Alimentação animal

Cachorro pode comer cuscuz, camarão e casca de ovo? Veja se alguns alimentos estão liberados ou não

Publicado - 17 Outubro 2023 - 17h57

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

A lista de alimentos que cachorro não pode comer é grande, por isso é preciso ficar atento a tudo que se oferece além da ração. Entre uma refeição e outra, você já deve ter se deparado com os olhares pidões do doguinho embaixo da mesa, doido para experimentar qualquer coisa que os humanos estejam comendo. Nessas horas, é difícil resistir ao impulso de dividir a comida com o pet. Mas, será que cachorro pode comer cuscuz, camarão, azeitona e outros ingredientes comuns no cardápio dos humanos? É o que vamos descobrir.

O Patas da Casa reuniu uma lista com alimentos que, talvez, você já tenha pensado em oferecer ao seu cachorro. Veja a seguir quais alimentos que os cachorros podem comer e quais estão terminantemente proibidos!

1) Cachorro pode comer cuscuz sem tempero

Sim, o cachorro pode comer cuscuz, desde que o alimento não tenha sido temperado com sal nem outros temperos. O ingrediente é um carboidrato de fácil digestão e, além de ser uma delícia, funciona muito bem como um complemento na dieta do cão.

Imagem Quiz:O que seu cachorro faz para ganhar a comida dos humanos?

O que seu cachorro faz para ganhar a comida dos humanos?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Também é importante se atentar ao modo de preparo: você só pode dar cuscuz para cachorro se o alimento estiver hidratado e cozido. O cuscuz "seco" pode deixar o cachorro engasgado, o que não vai ser legal.

Outra dica importante é que o cachorro pode comer cuscuz até duas vezes por semana - não pode passar disso para não desequilibrar a dieta do pet. A quantidade vai depender do porte do animal: o Shih Tzu pode comer cuscuz, por exemplo, mas em porções menores do que um cachorro grande como um Labrador.

2) Cachorro pode comer camarão cozido e sem casca

O cachorro pode comer camarão, mas o ingrediente deve ser preparado adequadamente. Para evitar riscos de intoxicação alimentar e contaminação por bactérias, o camarão deve ser cozido e estar sem casca. Além disso,  também é indicado remover a cabeça e o rabo do camarão. Como essas partes são mais rígidas, podem causar engasgos.

Vale lembrar que mesmo sabendo que o cachorro pode comer camarão, é necessário se atentar à quantidade oferecida e ficar de olho em possíveis sintomas de alergia alimentar em cães. Na dúvida, contate o veterinário para ter certeza se pode dar camarão para cachorro!

3) Cachorro pode comer casca de ovo triturada

Até pode dar casca de ovo para cachorro - e essa é uma boa forma de evitar desperdícios na cozinha. Isso porque o alimento é rico em cálcio e outros minerais que fazem bem à saúde dos ossos do cachorro. Só há uma ressalva: você deve lavar e triturar bastante a casca de ovo para cachorro antes de oferecer ao pet. Assim, é possível minimizar os riscos de engasgo. 

4) Cachorro pode comer proteína de soja como um complemento à dieta

Seu cachorro pode comer proteína de soja, mas apenas como um complemento à dieta. O ingrediente não é recomendado como fonte principal de proteína na alimentação dos cães porque não contém todos os aminoácidos necessários. Além disso, assim como o camarão, a soja pode causar alergias em alguns doguinhos. Portanto, após a refeição, fique de olho em quaisquer sinais diferentes do habitual - mesmo sabendo que o cachorro pode comer soja ocasionalmente.

Mão feminina segurando um abacate na frente de um cachorro da raça Corgi
Para quem pensa que cachorro pode comer abacate, a resposta é não

5) Cachorro não pode comer açaí de jeito nenhum

Alguns tutores pensam que cachorro pode comer açaí sem açúcar e outros ingredientes, mas a verdade é que não pode. O açaí é extremamente prejudicial à saúde dos cães porque contém uma substância chamada teobromina - a mesma presente no chocolate - que pode causar uma intoxicação no cachorro.

