A ferida no cotovelo do cachorro é um problema mais comum do que se imagina, principalmente por conta da fragilidade e exposição constante da região. O problema é definido como hiperqueratose canina - ou simplesmente calo em cachorro -e a queda de pelo no local é um sintoma que deve ser observado. Se o seu cachorro sofre com isso, chegou a hora de entender como cuidar do calo no cotovelo do cachorro. A médica veterinária Marcia Lima, que é especialista em dermatologia e alergologia, conta tudo que você precisa saber sobre o assunto a seguir.
Calo no cotovelo do cachorro: o que é e como se forma?
Segundo a médica veterinária, o calo que aparece no cotovelo do cachorro é um espessamento da pele que ocorre naturalmente devido à pressão do corpo nesse ponto de apoio. Embora não pareça, essa é uma região muito sensível e por isso a hiperqueratose canina acaba sendo frequente, especialmente em cães de mais idade ou acima do peso. “O problema costuma surgir conforme a idade avança, mas se o chão onde o cão fica deitado for mais áspero ou se houver sobrepeso, a agressão da pele acelera e intensifica a hiperqueratose e o espessamento local”, explica.
Mesmo que os cachorros idosos e obesos sejam mais vulneráveis, é importante destacar que o fator mais relevante é a quantidade de agressão que a pele recebe. “Independente da raça e da idade, quanto maior for a pressão e o atrito sobre a pele, mais espesso e mais rápido aparece o calo em cachorro para defender a pele da agressão constante”.
Como cuidar do calo em cachorro?
Depois de identificar o calo, o cachorro precisa de cuidados especiais com essa parte do corpo. Mesmo com a facilidade da internet, não é indicado procurar por nenhuma pomada para cotovelo de cachorro ou receitas caseiras para tratar o problema, porque isso pode acabar piorando a situação. O melhor a se fazer é recorrer a um profissional qualificado para ter todas as orientações necessárias, conforme Marcia destaca: “Pomadas e outros medicamentos podem ajudar a reduzir a espessura do calo em cachorro, quando indicados por um médico veterinário. Contudo, evitar o sobrepeso e evitar que o cão permaneça deitado muito tempo em locais ásperos é a melhor forma de cuidar e prevenir o aparecimento dessa hiperqueratose canina”.
Hidratantes para cotovelo de cachorro podem ajudar
O hidratante para cachorro é um item muito útil para evitar o ressecamento da pele e mantê-la mais protegida dos atritos no dia a dia. Geralmente ele é indicado para cuidar das patas dos doguinhos, mas quando se trata do cotovelo, cachorro também pode se beneficiar com esse produto. “A hidratação ajuda a manter a superfície hidratada e mais protegida. Os produtos feitos para cães contêm os ingredientes e as características adequadas a esse tipo de pele, que não tem as mesmas necessidades da pele do cotovelo humano”, informa a dermatologista.
Queda de pelo no cotovelo do cachorro nem sempre é um sinal de hiperqueratose canina
Além do espessamento da pele, muitos tutores costumam observar queda de pelos na região do cotovelo quando os calos surgem. Conforme Marcia explica, isso pode ocorrer como parte do processo normal, no início da formação do calo no cotovelo do cachorro. No entanto, é importante redobrar a atenção caso essa queda de pelos atinja outras partes do corpo do animal. “Se ocorrer em áreas adjacentes ao ponto de apoio (se espalhar além do cotovelo), vale a regra geral de que qualquer queda de pelo que deixa falha local perceptível é sempre doença folicular e merece exames de um médico veterinário para identificar e lidar com a causa do problema”, orienta a profissional.
Redação: Juliana Melo