Bobi, o cachorro mais velho do mundo, morreu no sábado, 21 de outubro de 2023, após passar alguns dias internado na cidade de Leiria, em Portugal. A informação foi anunciada nas redes sociais da médica veterinária Karen Becker, que acompanhava o estado de saúde do animal, e confirmada pelo Guinness Book nesta segunda-feira (23).
Na publicação, a médica comenta: “Existe tempo suficiente? Eu acho que não. Ontem à noite, esse doce menino ganhou suas asas. Apesar de ter sobrevivido a todos os cães da história, os seus 11.478 dias na terra nunca seriam suficientes para aqueles que o amavam.”
Qual o cachorro mais velho do mundo?
Esse é um título que muda com frequência, pois leva em consideração somente os cães vivos. O cachorro Bobi foi reconhecido como o cão mais velho do mundo pelo Guinness Book em fevereiro de 2023, quando tinha exatamente 30 anos e 266 dias de vida. Nascido em Portugal em 11 de maio de 1992, o cachorro da raça Rafeiro do Alentejo também quebrou o recorde mundial de cachorro mais velho que já existiu.
Em maio do mesmo ano, Bobi — cachorro mais velho do mundo — fez 31 anos e ainda ganhou uma festa de aniversário com mais de cem convidados. Mas, infelizmente, em 21 de outubro, Bobi faleceu aos 31 anos e 165 dias. Agora, é uma questão de tempo até saber quem vai levar o novo título de cachorro mais velho do mundo.
O segredo da longevidade do cachorro mais velho do mundo
Ainda no post divulgado pela dra. Karen, a médica lembra do que Leonel Costa, tutor de Bobi, disse quando foi perguntado sobre a vida excepcionalmente longa do cachorro: “Boa alimentação, contato constante com a natureza, liberdade para descobrir o ambiente, cuidados veterinários consistentes e amor. Bobi sabe que é profundamente amado.”
É claro que vários fatores podem influenciar na resposta de quanto tempo vive um cachorro. Condições de saúde, predisposição genética a doenças, manter as vacinas em dia, investir em uma boa alimentação e fazer check-ups regulares são alguns deles. Mas uma coisa é certa: seguindo alguns cuidados básicos com o seu amigo de quatro patas, é bem capaz que ele viva longos anos juntinho de você!