A caixa de areia para gatos é um acessório indispensável para os bichanos. Ela serve como o banheirinho do gato, onde ele fará todas as suas necessidades de forma higiênica. O processo de como ensinar o gato a usar a caixa de areia costuma ser bem simples, já que a maioria dos bichanos aprende a utilizar o objeto de forma instintiva. Porém, o tutor precisa dar uma ajudinha com alguns detalhes que deixam a experiência mais fácil.
Além de saber escolher qual a melhor caixa de areia para gatos (como a caixa de areia fechada ou aberta), o dono precisa ter uma atenção especial com a localização do objeto. Os gatos são animais que não abrem mão de sua intimidade na hora do xixi e cocô, e a falta de espaço pessoal pode levar até mesmo ao gato urinando fora da caixa. Mas você sabe por que a privacidade é tão importante para os bichanos neste momento? O Patas da Casa te explica a seguir!
Caixa de areia para gatos: por que a privacidade é importante?
Assim como uma mudança de casa ou uma simples troca de ração podem irritar os bichanos, a falta de privacidade também pode deixar o gato estressado. Os felinos são animais que prezam pelo seu espaço pessoal e quando sentem que ele está sendo invadido podem não reagir bem. Por isso, na hora de aprender como treinar o gato para usar a caixa de areia, é muito importante ter uma atenção especial para garantir que o pet tenha privacidade neste momento íntimo, assim como nós.
A privacidade ao fazer xixi e cocô também é importante porque está relacionada aos instintos felinos. Os gatos escondem as fezes na caixa de areia não só por uma questão de higiene, mas também por ser uma maneira de se “camuflar dos predadores”. Trata-se de um comportamento instintivo e natural da espécie. Caso o pet não tenha privacidade na hora de usar sua caixa de areia, pode se sentir acuado e até mesmo ficar estressado, o que leva ao gato urinando fora da caixa e defecando em locais impróprios.
Como ensinar o gato a usar a caixa de areia: escolher o local ideal é o primeiro passo
Quem quer aprender como ensinar o gato a usar a caixa de areia precisa começar avaliando os locais disponíveis para tomar a melhor decisão. Na hora de escolher o melhor lugar da casa para posicionar a caixa de areia, leve em conta alguns fatores, como evitar ambientes com grande fluxo de pessoas ou com muito barulho. A caixa de areia na sala de estar, por exemplo, não é uma boa ideia, já que é um local onde todo mundo passa com frequência e bastante barulhento. Outra dica de como treinar o gato para usar a caixa de areia com privacidade é evitar colocar o acessório perto dos potes de água e ração. O animal não vai se sentir à vontade em fazer suas necessidades no mesmo local em que se alimenta. Esses detalhes podem parecer pequenos, mas evitam o gato fazendo xixi fora da caixa e estressado.
Qual a melhor caixa de areia para gatos: a escolha ideal faz toda a diferença
A escolha da caixa de areia para gatos influencia bastante no comportamento do bichano. Existem diversas opções disponíveis no mercado, cada uma com suas vantagens. Mas qual a melhor caixa de areia para gatos? Isso depende das necessidades de cada pet. Um dos fatores que mais precisam ser levados em consideração na hora da compra é o tamanho do acessório. A caixa de areia para gatos deve ser grande o suficiente para que o pet consiga dar uma volta completa em seu interior. Os gatinhos sentem necessidade de esconder suas fezes e, para isso, precisam de espaço. Por outro lado, uma caixa de areia muito grande acaba sendo desconfortável pois é pouco acolhedora.
Antes de comprar, vale pesquisar melhor tipos de caixa de areia para gatos disponíveis e escolher aquela que tenha um tamanho adequado ao seu pet, pois isso dará mais conforto e privacidade. Caso você tenha um filhote de gato, lembre-se que ele crescerá, então uma ideia é comprar um modelo um pouco maior para que ele possa continuar sendo utilizado no futuro.
Caixa de areia fechada ajuda a dar mais privacidade para os gatinhos mais reservados
A caixa de areia fechada para gatos é a melhor opção para quem quer oferecer mais privacidade ao bichano. Ao contrário do modelo aberto, a caixa de areia fechada parece bastante uma caixa de transporte, pois é totalmente cercada. Ela funciona como um banheirinho privativo onde o animal faz suas necessidades sem ser atrapalhado. Essa opção de caixa de areia é muito vantajosa para quem tem gatinhos reservados e que gostam de ficar mais escondidos na hora de fazer xixi e cocô. Além disso, também é uma boa ideia caso o seu pet tenha o costume de fazer bagunça na hora de esconder seus dejetos. Como suas laterais são bem protegidas, a areia não sai da caixa quando o pet se movimenta dentro do acessório.
O cuidado maior deve ser quanto à limpeza, já que, por ser uma caixa de areia fechada, é mais difícil de limpar. Mesmo sendo mais complicada, a higiene do acessório deve ser realizada com frequência. Um dos principais motivos do xixi fora da caixa é sujeira. Além de saber como fazer para o gato usar a caixa de areia fechada, o tutor precisa fazer sua parte e manter o objeto sempre limpo e no local adequado. Portanto, se você busca qual a melhor caixa de areia para gatos mais reservados, a caixa de areia fechada é uma ótima opção, basta ter atenção redobrada com a limpeza.
Redação: Maria Luísa Pimenta
Edição: Luana Lopes