A procura por raça de cachorro que não cresce costuma ser alta. Isso porque o porte do cachorro pode influenciar quando o objetivo é a criação do pet em um local de pouco espaço, como um apartamento. Eles parecem eternos filhotes e às vezes não são apenas na aparência: o cachorro pequeno pode ter muita energia e precisar de passeios diários e muitas brincadeiras na rotina. Afinal, não é porque ele é minúsculo que não vai precisar dos mesmos cuidados que um cachorro grande demanda.
O Patas da Casa listou 30 raças de cachorro pequeno e separou algumas dicas de cuidados específicos para esses cãezinhos.
Cachorros pequenos que não crescem: quais raças possuem essa característica?
Mesmo falando cães de pequeno porte, é preciso levar em conta que cada animal terá uma personalidade diferente apesar da semelhança no tamanho. Por isso, não pense que qualquer cachorro para apartamento vai ser quietinho e tranquilo. Existem animais pequenos energéticos, tímidos, preguiçosos, carinhosos, territorialistas e com todas as outras características comportamentais possíveis. O que pode ajudar o tutor a prever a personalidade do animal é pesquisar um pouco sobre como a raça costuma se comportar. Mas não importa se é um pequeno cachorro peludo que não cresce ou cão pequeno de pelo curto, eles se adaptam a qualquer lugar desde que recebam os estímulos corretos. Mas afinal de contas, quais são as raças de cachorro que não crescem? Veja abaixo nossa lista:
- Basenji
- Basset Hound
- Beagle
- Bichon Frisé
- Bichon Havanês
- Boston Terrier
- Bulldog Francês
- Cão de Crista Chinês
- Cavalier King Charles Spaniel
- Chihuahua
- Cocker Spaniel Americano
- Corgi
- Coton de Tulear
- Dachshund
- Fox Paulistinha
- Griffon de Bruxelas
- Jack Russell Terrier
- Lhasa Apso
- Lulu da Pomerânia
- Maltês
- Papillon
- Pequinês
- Pinscher
- Poodle Toy
- Pug
- Schnauzer Miniatura
- Shih Tzu
- West Highland White Terrier
- Yorkshire Terrier
Veja galeria de fotos das raças de cachorro que não crescem
Também existe cachorro vira-lata pequeno
Ao pensar em cachorros pequenos que não crescem logo nos vem à cabeça cães de raça. Mas o que pouca gente não sabe é que também existem cachorros vira-latas de porte pequeno. Os cães Sem Raça Definida (SRD) se originam a partir de vários cruzamentos entre raças e por isso podem ter diversas cores, tipos de pelagem e tamanhos. Mas nada exclui que o cãozinho vira-lata tenha um porte pequeno, tudo irá depender de sua genética. Os cachorros vira-latas são os principais pets disponíveis para adoção. Por isso, em vez de comprar um cão de raça, você pode dar amor e um novo lar para um pet que foi abandonado.
Como cuidar de uma raça de cachorro pequeno?
Se engana quem acha que os cachorros que não crescem são mais fáceis de cuidar. Apesar do porte pequeno poder relativamente facilitar algumas tarefas como o banho do cachorro, os cuidados com o pet devem ser o mesmo e demandam a mesma atenção de um animal maior. Se estivermos falando de um cachorro pequeno peludo, o tutor ainda vai ter um cuidado maior com a tosa do cachorro e outras responsabilidades com a pelagem.
Todos os cães, independente de ser uma raça de cachorro pequeno ou grande, precisam que o tutor tome os cuidados básicos com a vacinação, vermifugação, visitas ao veterinário, banhos, escovação de pelos, passeios e por aí vai… Ou seja: cachorro pequeno v precisar dos mesmos cuidados que um cão grande, a única diferença é o tamanho pet.
Redação: Hyago Bandeira