Não é raro cachorro ter medo de fogos de artifício ou qualquer outro barulho muito forte e repentino. Em épocas de festas de fim de ano, carnaval e final de campeonatos de futebol, os animais podem sofrer bastante com os estouros. Não é à toa que o Revéillon é o período com o maior índice de fugas de cachorrinhos. E não existe uma regra, esse medo pode acometer qualquer raça e qualquer porte.
Além de ser um barulho muito alto até mesmo para humanos, para os cachorros é muito mais incômodo, pois eles escutam 4 vezes mais que nós. Ou seja, eles conseguem ouvir sons que não conseguimos captar e os demais são potencializados. Esse é um dos motivos dos fogos serem tão apavorantes para os cachorrinhos. Para ajudar nessas situações, existem alguns treinamentos, truques, dicas e até mesmo remédio para acalmar cachorro com medo de fogos.
Dica 1: acostume seu cão com o barulho dos fogos
Todos os dias coloque, em volume baixo, o barulho dos fogos. No YouTube já existem vários canais específicos para cachorros que disponibilizam vídeos de dessensibilização do barulho dos fogos. Dessa forma, ele pode se acostumar com os sons e não sofrer tanto quando for real. Com o passar dos dias, aumente o volume, mas sempre deixando em uma frequência que seja confortável para o pet. Aproveite esse treinamento e associe os fogos a algo positivo como petiscos, brincadeiras e carícias.
Dica 2: use o truque do pano para ajudar a acalmar o cachorro
Em dias que você consegue prever os fogos, existe uma técnica chamada Tellington Touch, que consiste em enrolar um pano no corpo do cachorro para diminuir o estresse. O método leva esse nome porque foi criado pela canadense Linda Tellington-Jones, especialista em comportamento animal. É importante usar esse truque quando o cachorro puder ficar sob a supervisão de um humano. Isso porque, no caso de um momento de desespero, a tira de tecido pode se enganchar em algum lugar e causar um efeito oposto do desejado. Para fazer no seu cachorrinho, veja a ilustração abaixo:
Dica 3: utilize florais
Converse com seu veterinário sobre o medo do seu cachorro e veja a possibilidade de dar um floral para o seu pet. Em muitos cachorros, o efeito é bastante positivo! A vantagem de utilizar florais é que pode ser aliado às demais dicas e não tem contraindicações.
Dica 4: medicação para casos graves
Após testar todas as técnicas e nenhuma funcionar com seu cachorro, o veterinário deve ser procurado para que possa orientar o dono quanto ao melhor tratamento, podendo até mesmo prescrever calmantes. Em hipótese nenhuma ofereça o medicamento sem a orientação do profissional, ok?
Cuidados com cachorro em situações de fogos de artifício
Cachorros que sentem medo e ficam desesperados podem ter atitudes inesperadas mesmo sendo adestrados. Por isso, alguns cuidados podem ser indispensáveis nessas situações. Veja abaixo:
- Não deixe o cachorro preso com correntes: quando desesperados, eles podem tentar se soltar a acabar se machucando gravemente, podendo até mesmo se enforcar na coleira;
- Não deixe o seu cachorro sozinho: a presença dos donos ou de outro adulto de confiança do cachorro pode ajudar a acalmá-lo e evitar acidentes;
- Não agarre o seu cachorro durante os fogos: dessa forma, mesmo sem querer, você acaba reforçando o medo dele;
- Mantenha as portas, janelas e portões fechados: na hora do desespero, eles podem ficar desorientados e acabar fugindo;
- Deixe o cachorro transitar pela casa: não obrigue o cachorro a ficar em um cômodo. Deixe que ele decida o local em que se sente mais seguro.