A lista de alimentos que cachorro não pode comer é grande, por isso é preciso ficar atento a tudo que se oferece além da ração. Entre uma refeição e outra, você já deve ter se deparado com os olhares pidões do doguinho embaixo da mesa, doido para experimentar qualquer coisa que os humanos estejam comendo. Nessas horas, é difícil resistir ao impulso de dividir a comida com o pet. Mas, será que cachorro pode comer cuscuz, camarão, azeitona e outros ingredientes comuns no cardápio dos humanos? É o que vamos descobrir.
O Patas da Casa reuniu uma lista com alimentos que, talvez, você já tenha pensado em oferecer ao seu cachorro. Veja a seguir quais alimentos que os cachorros podem comer e quais estão terminantemente proibidos!
1) Cachorro pode comer cuscuz sem tempero
Sim, o cachorro pode comer cuscuz, desde que o alimento não tenha sido temperado com sal nem outros temperos. O ingrediente é um carboidrato de fácil digestão e, além de ser uma delícia, funciona muito bem como um complemento na dieta do cão.
Também é importante se atentar ao modo de preparo: você só pode dar cuscuz para cachorro se o alimento estiver hidratado e cozido. O cuscuz "seco" pode deixar o cachorro engasgado, o que não vai ser legal.
Outra dica importante é que o cachorro pode comer cuscuz até duas vezes por semana - não pode passar disso para não desequilibrar a dieta do pet. A quantidade vai depender do porte do animal: o Shih Tzu pode comer cuscuz, por exemplo, mas em porções menores do que um cachorro grande como um Labrador.
2) Cachorro pode comer camarão cozido e sem casca
O cachorro pode comer camarão, mas o ingrediente deve ser preparado adequadamente. Para evitar riscos de intoxicação alimentar e contaminação por bactérias, o camarão deve ser cozido e estar sem casca. Além disso, também é indicado remover a cabeça e o rabo do camarão. Como essas partes são mais rígidas, podem causar engasgos.
Vale lembrar que mesmo sabendo que o cachorro pode comer camarão, é necessário se atentar à quantidade oferecida e ficar de olho em possíveis sintomas de alergia alimentar em cães. Na dúvida, contate o veterinário para ter certeza se pode dar camarão para cachorro!
3) Cachorro pode comer casca de ovo triturada
Até pode dar casca de ovo para cachorro - e essa é uma boa forma de evitar desperdícios na cozinha. Isso porque o alimento é rico em cálcio e outros minerais que fazem bem à saúde dos ossos do cachorro. Só há uma ressalva: você deve lavar e triturar bastante a casca de ovo para cachorro antes de oferecer ao pet. Assim, é possível minimizar os riscos de engasgo.
4) Cachorro pode comer proteína de soja como um complemento à dieta
Seu cachorro pode comer proteína de soja, mas apenas como um complemento à dieta. O ingrediente não é recomendado como fonte principal de proteína na alimentação dos cães porque não contém todos os aminoácidos necessários. Além disso, assim como o camarão, a soja pode causar alergias em alguns doguinhos. Portanto, após a refeição, fique de olho em quaisquer sinais diferentes do habitual - mesmo sabendo que o cachorro pode comer soja ocasionalmente.
5) Cachorro não pode comer açaí de jeito nenhum
Alguns tutores pensam que cachorro pode comer açaí sem açúcar e outros ingredientes, mas a verdade é que não pode. O açaí é extremamente prejudicial à saúde dos cães porque contém uma substância chamada teobromina - a mesma presente no chocolate - que pode causar uma intoxicação no cachorro.
Como esses animais não conseguem metabolizar o componente, vários sintomas podem ser percebidos como vômitos, diarreia, agitação, aumento da frequência cardíaca e dificuldade respiratória. Por isso, fique atento e evite ao máximo o contato do seu cãozinho com açaí!
6) Cachorro não pode comer abacate com leite
Se você já se perguntou se cachorro pode comer abacate com leite, saiba que a resposta é não! O abacate contém uma substância chamada persina, que pode ser tóxica para cachorros e causar problemas gastrointestinais, dificuldade de respirar e até morte. Já o leite para cachorro pode ser prejudicial para cães com intolerância à lactose e, por isso, também deve ser evitado.
7) Cachorro pode comer tapioca cozida e sem temperos
Cachorro pode comer tapioca, sim! Porém, assim como o cuscuz para cachorro, a tapioca é um carboidrato que deve ser oferecido ao cão sem nenhum tempero. Outro detalhe importante no preparo da tapioca para cachorro é que o ingrediente deve estar cozido e nunca deve ser oferecido em grandes quantidades. Ou seja, você pode dar tapioca para cachorro, desde que o consumo seja moderado.
Vale lembrar que esse ingrediente não traz nenhum grande benefício para a saúde dos cães. Ele é rico em carboidratos e aumenta o nível de energia, mas também pode aumentar o nível de gordura. Isso significa que incluir muita tapioca na dieta do seu pet pode acabar deixando o cachorro obeso - por isso todo cuidado é pouco.
8) Cachorro pode comer azeitona somente em pequenas quantidades
Até pode-se dizer que o cachorro pode comer azeitona uma vez ou outra, mas é melhor evitar. Embora não seja necessariamente tóxica, ela contém uma substância chamada oleuropeína, que pode irritar o estômago do animal e causar diarreia e vômito. O ingrediente também é rico em gordura e sódio e, se consumido com frequência, pode ocasionar problemas de saúde. Em todo o caso, para quem sabe que cachorro pode comer azeitona e pretende oferecer ao animal, é preciso retirar o caroço antes.
Publicado originalmente em: 12/06/2023
Atualizado em: 17/10/2023