O cão-guia é um cachorro treinado para auxiliar pessoas com deficiência a se locomoverem com segurança e independência. Além de companheiros incríveis, eles desempenham um papel fundamental na vida dos tutores. É por isso que o treinamento desses pets é complexo e normalmente é iniciado enquanto o cão ainda é um filhote. Lá, eles aprendem várias técnicas e comandos importantes para orientar os tutores nas mais variadas situações - e é sobre isso que iremos falar.
Nas redes sociais, está circulando o vídeo de um cão-guia que usa uma técnica bem interessante para avisar aos motoristas que vai atravessar com o tutor cego e precisa da empatia e paciência das pessoas. A técnica só demonstra o quanto os cachorros são inteligentes e podem surpreender.
Cão-guia precisa atravessar a rua com tutor cego e tem reação inesperada
O cão-guia é um dos cachorros de serviço mais conhecidos que existem. Com todo treinamento e obediência, eles são capazes de proporcionar maior autonomia e qualidade de vida para tutores com diferentes deficiências. Em um vídeo que anda circulando nas redes, é impossível não se surpreender com a atitude de um cachorro inteligente treinando para ser cão-guia. Usando um colete fluorescente, o cão aparece caminhando em cima de uma faixa de pedestre. Com determinação, ele se aproxima das janelas dos carros parados e começa a latir, como se estivesse tentando dizer algo importante aos motoristas.
Cão-guia estava alertando motoristas
A atitude inusitada do cão tem uma explicação: ele estava alertando os motoristas de que iria atravessar a rua com o tutor cego. A ação tinha por objetivo garantir que os condutores os notassem, evitando assim um possível acidente. O cachorro latindo é uma ótima tática para se comunicar. Nesse caso, o cão-guia queria garantir uma travessia em em segurança, pois o barulho dos latidos serve como um alerta para os motoristas distraídos. Depois de avisar os motoristas, o pet caminhou na direção do dono novamente. Assim que nota que o pet voltou, o tutor segura na coleira do cachorro e começa a atravessar a rua. Veja o vídeo:
O cão-guia passa por um rigoroso treinamento
Trabalhar auxiliando pessoas com deficiência não é uma tarefa para qualquer pet. Essa é uma missão muito complexa e é preciso que o pet tenha o temperamento adequado para cumprir ela. De maneira geral, os cães-guia precisam ser obedientes, dóceis, inteligentes e atentos, o que vai ajudar no rigoroso treinamento que precisam passar. É por essa razão que algumas raças de cachorro podem trabalhar como cão-guia enquanto outras não. As raças preferidas para a função costumam ser o Border Collie, Labrador e o Pastor Alemão.