A caixa de areia para gatos é um item que não pode faltar em casas com bichanos, pois é nela que o gatinho faz suas necessidades. Depois que o gato faz xixi e cocô, o tutor deve recolher os dejetos para fazer o descarte. Independentemente do modelo de caixa de areia para gatos - grande, pequena, aberta ou fechada -, as fezes não podem ficar ali por muito tempo. É verdade que recolher o cocô de gato não é algo muito divertido, mas pode ser bem mais simples com o auxílio da pá coletora. Esse acessório muitas vezes esquecido faz toda a diferença e ajuda a dar mais higiene e praticidade na hora de coletar o cocô do animal. O Patas da Casa te explica a seguir como escolher o melhor modelo de pá para recolher os dejetos do seu bichano, além de dar dicas de como limpar a caixa de areia do gato utilizando o acessório. Confira!
Para que serve a pá para recolher os dejetos da caixa de areia do gatos?
É na caixa de areia para gatos que o animal faz suas necessidades. Porém, o tutor não pode deixar que as fezes fiquem expostas ali por muito tempo porque, além do odor desagradável, o próprio animal não vai mais querer usar o banheiro por estar sujo e vai passar a fazer cocô e xixi no lugar errado. Por isso, seja uma caixa de areia para gatos fechada ou aberta, a limpeza deve ser feita com frequência. É aí que entra a pá higiênica para gatos, que remove os dejetos do animal com facilidade e promove mais higiene. Outra vantagem é que a pá coletora de fezes funciona como uma peneira. Então, você consegue remover as fezes sem tirar a areia higiênica para gatos ao mesmo tempo. Assim, você ainda economiza no consumo da areia.
Quais são os tipos de pá mais comuns?
Ao comprar a caixa de areia para gatos, é importante comprar também uma pá higienizante. Existem alguns modelos disponíveis, sendo a pá coletora de plástico a mais comum. Além de ser fácil de usar, também é bem em conta. Por isso, é a preferida de muitos tutores. Porém, existem também versões biodegradáveis feitas com bambu. Como é de origem vegetal, esse tipo de pá é melhor para o meio ambiente. Por fim, existe ainda o modelo de pá higiênica para gatos com saco embutido. Nessa versão, a pá vem acoplada a uma caixinha que contém um saquinho. Assim que você retirar as fezes com a pá, elas vão cair direto neste saco. Então, basta pegá-lo e jogar fora. Esse modelo de pá higiênica é bem prático e não faz sujeira.
O que levar em consideração na hora de escolher a melhor pá higiênica para gatos?
Da mesma forma que é importante saber como escolher o modelo de caixa de areia para gatos e de areia higiênica que melhor combina com seu pet, é bom entender o que deve ser levado em consideração na hora de comprar uma pá coletora. Antes de tudo, é importante ressaltar que não é indicado usar uma pá comum, como as de jardinagem, para a função de recolher dejetos. Isso porque a pá de jardinagem não tem os furos necessários para peneirar a areia. Portanto, o recomendado é sempre utilizar a pá para areia de gato vazada, que é específica para essa finalidade. A pá de plástico costuma funcionar bem em qualquer situação. Seja em uma caixa de areia grande, pequena, fechada ou aberta, ela dá conta do recado. Mas se você é uma pessoa que preza pela praticidade, vale optar pelo modelo de pá higiênica para gatos com saco embutido. Essa escolha fica a critério do tutor.
Caixa de areia para gatos autolimpante e com peneira não precisam de pá
Dependendo do modelo de caixa de areia que você comprar, a pá não será tão necessária. Na caixa de areia para gatos com peneira, você precisa apenas passar a areia que está na caixa para a outra usando a peneira. Assim, os dejetos já ficam separados da areia limpa que pode ser reutilizada. Além disso, existe a caixa de areia para gatos autolimpante. Esse modelo detecta a presença do animal e assim que o pet sai de cima dele, o equipamento começa a peneirar e a colocar os dejetos em um lugar específico localizado na base. Na caixa de areia para gatos autolimpante, a pá não é necessária, mas é um modelo mais caro também.
Como limpar caixa de areia de gato com a pá?
É fundamental saber como limpar a caixa de areia do gato corretamente para evitar o acúmulo de sujeira. O ideal é que a caixinha seja limpa ao menos uma vez por dia de maneira superficial. Ou seja: você usa a pá para recolher os dejetos e joga essa sujeira fora. Mas depois de um certo tempo, é bom saber como limpar caixa de areia para gatos com mais cuidado. A frequência depende do tipo de areia de gato que está sendo utilizada.
Uma areia comum deve ser trocada toda semana, pois não inibe tanto o odor. Por outro lado, os modelos de areia sílica ou granulado de madeira inibem melhor o cheiro e duram mais. Com isso, podem ficar na caixinha por duas semanas. Seja qual for a areia de gato escolhida, quando chegar a hora de trocar deve-se jogá-la toda fora e colocar uma nova leva. A caixa de areia para gatos fechada costuma ser um pouco mais complicada de limpar do que a versão aberta, mas jamais deixe de fazer essa higienização.
Redação: Maria Luísa Pimenta