Assim como acontece com os humanos, o cachorro também pode ter caspa. Apesar de não ser incomum, esse tipo de descamação na pele do cachorro geralmente indica que algo não vai bem. Algumas questões podem causar o quadro, até mesmo doenças mais graves. “A caspa canina não dói, mas essa descamação acontece quando algo está irritando ou inflamando a pele do cachorro. É um sinal de que algo não está normal no corpo do animal”, destaca a veterinária Marcia Lima, que é especialista em dermatologia e alergologia. Se observar que o seu cachorro tem caspa, é importante ficar atento com a saúde dele.
Afinal, o que causa a caspa no cachorro?
A caspa canina pode se manifestar de duas formas distintas: primária ou secundária. A troca de pelo em cães é uma situação bastante comum e é até normal que haja uma leve descamação nesse processo de renovação, mas nada com o que se preocupar - muitas vezes até passa despercebido. Contudo, a pele do cachorro pode reagir de forma mais exagerada na hora de combater algum agressor, conforme a veterinária explica: a pele passa por uma troca brusca, o que acaba afetando muitas áreas de uma vez só. Essa é uma tentativa do organismo de substituir a superfície por uma nova, afastando o agressor. É aí que se forma a caspa em cachorro primária. ”Isso que acontece quando o sol queima a pele, quando um sabão mal enxaguado no banho fica grudado na região, ou mesmo quando algum micro-organismo começa a causar uma lesão”, alerta Marcia.
Por outro lado, doenças sistêmicas também podem desencadear a caspa em cachorro, ocasionando o problema de forma secundária. “As infecções uterina, urinária, gastro-intestinal, ou mesmo as alergias caninas podem causar a caspa no cão. São doenças que informam à pele de que há um problema e que todo o organismo deve se preparar para combatê-lo”, explica.
Caspa em cães: como identificar o problema?
Quando o cachorro tem caspa, não é muito difícil perceber. O primeiro sinal do quadro é quando o tutor passa o pente ou a mão pelo corpo do cão e pedacinhos de pele começam a se soltar, como se fosse uma espécie de farinha ou talco. Ou seja, a caspa canina é bem parecida com a caspa do ser humano mesmo. Como essa é uma enfermidade que costuma causar muita coceira, é comum encontrar o cachorro com caspa e feridas pelo corpo se não houver nenhum tipo de tratamento. Essas mesmas feridas, inclusive, também podem acabar desencadeando uma outra situação, que é a do cachorro com caspa e pelo caindo na região afetada - isso acontece principalmente quando o tutor usa produtos que não são recomendados para a pele do animal, como shampoos de uso humano.
Além disso, a descamação excessiva pode aumentar a oleosidade da pele do cão e, consequentemente, provocar um odor desagradável pelo corpo. Então, se encontrar o seu cachorro com caspa e mau cheiro, não hesite em procurar a ajuda de um profissional.
“Meu cachorro está com caspa, o que devo fazer?
Caso haja qualquer suspeita de que o seu cachorro tem caspa, é importante procurar um veterinário (de preferência especializado em dermatologia) para confirmar o diagnóstico e dar início ao melhor tratamento. Marcia conta que não existe um remédio único para o problema: “Uma vez identificada e controlada a causa da agressão ou da inflamação motivadora dessa reação da pele, a descamação reduz o ritmo sozinha e tudo normaliza”. Ou seja, é preciso levar em consideração, principalmente, a causa da caspa no cachorro para saber qual é o tratamento mais indicado. No caso de doença sistêmica, por exemplo, a veterinária explica que se a infecção for tratada, a pele logo volta ao normal também. Contudo, se o tratamento da doença de base for muito demorado, o veterinário pode indicar medicações para minimizar o efeito estético da caspa canina, mas vai depender muito de cada situação.
No geral, a especialista sugere o banho para ajudar a remover as células que estão sofrendo descamação. “A escovação suave também pode ajudar, mas é muito importante fazer isso com a orientação de um médico veterinário para não agredir ainda mais a pele e piorar o quadro”, finaliza.
Caspa: cachorro precisa de certos cuidados para prevenir a caspa canina
Para evitar problemas de pele no cachorro, o ideal é que o tutor sempre esteja atento a essa parte do corpo do animal. Ela é um reflexo de como anda a saúde do seu amigo de quatro patas. Por isso, algumas medidas de prevenção contra a caspa canina são indicadas, como sugere a veterinária: “É possível prevenir com um bom controle de ectoparasitas (pulgas e carrapatos, por exemplo), o uso de produtos adequados para cada tipo de pele (principalmente na hora do banho), manter uma boa nutrição, vacinação anual e visitas regulares ao médico veterinário”.
Redação: Juliana Melo