Cachorro

Cachorro vomitando amarelo? Veja as possíveis causas!

Publicado - 19 Setembro 2023 - 14h39

Atualizado - 20 Abril 2024 - 17h16

Assim como acontece com os humanos, o vômito de cachorro sempre mostra que tem algo acontecendo no organismo do animal. Cada um dos tipos de vômito costuma apontar para uma razão diferente e, assim como o cachorro vomitando espuma branca é bem comum, o cachorro vomitando amarelo também é. Mas quais serão as causas do vômito amarelo? Cachorro está doente, ou pode ser uma reação a algum alimento?

Para te ajudar a descobrir o que fazer com o cachorro vomitando amarelo, nós conversamos com a veterinária e diretora clínica do Grupo Vet Popular, Caroline Mouco Moretti. Dá uma olhada aqui embaixo e tire todas as suas dúvidas! 

Quando o cachorro vomita amarelo é perigoso?

O vômito amarelo não necessariamente é um sinal de problema grave, mas deve ligar o alerta se persistir por muito tempo. No geral, o aspecto amarelado do líquido é um indicativo de estômago vazio, mal estar ou problemas gastrointestinais. Quando um alimento proibido para cachorro é consumido, ele passa longas horas sem se alimentar ou tem propensão a problemas gástricos (como a gastrite em cachorro), é bom ficar de olho!

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

O que pode significar o cachorro vomitando amarelo? 

O cão vomitando espuma amarela sempre chama a atenção dos tutores. Sobre o aspecto do líquido, a médica veterinária esclarece: "Embora possa ser uma experiência preocupante, o fato de encontrar o seu cachorro vomitando — mesmo que seja um vômito amarelo —  não é suficiente para determinarmos se o problema é grave ou não. Essa coloração no vômito representa, na maioria das vezes, a eliminação da bile, que pode estar acontecendo por diversos motivos."

Quando o cachorro vomita amarelo, na maioria das vezes, o problema está associado com o jejum prolongado. O ato de vomitar contrai estômago e intestino, o que libera a bile e dá a coloração amarelada ao vômito. Também existem outras possíveis causas por trás dos vômitos amarelos nos cães, como:

O vômito amarelo de cachorro pode vir acompanhado de outros sintomas

Se o seu cachorro vomitou amarelo, é bom redobrar a atenção com ele. Segundo a especialista, o vômito por si só já é um sinal de alerta, independentemente da coloração. "Existe um agravante no cachorro estar expelindo a bile, já que esta substância é produzida pelo fígado para ajudar na digestão. Sempre é necessário investigar com o veterinário a causa desses vômitos, que podem ser desde um jejum prolongado até doenças mais sérias que impossibilitam a digestão adequada ou que tiram o apetite do pet."

Alguns fatores que o tutor deve se atentar no cachorro com vômito amarelo são:

  1. Observar a frequência dos vômitos;
  2.  Verificar se o animal tem outros sintomas, como febre, falta de apetite, diarreia, apatia e cansaço;
  3. Avaliar como o cachorro reage após vomitar.

Dependendo das respostas, é fundamental consultar um médico veterinário de confiança para ter o diagnóstico correto. Quando falamos da saúde do cachorro, vômito amarelo isolado geralmente é derivado do jejum, mas se isso acontecer com certa frequência, é necessário investigar a fundo a verdadeira causa por trás disso.

 

Cachorro fazendo careta com a língua para fora
Cachorro vomitando amarelo pode ter relação com jejum prolongado ou doenças

 

Cachorro vomitando amarelo e não quer comer: o que fazer neste caso?  

A inapetência é um dos sintomas que podem acompanhar os vômitos do animal. Mas qual a relação entre as duas situações? A veterinária esclarece: "Uma das causas mais comuns do vômito amarelo de cachorro é justamente o excesso de tempo que o animal passa sem se alimentar ou, então, a ingestão de alimentos que ele não está habituado a comer, por exemplo. Caso esse vômito persista ou venha com demais sintomas como a anorexia (quando o cachorro não quer comer), deve-se procurar o médico veterinário de sua confiança para administração de medicamento e investigação do motivo desses vômitos." Ou seja, se você tem um cachorro vomitando amarelo, o que fazer nessas horas é, preferencialmente, buscar ajuda especializada. 

Como tratar o vômito de cachorro amarelo?

