Você certamente já deve ter assistido em uma tarde depois da escola o famoso filme Beethoven, que tem como protagonista um cachorro São Bernado que apronta todas. Gigante, forte e musculoso, o cão desta raça chama bastante atenção por onde passa. Seu porte pode até assustar no primeiro contato, mas bastam alguns minutos para se apaixonar pela raça. Original da Suíça, o São Bernardo é um ótimo cão de guarda sempre que é necessário, mas também convive bem com crianças e outros animais. Para se encantar pelo São Bernardo, nós reunimos as principais características da raça aqui embaixo. Olha só!
São Bernardo: é impossível não sentir vontade de abraçar esse peludo
Mesmo que o São Bernardo seja um cachorro gigante, o que costuma chamar bastante atenção na aparência assim que você bate o olho é a pelagem. Bem lisa e macia, ela pode apresentar a cor laranja e branco, apenas laranja ou tigrada. Além disso, os olhos levemente caídos do São Bernardo são outra característica cativante que coloca até o dono mais durão no bolso. Por ser um cachorro de porte grande, o São Bernardo mede entre 70 e 90 cm e pode chegar a pesar 80kg.
O cachorro São Bernardo é extremamente obediente
Para reconhecer um cão São Bernardo é muito simples: basta procurar pelo animal que está sempre ao lado do seu tutor. Bastante obediente e paciente, ele é muito leal com a família e, certamente, dedica uma boa parte do dia para patrulhar o ambiente onde mora. Além disso, o cão dessa raça é capaz de aprender facilmente qualquer comando que é ensinado. Com um temperamento gentil, ele costuma ser visto como um ótimo companheiro para famílias com crianças.
A pelagem do São Bernardo precisa de bastante cuidado
Manter os pelos do São Bernardo sempre lisos e sedosos está longe de ser uma tarefa fácil. Isso porque é preciso alguns cuidados específicos com a pelagem e, principalmente, uma boa frequência diária de escovação. Neste caso, a escova de pinos ou o pente inoxidável são boas opções para evitar que os pelos fiquem embaraçados.
Além de penteá-lo, você também deve incluir tosas higiênicas a cada um mês na agenda do seu bichinho. Outras regiões que merecem uma atenção especial do tutor são as orelhas e os olhos, já que o acúmulo de sujeira e cera nessas áreas são bastante comuns - e podem causar problemas como a otite canina.
Criar o cachorro São Bernardo em apartamento não é uma tarefa fácil
Por ter um porte gigante, o São Bernardo não é o cachorro mais indicado para famílias que moram em casas pequenas. Isso porque, ainda que não precise de muitos exercícios, o cão dessa raça necessita viver em ambientes grandes. O ideal é que, assim como qualquer outra raça de cachorro grande, ele tenha espaço suficiente para se mover e estar ativo livremente. Mas, se ainda assim você optar por criar um São Bernardo em apartamento, a regra é clara: passeie com o cão diariamente para gastar a sua energia e evitar problemas de saúde.
Redação: Úrsula Gomes