Apesar de terem um cérebro bem menos desenvolvido que os humanos, os cães continuam surpreendendo pela forte inteligência e capacidade de aprender. E essa capacidade chama a atenção de cientistas há muitos anos, que sonham em desvendar os mistérios da mente canina. Um estudo realizado por pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) revelou que os cachorros são capazes de assimilar tarefas apenas observando o comportamento de outros animais e pessoas. E mais do que isso: além de aprenderem com o que veem, eles adaptam o aprendizado à própria realidade canina. Curioso para entender como eles são capazes de fazer isso? Confira os detalhes que os pesquisadores descobriram!
Cães conseguem aprender por observação
Que os cachorros são animais inteligentes todo mundo já sabe, mas talvez eles sejam mais espertos do que você imagina. Uma pesquisa publicada na revista científica Frontiers, realizada pela USP em parceria com o Instituto de Psicologia (IP) da Universidade e o Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva da UNIFESP, descobriu que os cães são capazes de aprender apenas observando o comportamento de outras pessoas e até animais. Durante o experimento realizado pelos pesquisadores, os cães puderam observar uma pessoa realizando uma tarefa específica, sendo que eles deveriam reproduzir essa ação. Os testes foram realizados propositalmente algumas vezes, e o resultado revelou que os cachorros conseguiam assimilar o comportamento do outro e reproduzi-lo da sua própria maneira.
Como o experimento foi feito?
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores reuniram 46 cães e seus tutores para um teste, que foi repetido 10 vezes pelos animais. Eles elaboraram uma tarefa chamada “desvio em V”, que consistia no animal contornar um obstáculo em formato de “V” para chegar até um pote para cachorro com comida.
Primeiramente, os cachorros foram colocados para realizar a tarefa sozinhos, mas a grande maioria não conseguiu passar pelo obstáculo sem ajuda. Na segunda fase do teste, os cães observaram uma pessoa demonstrando como realizar a tarefa, para que pudessem entender se eles aprenderiam ou não pela observação. O resultado, contudo, surpreendeu a todos, pois demonstrou que esses animais são sim capazes de aprender só de observar o comportamento do outro.
Os pesquisadores analisaram também como as emoções entre a demonstradora do experimento e o tutor dos cães poderiam interferir na aprendizagem social do animal. Eles introduziram nos testes interações positivas, neutras e negativas entre a demonstradora e o tutor, mas não encontraram influência dessas reações no aprendizado. Eles também avaliaram outros fatores, como o tempo que o animal levava para chegar até o obstáculo e realizar a tarefa. Além disso, apesar da conclusão de que os cães aprendem com a observação, os pesquisadores notaram que os animais criavam uma própria técnica para alcançar o pote de ração.
Eles concluíram que, quanto mais os cachorros observavam e faziam os testes, mais rápidos eles desempenhavam a tarefa - e de maneira satisfatória. Esse progresso indicou que os cães aprendem observando, mas de uma maneira própria. Em vez de simplesmente copiar o que a demonstradora fez, os animais conseguiram entender que havia um objetivo claro: chegar ao pote de comida, e assim criaram suas próprias estratégias para alcançar o prêmio.
Cachorros podem imitar o comportamento de gatos
Apesar do estudo analisar a aprendizagem canina ao observar o comportamento de humanos e outros cachorros, você sabia que eles também podem aprender com os felinos? Mas nesse caso, tem muito mais a ver com a influência do comportamento do gato na vida do cachorro do que no aprendizado social do animal. Na medida em que vão convivendo com os gatinhos no dia a dia, eles acabam pegando algumas manias típicas do felino, como se esfregar nas pernas do tutor, caçar insetos e até se enfiar em caixas de papelão. Ou seja, é como se ele fosse um cachorro criado por gatos, já que ‘imita’ comportamentos típicos da outra espécie.