Não é surpresa nenhuma que a inteligência canina é surpreendente, né?! Os cachorros possuem um cérebro super desenvolvido e são capazes de aprenderem comandos, se comunicarem e até mesmo trabalharem em resgates e forças policiais, por exemplo. A ciência, ao longo dos anos, tem estudado as habilidades cognitivas dos cães e chegou a descobertas impressionantes. Dessa vez, pesquisadores do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Lincoln, no Reino Unido, conduziram um estudo que revelou algo fascinante: os cachorros são capazes de reconhecer as emoções humanas e reagem de maneira distinta a cada expressão, como se eles estivessem escolhendo como agir de acordo com o comportamento humano.
Estudo analisou a resposta dos cães a diferentes emoções humanas, como raiva e felicidade
Os peludos são animais muito inteligentes e sensíveis ao comportamento humano, então sim, pode-se afirmar que o cachorro sente energia negativa ao redor. Essa afirmação ficou muito clara com o experimento realizado pelos cientistas da USP e de Lincoln, que funcionou assim:
Foram selecionados 90 cães voluntários, duas atrizes que se vestiam de maneira idêntica e uma pequena salinha com alguns objetos. Dentro do cômodo, as atrizes interagiam entre si e cada uma demonstrava um tipo de expressão facial, uma de alegria e outra de raiva, enquanto eram observadas pelos cães presos na guia e coleira. Após esse momento, elas sentavam em cadeiras com expressões neutras, segurando um pote de comida em uma das mãos e um jornal na outra. Para conseguir a ração para cachorro, o animal tinha que ir até uma das mulheres, e a escolha deles revelou como os cães são capazes de reconhecer expressões. A maioria dos cachorros participantes do experimento interagiram com a atriz que havia demonstrado expressões felizes e evitaram contato com a mulher que havia demonstrado raiva.
"A pesquisa evidencia que os cães levam em conta as expressões das emoções dos humanos para fazer escolhas. As pessoas poderão perceber o animal como um ser que presta atenção ao que fazemos e que toma suas decisões com base nisso. Desta forma, acho que podemos desenvolver uma relação mais saudável e respeitosa”, afirmou a pesquisadora Natalia de Souza Albuquerque ao Jornal da USP. Ou seja, se você estiver chorando, o cão vai analisar sua feição para então tomar uma decisão, como te dar lambeijos para te animar. Inclusive, alguns cães alertam pessoas ao redor quando encontram o tutor em situação de perigo, como no caso de um desmaio ou afogamento. Essa pesquisa ainda revelou que os cachorros são os únicos animais capazes de reconhecer expressões faciais de seres de outras espécies, como os humanos.
Outros estudos já revelaram que cães podem "prever" diferentes situações
Você sabia que o cachorro sente quando o dono vai morrer? Isso mesmo, os cães conseguem sentir o “cheiro da morte” do tutor. Isso porque o olfato canino é 100 mil vezes mais potente do que o dos humanos, graças a um receptor localizado no focinho do cachorro que consegue detectar feromônios e agentes químicos no organismo. É por essa razão que o cachorro sente cheiro de doença no dono.
Também é por esse motivo e pela potente audição canina que existem situações que o cachorro pode prever, como desastres naturais. Um estudo feito em parceria com a universidade da Columbia, no Canadá, constatou que cães conseguiram sentir um terremoto que ocorreu em Seattle, nos EUA, 24 horas antes dele acontecer, demonstrando um comportamento canino ansioso e agitado.
Além disso, você sabia que o cachorro sente gravidez da tutora? As mudanças hormonais que acontecem no corpo da mulher grávida exalam um cheiro diferente que os peludos conseguem detectar devido ao faro super aguçado. Durante esse período, eles adotam uma postura superprotetora e adoram receber beijinhos e carinho da mamãe humana. Inclusive, você sabe o que os cachorros sentem quando beijamos eles? Embora a maioria dos cães interpretam os beijos como demonstração de afeto dos donos, alguns animais podem não gostar desse gesto e vão demonstrar isso com rosnadas ou até com ataque de cachorro. Normalmente, eles costumam sentir esse desconforto quando são beijados em regiões do corpo que são mais vulneráveis, como a barriga e as patinhas.