No verão, ver um cachorro com calor e com a linguinha de fora é algo que acontece bastante. Afinal, se as altas temperaturas já são incômodas para nós, imagina para os bichinhos?! Por esse motivo, pensar em estratégias de como refrescar cachorro é fundamental para deixar os animais mais confortáveis durante essa época do ano. Pensando nisso, o Patas da Casa preparou um infográfico com alguns truques infalíveis para aliviar o calor do seu cachorro no verão e nos dias mais quentes. Veja abaixo!

O que seu cachorro faz para ganhar a comida dos humanos?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Bloco informativo mostrando como aliviar os sintomas de um cachorro com calor

Como saber se o cachorro está com calor?

O cachorro sente calor sempre que as temperaturas aumentam muito. O clima muito abafado é bastante desconfortável para os pets, e os tutores devem ficar atentos a qualquer mudança de comportamento ou física.

Para identificar um cachorro com calor, sintomas mais comuns são:

  • Respiração ofegante
  • Língua de fora
  • Salivação excessiva
  • Batimentos cardíacos acelerados
  • Apatia
  • Falta de apetite
  • Confusão mental
  • Vômitos e/ou diarreia

Se estiver um dia muito quente, provavelmente seu amigo sentirá os efeitos desse clima e apresentará algum dos sinais mencionados acima. Para evitar que isso aconteça, é bom estar preparado para refrescar o pet em dias assim, principalmente se houver uma onda de calor extremo. O ideal é sempre evitar um cachorro com calor excessivo!

O que acontece com o cachorro no calor?

Quando os cães são expostos a temperaturas muito altas — geralmente acima de 32ºC —, a temperatura interna desses animais pode ultrapassar 40ºC. Isso configura um quadro de hipertermia, causando vômitos, diarreias, convulsões e pode até ser fatal. Vale lembrar que a temperatura normal do cachorro é entre 38º C e 39º C, então qualquer valor acima disso já é uma hipertermia.

O que fazer para aliviar o calor do cachorro?

  1. Congelar garrafas pet — Para deixar a água do cão geladinha e fresquinha, uma dica é congelar garrafas pet com água e depois colocá-las dentro do bebedouro do animal. Isso vai manter a temperatura fria por muito mais tempo!
  2. Toalhas geladas — Uma ótima forma de como aliviar o calor do cachorro é colocando toalhas por alguns minutos no congelador, e depois oferecendo para o pet deitar. A ideia é a mesma do tapete gelado para cachorro, mas improvisado!
  3. Bebedouro com gelo — Colocar alguns cubinhos de gelo no bebedouro do cachorro é uma outra forma de aliviar o calor desses animais. Basta colocar água em forminhas de gelo, levar ao congelador e depois adicionar no bebedouro.
  4. Ração úmida gelada — O sachê para cachorro (ou ração úmida) é um ótimo aliado da hidratação. Geladinho, ele fica ainda melhor! É só deixar algumas horinhas na geladeira antes de oferecer ao seu amigo e está pronto: é uma ótima dica do que fazer para refrescar o cachorro no calor.
  5. Banho de mangueira e piscina — Os cães que gostam de água podem se aventurar com banhos nessa época do ano. Se tiver um quintal e uma mangueira, é só aproveitar. Já o cachorro na piscina precisa de alguns cuidados, especialmente se for uma piscina compartilhada.
  6. Picolé de frutas — Oferecer frutas para cachorro no calor é tudo de bom! Se elas tiverem geladinhas ou em formato de picolés, se tornam ainda mais refrescantes! A única atenção é procurar saber quais frutas que o cachorro pode comer ou não, e não usar açúcar nem adoçante no processo.
  7. Brinquedos congelados — Colocar alguns brinquedos de plástico no congelador é outra forma de como aliviar o calor do cachorro no verão. Assim o pet consegue brincar e se refrescar ao mesmo tempo com o brinquedo geladinho!