É importante ter em mente que o cachorro vomitando gosma amarela pode acontecer por muitos motivos, mas costuma estar relacionado, na maioria das vezes, com uma alimentação inadequada. "Caso esse vômito aconteça eventualmente, se atente em dar a ração indicada pelo veterinário na quantidade certa e não permita que o animal faça a ingestão de alimentos humanos, objetos, terra e areia", orienta Caroline.

Por outro lado, a veterinária alerta que se os vômitos se tornarem frequentes, o ideal é buscar imediatamente o médico veterinário para tratar os problemas gástricos o mais cedo possível. O tratamento é individualizado de acordo com o diagnóstico de cada paciente.

"Lembre-se sempre: vômito não é comum e não pode se tornar algo corriqueiro, seja em cães ou em gatos. Se o pet está vomitando, não importa a coloração: você deve avisar ao médico veterinário para que ele julgue se é necessário um check-up ou uma investigação mais avançada pela ultrassonografia ou até mesmo uma endoscopia diagnóstica."

Cachorro vomitando amarelo: o que dar para o animal melhorar?

Ainda que não seja exatamente um tratamento, existem formas de como cuidar de um cão vomitando espuma amarela. Algumas atitudes recomendadas são oferecer água de coco e preparar um soro para cachorro caseiro. Isso ajuda a evitar a desidratação do animal, que pode acontecer quando o corpo perde muito líquido. Além disso, uma dica importante é dividir a quantidade de ração para cachorro em várias porções durante o dia, ao invés de deixar o alimento sempre à disposição.

Outra maneira de ajudar um cachorro vomitando amarelo é apostar no chá para cachorro. Eles devem ser totalmente naturais, e podem ser de camomila, hortelã, erva-doce ou gengibre. Esses chás, além de melhorarem a digestão, não fazem mal para o animal e podem ser consumidos sem problemas.

Saiba como evitar um cachorro vomitando espuma amarela

Tudo começa com uma boa alimentação de cachorro! É o que enfatiza a dra. Caroline: "Se a razão desses vômitos amarelados for uma má alimentação ou o manejo inadequado dela (o prolongamento de jejum ou alimentação caseira rica em gordura, por exemplo), basta se informar com o médico veterinário sobre a melhor dieta que se alie com a rotina dos moradores da casa."

Por outro lado, se a alimentação oferecida é de qualidade e o manejo é feito corretamente, pode ser que o cachorro esteja doente e precise de cuidados maiores. "Esses vômitos podem ser sintomas de alguma patologia a ser investigada. Lembrando que vômito não é diagnóstico e sim sintoma!"

Publicado originalmente em: 28/10/2019
Atualizado em: 19/09/2023

Cachorro

10 raças de cachorro para quem trabalha fora: eles vão sofrer menos quando o tutor precisar sair de casa

Algumas raças de cachorro são mais independentes do que outras por natureza. Enquanto alguns cães podem sofrer com a ausência dos tu...

Cachorro

As 7 fases de aprendizado de um cachorro filhote e como você deve se preparar para cada uma delas

O cachorro filhote passa por diferentes etapas de desenvolvimento no primeiro ano de vida. Muitas dessas etapas, inclusive, estão li...

Cachorro

"Ainda Estou Aqui": conheça os cachorrinhos que fazem o Pimpão, mascote do filme brasileiro candidato ao Oscar

Logo na cena de abertura do filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, os telespectadores são transportados para uma tarde ...

Cachorro

Cachorro idoso: 6 brincadeiras para manter o ritmo de atividades físicas e mentais na terceira idade canina

Cuidar de um cachorro idoso não é tão difícil quanto parece. É claro que o cãozinho vai exigir mais atenção, principalmente em relaç...

Cuidados

O truque definitivo para se livrar completamente dos insetos que seu gato pode caçar dentro de casa

Quem tem um gato em casa sabe que caçar insetos e outros pequenos animais é algo comum na vida de um felino. O instinto de caçador é...

Cachorro

10 raças de cachorro para quem trabalha fora: eles vão sofrer menos quando o tutor precisar sair de casa

Algumas raças de cachorro são mais independentes do que outras por natureza. Enquanto alguns cães podem sofrer com a ausência dos tu...

Cachorro

As 7 fases de aprendizado de um cachorro filhote e como você deve se preparar para cada uma delas

O cachorro filhote passa por diferentes etapas de desenvolvimento no primeiro ano de vida. Muitas dessas etapas, inclusive, estão li...

Cachorro

"Ainda Estou Aqui": conheça os cachorrinhos que fazem o Pimpão, mascote do filme brasileiro candidato ao Oscar

Logo na cena de abertura do filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, os telespectadores são transportados para uma tarde ...

Ver todas