa ser socializado logo cedoA companhia de um Bulldog Inglês filhote deixa qualquer lugar mais feliz

 

Cuidados importantes no dia a dia do Bulldog Inglês

  • Banho: o Bulldog Inglês deve manter uma rotina regular de banhos, de pelo menos uma vez por mês, sempre com produtos apropriados para a espécie.
  • Dobrinhas: por ser um cachorrinho da cara enrugada, o tutor deve saber como limpar as dobrinhas dos cachorros Bulldog e fazer isso diariamente com um lenço ou pano umedecido.
  • Escovação: a escovação semanal é indispensável para remover a pelagem morta, e pode ser feita duas vezes na semana no cachorro inglês. Raça Bulldog ainda precisa de cuidado redobrado durante as trocas sazonais, quando a queda de pelos se intensifica.
  • Unhas: o recomendado é cortar as unhas pelo menos duas vezes por mês, ou seja, a cada 15 dias. Isso evita possíveis incômodos e machucados.
  • Dentes: os dentes do cachorro Bulldog precisam ser escovados com mais frequência, de duas a três vezes por semana, para evitar problemas bucais como o tártaro, gengivite e mau hálito.
  • Orelhas: é necessário verificar o ouvido do Bulldog Inglês semanalmente ou a cada 15 dias. Limpezas ocasionais também são importantes para evitar infecções, como a otite.
  • Frio: as raças braquicefálicas sofrem bastante com as baixas temperaturas. Por isso, apostar em mantas, cobertores e uma roupa de frio para Bulldog Inglês é muito válido no inverno.

Bulldog Inglês: a pele enrugada do cãozinho precisa de atenção especial

Para quem não conhece um Bulldog, enrugado é a melhor definição para a raça. Só de bater o olho em um cachorrinho com essa característica, já é possível presumir que se trata de um Bulldog Inglês. No entanto, o que poucas pessoas sabem é que essas dobrinhas e rugas não servem apenas para manter a aparência fofa do cãozinho.

Na verdade, a região precisa de muito cuidado, porque é um ótimo local para a proliferação de fungos e bactérias que podem provocar dermatites e alergias no cachorro. Para evitar que isso aconteça, é fundamental secar muito bem todo o corpo do pet após os banhos e é limpar as dobrinhas do pet todos os dias.

O que você precisa saber sobre a saúde do cachorro Bulldog?

A saúde do Bulldog Inglês é muito frágil e o cachorro pode desenvolver uma série de problemas respiratórios, oculares, articulares e dermatológicos. A displasia coxofemoral, por exemplo, é uma preocupação e tanto para os tutores do cachorro. Raça Bulldog também é suscetível a vários outros distúrbios, portanto é imprescindível fazer consultas de rotina com um médico veterinário para saber como anda a saúde do cãozinho.

Além do mais, não se pode esquecer do calendário de vacinação. Depois de completar o esquema vacinal do Bulldog Inglês filhote, as vacinas devem ser reforçadas anualmente e sem atrasos. O mesmo vale para os vermífugos e administração de remédios antiparasitários.

Bulldog Inglês: preço do filhote pode variar de R$ 3 mil a R$ 8 mil

E quanto custa um Bulldog Inglês? Para os amantes de cachorros com focinho achatado, é importante fazer um planejamento financeiro antes, porque essa é uma das raças mais caras do mundo. No Brasil, o preço do Bulldog Inglês costuma variar entre R$ 3.000 e R$ 8.00. O sexo é um fator que influencia nisso, de forma que um Bulldog Inglês fêmea é mais caro do que um macho. O mesmo vale para cães descendentes de campeões.

A escolha do canil de cachorro é muito importante. Vale a pena procurar por lugares que tenham boas indicações e, se possível, até fazer algumas visitas antes de comprar um filhote de Bulldog. Essa é a melhor maneira de se certificar de que todos os animais são bem tratados no espaço. Também é bom ter em mente que, dependendo do preço, Buldogue Inglês pode não ser puro, e sim uma mistura com cães de outras raças, como o Pitbull - nesse caso, virando um “Pul Dog”.

Além disso, como já foi dito, quando se trata de um Bulldog, preço do cãozinho não é a única preocupação do tutor. Como a raça tem uma saúde bastante frágil, isso pode exigir alguns gastos com tratamentos específicos ao longo da vida do animal. Portanto, é bom ter consciência disso ao escolher um Bulldog Inglês.

