Não é sempre que um pet chega aos 31 anos de idade, por isso, quando acontece, tem mesmo é que comemorar. O Bobi, da raça Rafeiro do Alentejo, carrega o título de cachorro mais velho do mundo desde fevereiro de 2023, quando superou o recorde no Guinness Book, que até então era de Spyke, um Chihuahua de 23 anos.
Recentemente, em 11 de maio, Bobi completou mais uma volta ao sol, chegando aos incríveis 31 anos de idade. Para celebrar, o cãozinho ganhou uma festa de aniversário com tudo que tem direito: convidados, decoração, petiscos e muito carinho. A festinha do cachorro mais velho do mundo reuniu mais de cem pessoas.
Longevidade de Bobi, o cachorro mais velho do mundo, vem de família
Bobi nasceu em Portugal em 11 de maio de 1992. Por se tratar de um cachorro grande, que normalmente vivem menos que os pequenos, o cãozinho foi além da expectativa da raça Rafeiro do Alentejo, entre 12 e 14 anos. Com certeza seus tutores não imaginavam que viveriam tantos anos com ele.
O dono de Bobi, Leonel Costa, acredita que o segredo para a longevidade de Bobi tem a ver com a criação num "ambiente calmo e pacífico". O cãozinho vive na área rural de Conqueiros, ao sul de Portugal.
O que é ainda mais surpreendente é que o cachorro mais velho do mundo vem de uma família longeva. De acordo com relatos de Leonel ao Guinness Book, o cãozinho não foi o primeiro a viver longos anos: a mãe de Bobi, chamada Gira, viveu até os 18 anos e outro cachorro da família, chamado Chico, chegou aos 22.
Bobi também é considerado o cachorro mais velho de todos os tempos
Bobi também quebrou o recorde mundial de cachorro mais velho que já existiu. Esse título pertencia a Bluey, um Boiadeiro Australiano que viveu 29 anos e 5 meses entre 1910 e 1939.
O Guinness Book tem dois títulos diferentes: o de cachorro mais velho do mundo vivo e o do cachorro mais velho de todos os tempos. O primeiro muda com frequência porque sempre leva em consideração os cães que ainda estão vivos, e o segundo permaneceu inalterado por muito tempo até Bobi bater esse recorde em fevereiro de 2023. Dessa forma, quando falamos de qual foi o cachorro mais velho do mundo, esse título permanecerá sendo de Bobi até algum outro cão superar os 31 anos e 14 dias dele.