Você já se perguntou o que os cachorros pensam dos humanos? Ou como os gatos reconhecem seu dono? Pois saiba que a percepção desses animais é bem diferente entre si. O pet tem muitas maneiras de demonstrar afeto pela família, mas a maneira como ele enxerga o tutor varia de acordo com a espécie dele.
Para entender melhor o cérebro dos cães e dos gatos, pesquisadores foram atrás de respostas sobre a relação animal-humano, de acordo com a perspectiva destes animais. Veja abaixo o que eles descobriram!
Cachorros criam um vínculo afetivo com os humanos semelhantes a matilha
Os sinais que um cachorro te ama são variados, mas dificilmente os humanos têm dúvidas dos sentimentos caninos. Isso porque os cães são bastante expressivos e demonstram todo o seu companheirismo e amor de forma mais clara que os felinos, por exemplo.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Viena, na Áustria, o comportamento canino em relação aos humanos é movido por instintos afiliativos e até uma certa dependência. Afinal, são os humanos que são os provedores de comida e abrigo, além de cuidarem de todas as necessidades básicas destes animais.
Além de reproduzir uma espécie de relação ‘parental’, onde os humanos são vistos como a ‘mãe de pet’ e o ‘pai de pet’, os cães ainda tendem a reviver uma relação de liderança com os donos, que é típica das matilhas. Muitas vezes, isso é determinado pela convivência e pelo adestramento e, nesse cenário, o cachorro escolhe quem é o ‘líder’ da matilha e passa a seguir este líder .
Ou seja, esse é um relacionamento de dominância onde os humanos geralmente estão no comando do poder. É por esse motivo que os cachorros costumam obedecer os donos, uma vez que eles nos enxergam como uma entidade ‘superior’ a eles. Mas, ao mesmo tempo em que há respeito e até uma certa admiração, laços afetivos também são cultivados.
Os gatos enxergam os humanos como gatos gigantes
O que os gatos pensam sobre os humanos é um pouquinho diferente do que os cães pensam. De acordo com uma pesquisa publicada no portal científico Researchgate e desenvolvida por John Bradshaw, especialista na relação animal-humano, os gatos enxergam os humanos como seus semelhantes, só que em um tamanho ‘maior’.
O autor do artigo estudou o comportamento felino por mais de 30 anos, e observou que gatos não mudam de atitude quando estão próximos dos humanos. Na verdade, eles agem exatamente da mesma forma que eles agiriam se fosse um outro gato na frente deles.
Foi assim que ele chegou à conclusão de que os bichanos enxergavam os donos, basicamente, como gatos gigantes! Ao mesmo tempo, esses pets também reconhecem os tutores como provedores de proteção e recursos e podem reproduzir certos comportamentos que eles teriam com a mamãe gato, como amassar pãozinho, ronronar e se esfregar.
Não importa se é cachorro ou gato: o pet tem vários jeitos de demonstrar afeto
Se você frequentemente se pergunta se você é um bom pai de pet e se o seu gatinho ou cãozinho te ama, saiba que existem algumas formas de descobrir isso.
Veja abaixo alguns sinais do típico do amor de gato:
- O pet te segue para todo lado
- Ele ronrona quando recebe carinho
- Amassa pãozinho em você
- Pisca lentamente com os olhos quando te vê
- Te dá alguns ‘presentinhos’ inusitados
- Se esfrega em você
Confira os principais sinais de que seu cachorro te ama:
- Ele abana o rabinho quando você chega em casa
- Te dá lambeijos de afeto
- Quer sempre brincar com você
- Gosta de dormir do seu lado
- Pede carinho com frequência
- Sempre está do seu lado
Vale lembrar que a personalidade de cada pet é única, e as demonstrações do amor de gato e do amor de cachorro podem variar. No entanto, se o seu amiguinho realmente te ama e te vê como alguém importante na vida dele, você não vai ter dúvidas disso.