Encontrar o cachorro com os olhos vermelhos é uma situação que preocupa qualquer tutor. Será que é grave? Precisa de muitos cuidados? O que pode ser? A verdade é que saber a origem do olho vermelho do cachorro muitas vezes é difícil e requer a ajuda de um veterinário (de preferência especializado em oftalmologia), até mesmo para dar início ao tratamento mais adequado. No entanto, alguns problemas acabam sendo mais comuns, como é o caso da conjuntivite e do glaucoma em cães. Pensando nisso, separamos as principais razões por trás de um cachorro com os olhos vermelhos e outros sintomas que podem ajudar a entender do que se trata. Veja a seguir!
1) Cachorro com olho vermelho pode ser sintoma de conjuntivite
Da mesma forma que acontece com os humanos, a conjuntivite também é uma doença ocular que pode atingir os cães. O cachorro com o olho vermelho e remelando é um dos sinais mais evidentes da doença, mas outros sintomas que também podem ser observados são lacrimação excessiva, dificuldade para manter os olhos abertos e arranhões na membrana ocular. Se esse for o caso do cãozinho, é de extrema importância procurar um veterinário o quanto antes para evitar a progressão da doença que, se não for tratada, pode levar o animal à cegueira. Quanto antes for diagnosticado, mais fácil e rápido será o tratamento.
2) O olho vermelho em cachorro às vezes é causado por uma úlcera da córnea
Outra razão por trás de um cachorro com olho inchado e vermelho é a úlcera de córnea. Embora seja menos comum do que uma conjuntivite, ainda assim é um motivo de preocupação. Algumas raças, como Pug, Shih Tzu e Bulldog Francês, estão mais propensas a desenvolver a doença. Além do cachorro com o olho vermelho, outros sinais clínicos da úlcera da córnea são: dor intensa na região dos olhos, sensibilidade à luz (fotofobia), diminuição do tamanho da pupila, olhos piscando muito rápido e frequentemente. O diagnóstico deve ser feito por um especialista e o tratamento pode variar de acordo com a gravidade da situação.
3) Cachorro com olho vermelho e remelando pode ser sinal de uma alergia
As alergias nos cães podem se manifestar de diferentes formas e uma delas é deixando o cachorro com o olho vermelho. Vários motivos podem estar por trás dessa alergia: pode ter sido alguma coisa que o cãozinho comeu ou até uma poeirinha que pode ter entrado dentro do olho dele. O contato com substâncias alergênicas, como produtos de limpeza, ervas daninhas e pólen, também costumam causar o olho vermelho em cachorro. Não é uma situação exatamente preocupante, mas ainda assim é sempre bom ter muito cuidado com tudo que entra em contato com seu animal, pois até uma simples alergia pode acabar evoluindo para um quadro mais grave.
4) Cachorro: olho vermelho e com inchaço são sintomas de glaucoma
O glaucoma em cães é um problema bastante sério e que precisa de muita atenção. Existem vários estágios da doença e o primeiro se manifesta principalmente com o cachorro com olho inchado e vermelho. Em seguida, outros sintomas que podem ser observados são o azulamento ou acinzentamento da córnea, lacrimação frequente e o aumento do globo ocular. O cãozinho também pode começar a apresentar comportamentos compulsivos e coçar a região dos olhos com muita frequência. É fundamental levá-lo ao veterinário se houver qualquer suspeita de glaucoma, já que a progressão da doença pode acabar deixando o cachorro cego.
5) Cachorro com olho vermelho e inchado também pode ser uveíte
Assim como o glaucoma, a uveíte em cães é uma doença ocular que costuma deixar o cachorro com olho vermelho e inchado. Mais comum do que se pensa, o problema consiste na inflamação da úvea, camada do olho que vasculariza o globo ocular. Além de lacrimação e sensibilidade à luz, outro sinal de uveíte são pontos de sangramento aparentes. O tratamento da doença geralmente consiste no uso de anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos.
Colírio para cachorro com olhos vermelhos precisa ser receitado por um veterinário
Independente de qual for a causa por trás do olho vermelho do cachorro, nunca tente tratar o problema por conta própria. A automedicação dos pets é bastante perigosa e, em vez de ajudar o seu amigo de quatro patas, você pode acabar até prejudicando a saúde dele. Por isso, não hesite em buscar orientações de um veterinário. Só o veterinário será capaz de identificar o que causou a vermelhidão nos olhos do cão e poderá receitar os melhores tratamentos, como colírios. Em hipótese nenhuma busque receitas caseiras na internet ou qualquer outra alternativa sem o acompanhamento de um médico, pois o globo ocular é uma área muito frágil que deve ser tratada com muita cautela.
Redação: Juliana Melo