Para quem leva uma vida mais corrida com trabalho e outros compromissos, buscar cachorros independentes é uma ótima estratégia! Não quer dizer que o cãozinho não vá precisar de atenção e cuidados básicos no dia a dia, mas pelo menos ele não vai sofrer tanto quando o tutor precisar se ausentar. Veja abaixo quais são as raças de cachorro mais independentes que existem, junto com algumas dicas de enriquecimento ambiental e melhores brinquedos para cachorros que ficam sozinhos.
Cachorros independentes: qual cachorro é mais independente?
Existem muitos cachorros independentes! Algumas raças são mais, outras menos. Mas, no geral, são cães que conseguem passar um tempo sem companhia e, ao mesmo tempo, sem enfrentar nenhum problema como a ansiedade de separação. Veja abaixo qual a melhor raça de cachorro para ficar sozinho:
- Akita
- Chow Chow
- Lhasa Apso
- Maltês
- Shih Tzu
- Basset Hound
- Schnauzer
- Husky Siberiano
- Basenji
- SharPei
Algumas características contribuem para que eles sejam cachorros independentes. No caso do Akita, Schnauzer e Chow Chow, por exemplo, são dois cães mais reservados e com perfil de cachorro dominante. Eles não dão muito trabalho e ficam bem sem companhia. O Chow Chow, inclusive, muitas vezes parece preferir ficar sozinho do que com os donos — o que não significa que ele não ame a família e demonstre isso de outras formas.
O Lhasa Apso, Maltês e Shih Tzu, apesar de serem cachorros pequenos peludos e muito fofinhos, também têm um lado bem independente. Por isso, não costumam ficar ansiosos demais quando a família sai. O Basset Hound segue a mesma lógica e tem um temperamento super tranquilo, que não depende o tempo todo de supervisão humana e lida muito bem com isso.
O Husky Siberiano é outro cachorro super independente, e até um pouco teimoso. Ele ama estar perto da família, mas se precisar ficar algumas horas sem ninguém, não verá nenhum problema nisso — principalmente se tiver brinquedos para cachorro que ficam sozinhos em casa. O mesmo vale para o Basenji, que é um cão que não late, é reservado e lida bem com a ausência dos donos (mas que também é super leal e amável).
Mas, de todos os cachorros independentes, o que mais se sobressai é o SharPei. Ele é um dos melhores cachorros para apartamento que ficam sozinhos e que podem passar longos períodos longe do tutor (mas que não dispensam um bom carinho quando tem alguém por perto). Ele também não costuma latir, é um cão calmo e que se adapta facilmente a vários lugares, inclusive apartamentos.
Como treinar cachorros para apartamento que ficam sozinhos?
Treinar um cachorro para ficar sozinho em apartamento ou até em casas não é uma tarefa tão difícil quanto parece. Na verdade, várias táticas podem ser adotadas para adaptar e entreter o cãozinho no tempo livre. Algumas dicas são:
- Apostar em brinquedos para cachorros que ficam sozinhos. Essa é uma das melhores maneiras de distrair o pet enquanto não tem ninguém em casa. A bolinha recheada com ração, mordedores e até brinquedos de pelúcia são alguns itens que fazem sucesso.
Investir em outros tipos de enriquecimento ambiental. Outra possibilidade é usar a criatividade para estimular o pet no tempo livre. Você pode esconder petiscos pela casa, por exemplo, e fazer uma brincadeira de “caça ao tesouro” com o pet.
Escolher uma creche para cachorro. As creches caninas têm feito cada vez mais sucesso entre os pais de pet e podem ser uma boa alternativa para quem passa o dia fora de casa. Lá eles podem brincar, socializar, gastar energia e muito mais.
Adotar dois cachorros em vez de um. Às vezes ter um brinquedo para cachorro que fica sozinho não é suficiente, mas ter a companhia de outro cãozinho ajuda — e muito — o animal que tem dificuldades em passar o dia só.
É bom cachorro ter companhia de outro cachorro?
Ter dois cachorros é ótimo para os animais, tanto por uma questão de socialização quanto nas horas que o tutor precisa sair de casa. Eles vão brincar juntos e ser a companhia um do outro, o que faz com que os cães dependam menos do dono. Ou seja, é só vantagem ter vários cachorrinhos — mas lembre-se que isso também significa cuidado e gastos em dobro!
O que fazer quando o cachorro é dependente emocional?
Quando você tem um cachorro carente ou que tem uma forte dependência emocional do dono, uma maneira de deixá-lo mais calmo é passear com cachorro antes de sair de casa. Assim ele consegue gastar energia e fica mais tranquilo na sua ausência, pois só vai querer descansar. Você também pode brincar bastante com ele para ajudar nesse gasto de energia!
Também existem outras dicas que ajudam a não incentivar a ansiedade de separação, como não prolongar as despedidas, treinar as saídas para ver como o cachorro reage e apostar em terapias alternativas ou no adestramento de cães.