É bem provável que você já tenha ouvido falar por aí que os gatos são animais preguiçosos, não é mesmo? Essa fama não é à toa: os felinos aproveitam qualquer oportunidade para ficar deitadinhos tirando uma soneca. No entanto, é importante estabelecer uma rotina de brincadeiras e exercícios para o gato preguiçoso não acabar caindo no sedentarismo total. Para te guiar nessa tarefa, separamos algumas brincadeiras para gatos e outras opções que podem ser bastante úteis na hora de incentivar os bigodudos a se movimentarem mais. Veja só!
Jogos para gatos brincarem: veja algumas opções para exercitar seu pet
Brincar com gatos pode ser muito divertido! E para isso, você pode contar com várias opções de brinquedos interativos que afastam a preguiça dos bichanos e os deixam mais ativos, como a vareta para gatos e acessórios com corda. Assim, o tutor passa a desempenhar o papel de “presa” na brincadeira, o que serve para estimular os instintos de caça dos felinos e faz com que eles se exercitem cada vez mais enquanto tentam agarrar o brinquedo. É uma boa ideia para tirá-los da inércia, não acha?
Outras brincadeiras para gatos que também são grandes aliadas nesse momento são a bolinha com guizo e os arranhadores. Essas são alternativas para os bichanos brincarem sozinhos no tempo livre, sem a necessidade do tutor estar por perto. Além do mais, o arranhador para gatos, por exemplo, é super indicado para desestressar os bichanos no dia a dia e para evitar que ele use os móveis da casa para afiar suas garras.
Adestramento de gatos: ensinar novos truques ao felino pode ajudar
Ao contrário do que muitos podem pensar, os cães não são os únicos candidatos ao adestramento: os felinos também são capazes de aprender vários truques. Essa, aliás, é uma ótima maneira de estimular seu amigo de quatro patas a se movimentar mais. Só que, diferente do que acontece com os cachorros, o processo tende a ser um pouco mais trabalhoso. Por isso, a chave para um bom adestramento de gatos é buscar formas de motivá-lo. Os petiscos são um ótimo atrativo: basta o tutor descobrir qual sabor mais agrada o pet para começar a ensinar alguns comandos básicos para o animal. Depois, é só recompensar o gatinho cada vez que ele fizer algo que você mandar - como dar a pata ou sentar. Além de gastar tempo e energia, essa também é uma boa ideia para estreitar a relação e melhorar a comunicação entre vocês!
A gatificação da casa é uma ótima maneira de incentivar o gato preguiçoso
A instalação de nichos, redes e prateleiras é uma das melhores ideias para colocar em prática na casa. Afinal, os felinos amam explorar, escalar e se esconder, e o enriquecimento ambiental ajuda a estimular ainda mais o instinto e comportamento natural desses animais. Inclusive, o tutor pode incentivar o gato a subir e descer desses locais, com brinquedos que simulam presas ou mesmo com grãos de ração ou petisco. Basta "guiar" o bichano pelas prateleiras e, quando completar o circuito, recompensá-lo
Redação: Juliana Melo