É evidente que um pet que passa pela cirurgia de castração não terá filhotes, mas você sabe se o cachorro castrado cruza? Essa é uma dúvida muito comum, principalmente porque os hormônios sexuais são reduzidos com a cirurgia. É preciso entender se é normal quando o cachorro castrado sente vontade de cruzar, pois dessa maneira o tutor terá mais certeza sobre como lidar com a situação. Veja a seguir as informações que reunimos sobre o assunto!
Cachorro castrado ainda cruza?
Diferente do que muita gente pensa, a cirurgia de castração de cachorro não elimina completamente os hormônios sexuais dos cães. O procedimento apenas deixa a produção hormonal mais baixa. Logo, existe a possibilidade de, mesmo após a cirurgia, permanecerem alguns comportamentos sexuais e o tutor observar que o cão castrado quer cruzar. Embora seja bem difícil, é importante saber que mesmo castrado o cachorro pode se interessar consegue cruzar normalmente. O tutor deve estar sempre atento a esse comportamento.
Cachorro castrado pode cruzar?
Agora que você sabe que o cão castrado pode querer cruzar mesmo após a cirurgia, deve estar se perguntando se deixar que o ato aconteça é recomendado. Na verdade, mesmo quando o cachorro castrado tenha vontade de cruzar, o ideal é não deixar que isso aconteça. O ato pode ser prejudicial para os dois cães, pois o cão castrado que cruza pode sofrer com lesões na região dos órgãos reprodutivos e do sistema de locomoção. Além disso, também existe o risco da transmissão de infecções sexualmente transmissíveis.
O macho, mesmo que castrado, pode se sentir atraído por fêmeas não castradas. A libido é reduzida após a cirurgia, porém a pequena quantidade presente pode fazer com que o cão demonstre interesse durante o período do cio da cadela. O odor do cio é um grande atrativo para o cão. Eles não terão consciência que não são mais capazes de reproduzir e podem buscar o cruzamento.
Cachorro tenta cruzar com cadela castrada?
Ao contrário do que muita gente pensa, a cadela castrada não entra no cio. Ou pelo menos não deveria, pois a cirurgia remove os órgãos reprodutivos responsáveis por induzir o período. Por isso, se sua cadelinha foi castrada e entrou no cio, o ideal é que você procure novamente o médico veterinário para que seja feito outro procedimento. Uma cadela castrada entrando no cio indica que a cirurgia não obteve total sucesso. Diferente dos machos, a cadela castrada fora do cio tende a não aceitar a cruza. Por isso, se você anda se perguntando se o cachorro cruza com cadela castrada, saiba que a resposta é não. E caso haja a tentativa os cães devem ser separados.
Redação: Hyago Bandeira