Perguntas e respostas sobre o Bulldog Inglês

Qual valor de um Bulldog Inglês?

O preço de um Bulldog Inglês varia entre R$ 3.000 e R$ 8.000. A oscilação depende do sexo, cores e linhagem genética do animal. Se for um cachorro fêmea ou que descende de campeões de Bulldog Inglês, valor tende a ser mais elevado. 

O que saber antes de ter um Bulldog Inglês?

O Bulldog Inglês costuma ter um humano "preferido" - provavelmente a pessoa que passa mais tempo com ele -, é um ótimo cachorro para crianças, não tolera temperaturas extremas (nem muito frias, nem muito quentes) E são cães que demandam cuidados específicos com a saúde. Também é uma raça que precisa de exercícios físicos na rotina, além de um bom adestramento.

Por que o Bulldog Inglês é tão caro?

Sobre o Bulldog Inglês, quanto custa um cão da raça depende de vários fatores. Mas, no geral, o preço "alto" tem a ver com a grande popularidade da raça, que é inversamente proporcional ao número de filhotes que a raça pode gerar. As ninhadas desses cachorros normalmente têm poucos filhotes, comparado a outros cães do mesmo porte.

Como saber se o Bulldog Inglês é puro?

O cachorro Bulldog Inglês sempre tem um porte médio, de até 40 cm e 25 kg. Ele também é um cachorrinho da cara enrugada, com focinho achatado e pelagem curta, lisa e fina. As cores oficiais da raça são o branco, vermelho, fulvo, bege ou tigrado. Para ter certeza da pureza do animal, solicite o pedigree de cachorro ao canil.

Quais são os principais problemas que o Bulldog Inglês tem?

A saúde do Bulldog é frágil. A braquicefalia por si só já limita bastante o animal, mas outras doenças como obesidade, problemas dermatológicos, displasia de quadril e alterações oftalmológicas também precisam de atenção. O acompanhamento veterinário é indispensável.

Por que Buldogue solta tanto pelo?

O Bulldog Inglês é uma das raças de cachorro que mais solta pelos. É natural desses cães, e durante as trocas sazonais - primavera e outono - essa queda se intensifica ainda mais. É como se o corpo dos animais estivesse se preparando para a chegada do verão e outono. Logo, é fundamental manter uma rotina de escovação com a raça, independentemente da estação.

Publicado originalmente em: 04/09/2020
Atualizado em: 29/02/2024

Cachorro

Morre Ragnar, o Pitbull "tiktoker" que usava mochila de tubarão para passear: "Você fez história!"

O cachorro Ragnar, um Pitbull famoso nas redes sociais, faleceu na última quarta-feira, dia 27 de novembro, de um mau súbito. A notí...

Cachorro

6 segredos dos adestradores para lidar com um cachorro bravo

Ter um cachorro bravo em casa não é nada legal. É claro que, para quem procura um típico cão de guarda, a bravura do pet pode ser vi...

Cachorro

Cachorros perdidos podem encontrar o caminho de volta para casa? A Ciência acredita que sim: "bússola interna"

Infelizmente, é muito mais comum do que imaginamos encontrar cachorros perdidos pelas ruas. Quando isso acontece, é inevitável que o...

Cachorro

É por esse motivo que seu cachorro fica lambendo sua mão de forma lenta e gentil

O cachorro lambendo o tutor é um comportamento super comum da espécie e pode representar uma série de emoções que talvez você nem im...

Cachorro

Morre Ragnar, o Pitbull "tiktoker" que usava mochila de tubarão para passear: "Você fez história!"

O cachorro Ragnar, um Pitbull famoso nas redes sociais, faleceu na última quarta-feira, dia 27 de novembro, de um mau súbito. A notí...

Cachorro

6 segredos dos adestradores para lidar com um cachorro bravo

Ter um cachorro bravo em casa não é nada legal. É claro que, para quem procura um típico cão de guarda, a bravura do pet pode ser vi...

Comportamento

Adaptação de gatos: 7 passos para fazer uma introdução estruturada e respeitosa entre os bichanos

A decisão de adotar mais um gato vem acompanhada de um grande desafio: saber como fazer a adaptação de gatos do jeito certo. A maior...

Cachorro

Cachorros perdidos podem encontrar o caminho de volta para casa? A Ciência acredita que sim: "bússola interna"

Infelizmente, é muito mais comum do que imaginamos encontrar cachorros perdidos pelas ruas. Quando isso acontece, é inevitável que o...

Ver todas