Como esses animais não conseguem metabolizar o componente, vários sintomas podem ser percebidos como vômitos, diarreia, agitação, aumento da frequência cardíaca e dificuldade respiratória. Por isso, fique atento e evite ao máximo o contato do seu cãozinho com açaí!

6) Cachorro não pode comer abacate com leite

Se você já se perguntou se cachorro pode comer abacate com leite, saiba que a resposta é não! O abacate contém uma substância chamada persina, que pode ser tóxica para cachorros e causar problemas gastrointestinais, dificuldade de respirar e até morte. Já o leite para cachorro pode ser prejudicial para cães com intolerância à lactose e, por isso, também deve ser evitado.

7) Cachorro pode comer tapioca cozida e sem temperos

Cachorro pode comer tapioca, sim! Porém, assim como o cuscuz para cachorro, a tapioca é um carboidrato que deve ser oferecido ao cão sem nenhum tempero. Outro detalhe importante no preparo da tapioca para cachorro é que o ingrediente deve estar cozido e nunca deve ser oferecido em grandes quantidades. Ou seja, você pode dar tapioca para cachorro, desde que o consumo seja moderado.

Vale lembrar que esse ingrediente não traz nenhum grande benefício para a saúde dos cães. Ele é rico em carboidratos e aumenta o nível de energia, mas também pode aumentar o nível de gordura. Isso significa que incluir muita tapioca na dieta do seu pet pode acabar deixando o cachorro obeso - por isso todo cuidado é pouco.

8) Cachorro pode comer azeitona somente em pequenas quantidades

Até pode-se dizer que o cachorro pode comer azeitona uma vez ou outra, mas é melhor evitar. Embora não seja necessariamente tóxica, ela contém uma substância chamada oleuropeína, que pode irritar o estômago do animal e causar diarreia e vômito. O ingrediente também é rico em gordura e sódio e, se consumido com frequência, pode ocasionar problemas de saúde. Em todo o caso, para quem sabe que cachorro pode comer azeitona e pretende oferecer ao animal, é preciso retirar o caroço antes.

Publicado originalmente em: 12/06/2023
Atualizado em: 17/10/2023

Cachorro

O que acontece quando separa um filhote de cachorro da ninhada e da mãe?

Filhotes de cachorro são criaturinhas incrivelmente fofas que encantam qualquer pessoa! Mas, assim que nascem, esses animais também ...

Cachorro

Por que os cachorros se sacodem quando estão molhados? Parece que a Ciência descobriu o motivo real desse comportamento

É bem provável que você já tenha visto um cãozinho sacudindo todo o corpo logo depois de se molhar. Esse é um comportamento comum en...

Cachorro

Cães aprendem observando outros animais e pessoas, revela estudo da USP

Apesar de terem um cérebro bem menos desenvolvido que os humanos, os cães continuam surpreendendo pela forte inteligência e capacida...

Adote um animal

Como é a convivência com um Bulldog Francês? Dicas para você que sonha em ter um cachorro da raça

O Bulldog Francês é uma das raças de cachorro mais conhecidas do mundo todo, e no Brasil não poderia ser diferente. Para se ter uma ...

Cachorro

O que acontece quando separa um filhote de cachorro da ninhada e da mãe?

Filhotes de cachorro são criaturinhas incrivelmente fofas que encantam qualquer pessoa! Mas, assim que nascem, esses animais também ...

Comportamento

Sem bigodes, musculoso e com patas curtas: o que se sabe sobre o gato Bully XL, raça que especialistas não recomendam comprar

O gato Bully XL tem se popularizado lá fora, principalmente nos Estados Unidos, onde foi criado, e no Reino Unido, onde chegou recen...

Cachorro

Por que os cachorros se sacodem quando estão molhados? Parece que a Ciência descobriu o motivo real desse comportamento

É bem provável que você já tenha visto um cãozinho sacudindo todo o corpo logo depois de se molhar. Esse é um comportamento comum en...

Comportamento

9 dicas de especialistas para fortalecer o vínculo com seu gato

Conquistar o amor de gato nem sempre é uma tarefa fácil. Os bichanos têm um jeitinho mais reservado, prezam muito pelo próprio espaç...

Ver todas