Você tem o costume de oferecer frutas ao seu cachorro? Existem muitas opções liberadas: o melão para cachorro, por exemplo, é um alimento com muitas vitaminas e agentes antioxidantes que ajudam a fortalecer a pele e o pelo do bichinho - além de refrescar. Da mesma família do melão, temos a melancia, que é composta por 90% de água, se tornando uma excelente alternativa para aliviar o calor do cachorro nos dias quentes de verão. Mas será que cachorro pode comer melancia? A casca também pode ser oferecida? O Patas da Casa esclareceu essas e outras dúvidas sobre o assunto. Veja só!
Afinal, pode dar melancia para cachorro?
A melancia é uma fruta típica do verão que proporciona uma série de benefícios ao organismo. De acordo com o Ministério da Saúde, ela é uma grande fonte de sais minerais como cálcio, fósforo, magnésio, sódio e potássio, além de ser recheada de vitaminas A, do complexo B e C. Super refrescante, essa delícia também auxilia no bom funcionamento dos rins, intestino e estômago.
Todos esses benefícios funcionam bem com humanos, mas será que a melancia faz mal para o cachorro ou é considerada uma escolha saudável? Os pais de pet podem comemorar, pois essa fruta é uma opção segura para os bichinhos, desde que seja oferecida com moderação! Ela possui baixa caloria, é rica em água e é composta por vários nutrientes, tornando-se uma alternativa super saudável para o seu animal de estimação.
Melancia para cachorro: conheça os benefícios da fruta para a saúde do animal
Já ficou esclarecido que cachorro pode comer melancia, mas quais benefícios específicos essa fruta pode promover para a saúde do bichinho? Nos dias mais quentes e secos, por exemplo, os cães que não bebem água com bastante frequência vão receber um up na hidratação com a melancia: por ter 90% de água em sua composição, essa fruta para cachorro ajuda a suprir a falta de líquido no organismo dos pets, auxiliando no melhor funcionamento do sistema urinário. Assim como o melão, a melancia também é composta por agentes antioxidantes, que fazem bem à pele, aos pelos e ajudam a aumentar a imunidade do cachorro.
Cachorro pode comer casca de melancia?
Embora a melancia seja uma fruta liberada para o cachorro, é crucial tomar algumas precauções na hora de ofertá-la. Uma delas é evitar dar grandes quantidades de uma só vez. O alto teor de fibras presente na melancia pode causar distúrbios gastrointestinais que resultam no cachorro com diarreia. Por isso, nada de oferecer a fruta inteira para o seu amigo. Tente optar pelos pedacinhos pequenos e em menores quantidades.
Outra questão bastante comum é se o cachorro pode comer melancia com casca e sementes. Apesar da fruta não causar nenhum malefício, a casca e a semente em excesso podem provocar obstrução do intestino, além disso, dependendo do porte, pode deixar o cachorro engasgado. Portanto, a forma mais segura é servir a melancia para o cachorro sem casca e sementes.
3 receitas e dicas para oferecer melancia para cachorro
Se você deseja adicionar melancia à dieta do seu cachorro de forma mais criativa, aí vão algumas dicas e receitinhas de ouro que vão fazer toda a diferença nos dias de verão:
1. Picolé de melancia: corte uns pedacinhos da fruta, bata no liquidificador com água ou com um pouco de água de coco junto. Coloque em forminhas de gelo ou própria de picolé e ponha no congelador por 3 horas. Esse picolé para cachorro saudável e refrescante vai fazer sucesso nos dias mais quentes.
2. Melancia geladinha: essa é a forma mais simples e prática de oferecer melancia para cachorro. Basta colocar a fruta na geladeira por uma hora, cortar em pedaços e dar para o seu doguinho. Ele vai se deliciar!
3. Melancia amassadinha: se você tem receio de oferecer a melancia em pedaços, aposte na opção amassada. Ele vai passar longos minutos lambendo a vasilha, aproveitando o suco da fruta.
Lembrando que a melancia ou qualquer outra fruta não substitui a ração do seu cachorro. Ofereça apenas como um petisco e moderadamente durante o dia. Seu amigo de quatro patas agradece!