Na hora de adotar um pet, muita gente nem imagina a dificuldade que é conseguir arranjar uma família para os bichinhos de pelagem mais escura. Seja um gato preto filhote ou um cachorro preto grande: eles raramente são escolhidos pelos adotantes. Mas por que isso acontece, afinal? Pesquisas feitas pela American Society for the Prevention of Cruelty to Animals (ASPCA) revelam pelo menos dois motivos para que os animais de cor preta sejam mais rejeitados na hora da adoção: a Síndrome do Grande Cachorro Preto e a ideia de que o gato preto está ligado a superstições. Principalmente na sexta-feira 13, gato preto é visto como sinal de azar.
Apesar disso, vale destacar que nem todo mundo vê a cor como fator primordial na hora de escolher seu amigo de quatro patas. Para Rodrigo Cristofoletti, dono da gatinha preta Pandora, a estética do bichano é irrelevante: “O que mais importa para mim é que o bichinho esteja saudável e bem cuidado”. Já Felipe Soares, dono de um cachorro preto vira-lata chamado Alfredo, a conexão com o animal é o mais importante: “Se no momento em que você se encontra com o possível adotado já ocorre alguma conexão, não importa mais se ele é caramelo, preto, branco ou cinza”.
Síndrome do Grande Cachorro Preto (SGCP) é um dos motivos que dificulta a adoção
Existem várias teorias sobre o assunto, mas a verdade é que o preconceito que gira em torno da adoção de um cachorro preto grande e peludo deriva, principalmente, da ideia de que esses animais são mais agressivos ou ameaçadores. Segundo uma pesquisa feita pela ASPCA, a aparência costuma ser o fator mais importante para os tutores na hora da adoção, sendo que o cachorro preto (vira-lata ou não) está na lista dos menos desejados.
No entanto, vale destacar que isso não é uma regra geral e há várias pessoas que não veem isso como uma barreira que as impeça de adotar um bichinho assim. A família de Felipe, por exemplo, sempre teve animais com a pelagem preta como companheiros: “Seja porque achamos mais bonita a cor preta ou porque, em alguns episódios, esses animais eram os últimos de suas ninhadas a serem adotados”.
Fotos de cachorro preto provam que eles são incríveis companheiros!
Sexta-feira 13: gato preto não está ligado a nenhuma superstição
Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia entrevistou 189 pessoas para saber o que elas achavam sobre as várias cores de gatos e a grande maioria deu uma opinião negativa sobre os bichanos da cor preta. Isso só comprova o que muita gente já sabe: gato preto filhote e adulto sofrem igual preconceito, principalmente na hora de serem escolhidos.
A relação que as pessoas fazem entre gato preto, sexta-feira 13 e azar é um dos principais motivos para que esses animais tenham uma grande dificuldade em encontrar um lar. Isso vem desde a Idade Média, quando os bichanos eram vistos como animais parceiros de bruxas. A Bianca de Queiroz, dona do gato preto Valente, comenta que nunca ouviu críticas sobre o bichano. “O Valente é carinhoso e companheiro, basta saber identificar o espaço que ele precisa. Nenhum animal é agressivo se houver uma relação de respeito com o tutor. E azar? Fala sério, o bicho só traz coisa boa. Todo mundo que entra em casa e vê o gatinho dá um sorriso. Isso traz uma sorte danada."
Veja fotos de gato preto para melhorar o seu dia!
Cachorro e gato preto são mais carentes que os outros?
Por sofrerem maior rejeição nas adoções, muita gente pode pensar que o gato preto - filhote ou não - e o cachorro preto são animais mais carentes e carinhosos. Isso não é totalmente verdade, mas assim como todo animal, eles também gostam de receber carinho e são super atenciosos. Bianca e Rodrigo afirmam que seus gatos não são nem um pouco carentes e são até bem quietos. Felipe, por outro lado, acredita que os animais podem ser ligeiramente mais espertos ou desconfiados: “Talvez por conta de já terem passado algum período nas ruas ou por conta da porcentagem de abandono desses animais ser maior”.
Dê uma chance aos animais de cor preta!
Todo bichinho merece amor e carinho, independente da cor do seu pelo. “São 23 anos convivendo com esses supostos seres de azar e nunca me arrependi! Amo todos da mesma forma e sempre tive uma relação de carinho super recíproca com eles”, conta Felipe. Além disso, o dono do cachorro preto vira lata Alfredo também deixa uma mensagem para quem quer adotar um pet e está na dúvida quanto a cor da pelagem: “Se você está naquele momento de decisão de adotar um bichinho, saiba que vale muito mais um animal que se conecta com a pessoa do que um com uma cor diferente ou mais aceitável”.
Redação: Juliana Melo
Edição: Mariana Fernandes