O Border Collie é um dos cachorros mais populares entre as famílias brasileiras. Considerado o cão mais inteligente do mundo, ele tem a personalidade amável e brincalhona que resulta em um verdadeiro poço de energia. Além disso, o Border Collie também é um ótimo cão para te acompanhar em longas caminhadas e aventuras. Conviver com um cachorro cão dessa raça e não se apaixonar por ele é praticamente impossível. Quer entender o motivo? Reunimos aqui tudo o que você precisa saber sobre a personalidade e temperamento do Border Collie.
Border Collie: o cachorro mais inteligente do mundo
Se você é uma pessoa antenada em raças de cachorros, certamente já deve ter ouvido falar que o Border Collie ocupa o posto de cão mais inteligente do mundo. O grande destaque não é por acaso: o peludo desta raça possui uma incrível capacidade de aprendizagem e memorização, resultando num processo mais fácil e rápido de adestramento. Uma pesquisa publicada da Revista Elsevier , por exemplo, descobriu que o Border Collie é capaz de entender e memorizar mais de 1000 comandos associados a objetos. Além disso, ele possui uma boa predisposição de aprender e fazer com perfeição diferentes atividades esportivas.
O cachorro Border Collie é extremamente amigável e fiel com a sua família
Se você busca um companheiro de quatro patas para dividir a rotina, o Border Collie é a escolha certa. Ainda que seja mais independente do que outras raças domésticas, o cachorro Border Collie ama estar em família e receber carinho de quem ama. Fiel e carinhoso, ele não dispensa a oportunidade de demonstrar afeto pelo seu tutor. Mas, é importante lembrar que, por ser um animal tipicamente campestre, é preciso fazer com que o ele se sinta livre e confiante para garantir a sua saúde física e emocional.
Filhote Border Collie: um pacotinho com muita energia
Se um Border Collie em tamanho normal já é extremamente fofo, imagina a versão pequena da raça? O filhote de Border Collie é muito ativo e alegre. A raça tem energia de sobra e, por isso, deve ter espaço suficiente para gastá-la fazendo. É importante oferecer a ele um ambiente enriquecido para não se transformar em um cão destrutivo no futuro. Além disso, ter pulso firme, definir limites e fazer passeios diários ajudam nesse processo.
O cachorro da raça Border Collie é perfeito para famílias com crianças
O comportamento com as crianças é outro ponto forte da raça. Obediente e brincalhão, o cachorro Border Collie é ideal para famílias que gostam de fazer programas ao ar livre e com crianças. Mas, não se deixe enganar, o lado pastoreio pode ser um pouco negativo se não for treinado corretamente. Por isso, é fundamental investir em um adestramento positivo para ter um cão mais obediente e fácil de lidar.
Redação: Úrsula Gomes