Você sabe como chamar gato para conseguir a atenção deles? Inicialmente essa pode parecer uma tarefa simples, mas, na verdade, é algo que requer paciência, observação e até mesmo técnica. Diferente dos cachorros, os felinos não são facilmente atraídos pelo som de seus nomes. Por isso, para conseguir a atenção de um gatinho e saber como chamar um gato, os tutores muitas vezes precisam aprender a habilidade de falar “gatonês”.
Um internauta fascinado pelo universo felino pode ter descoberto uma técnica infalível para atrair a atenção desses bichanos. Em sua rede social, ele compartilhou um vídeo mostrando que aprendeu a linguagem dos gatos, revelando qual o segredo para conseguir a atenção dos bichanos — e realmente funciona!
Cientistas descobrem melhor maneira de como chamar gato
A pesquisa “Comunicação multimodal na relação humano-gato: um estudo piloto”, desenvolvida pelo Laboratório de Etologia Comparada e Cognição da Universidade de Paris Nanterre, na França, descobriu a maneira mais eficiente de como chamar um gato. Para isso, cientistas realizaram um experimento que reuniu 12 gatos em um cat café, que nada mais é do que uma cafeteria em que os clientes podem interagir com os gatinhos.
Para chamar a atenção dos gatinhos, os cientistas usaram três tipos de interação: vocais, visuais e bimodais (visual e vocal). O contato visual consistia em estender a mão e piscar lentamente para o animal, enquanto os vocais eram chamar o nome do gato ou fazer o som “pss pss”.
O resultado do experimento mostrou que os felinos respondiam ao chamado muito mais rápido quando os pesquisadores utilizavam gestos ou usavam uma combinação de sinais visuais e vocais (bimodais). Ou seja, conclui-se que barulhos e gestos juntos funcionam melhor para chamar a atenção dos gatos do que barulhos isolados.
Tutor descobre uma nova técnica de como chamar um gato
Jansen Henrique é tutor de alguns gatinhos e usa seu perfil no Instagram para compartilhar vídeos do dia a dia dos pets. Em um dos registros publicados por ele, Jansen divulga o trecho de um vídeo em que um homem ensina uma técnica para falar a “língua dos gatos” e convencê-los a se aproximar. Segundo o homem, a junção das sílabas “Ma-AH” significa “venha aqui” em “gatonês”.
Após o trecho do homem aparecer, Jansen aparece em seguida desacreditando da técnica: “isso não deve funcionar”. Jansen decide então testar o método do homem com seus gatos e gravar a cena para ver a reação dos felinos. Ele vai até o quarto, onde seis gatinhos estão deitados na cama, e grita “Ma-AH”. Na mesma hora, os bichanos se levantam e correm na direção do tutor, que fica chocado que a técnica deu certo. Confira o vídeo e descubra como chamar um gato:
Por que os gatos atenderam ao “Ma-AH”?
Não existe nenhuma pesquisa científica que relacione esse chamado específico com os gatinhos. Contudo, de acordo com a pesquisa citada acima, os gatos podem ignorar de propósito o tutor, já que reconhecem a voz dos donos e a maneira com que eles são chamados. Ao utilizar essa nova técnica de como chamar um gato, com diferentes entonações e nuances de som, os gatinhos podem ter ficado curiosos ou assustados e corrido na direção do tutor para verificar o que estava acontecendo.
Além disso, é possível perceber no vídeo que antes de Jansen emitir o som, os gatinhos estavam olhando para ele. De acordo com a mesma pesquisa, os gatos reagem de forma muito mais rápida ao chamada quando há um contato visual entre o tutor e ele, o que pode explicar o comportamento felino do vídeo.
Como chamar a atenção do seu gato?
A audição felina é um sentido poderosíssimo dos gatos. Eles conseguem alcançar uma frequência de 65.000Hz, ou seja, conseguem captar principalmente ruídos agudos e escutar barulhos imperceptíveis para os humanos. Por isso, a melhor maneira de chamar a atenção do seu gatinho é utilizando um tom de voz agudo.
Como posso chamar um gato?
Todo bom gateiro sabe exatamente como chamar a atenção do seu gato. Se você não sabe qual é o som utilizado para chamar um gato, é porque provavelmente nunca usou o clássico “pss pss pss” para convencer o felino a se aproximar. No Brasil, é muito comum que as pessoas usem esse som para atrair a atenção dos gatinhos, mas nos Estados Unidos, o “kitty kitty kitty” é o mais utilizado. Acredita-se que esses sons lembrem o barulho das presas dos gatinhos, o que explica porque eles têm o costume de olhar para o humano que emite esse barulho.
Gato atende pelo nome?
Muitos tutores se perguntam porque gatos não atendem pelo nome, mas essa não é uma afirmação verdadeira. O gato atende pelo nome sim, mas o problema é que só fazem isso quando querem. Então não se preocupe: se você chamou um gatinho e foi ignorado, provavelmente isso aconteceu porque ele não estava a fim de interação.
Outro motivo que pode explicar esse comportamento felino é usar o nome para gato escolhido em situações inadequadas, como brigar com o animal, pois ele pode associar o nome a uma situação negativa. Se você quer saber como fazer o gato atender pelo nome, escolha nomes curtos, que sejam simples, e ofereça recompensas quando ele atender ao chamado. Você pode usar alguns petiscos para gatos para isso.