Os felinos são animais extremamente higiênicos e justamente por isso é importante ter uma atenção especial quando se trata da caixa de areia para gatos e do tipo de areia utilizada. Existem vários opções disponíveis no mercado, como os granulados de madeira ou de argila. A areia de gato sílica também tem se tornado bastante popular, mas ela é a melhor escolha? Apesar de ser uma excelente opção, principalmente para quem passa o dia fora de casa, essa é uma areia de gato que requer certa atenção.
Caixa de areia: gato precisa de um lugar adequado para fazer as necessidades
A caixa de areia de gato é um dos acessórios mais importantes quando o assunto é cuidados na rotina. Por instinto, os felinos têm o hábito de enterrar e esconder as fezes e urina. Então, nada melhor do que um lugar adequado para eles fazerem isso, né? São vários modelos diferentes de caixa de areia para gatos, mas essa não deve ser a única preocupação do tutor. A escolha do tipo de areia também é fundamental, pois alguns gatos se adaptam melhor a materiais específicos, e um dos preferidos para muitos têm sido a sílica.
Para quem procura uma areia de gato bastante prática e que não precisa ser trocada com uma frequência muito grande, a areia sílica é ideal. Embora seja um pouco mais cara do que as demais, é um investimento que vale super a pena a longo prazo, e a gente te explica o motivo.
Areia de gato sílica: conheça as vantagens e saiba como usar o produto
A areia de gato sílica é formada por cristais ou bolinhas de sílica que têm alto poder de absorção de líquidos, o que significa que a areia pode ser usada por mais de duas semanas sem necessitar de qualquer substituição. Além do mais, ela também conta com certas propriedades que neutralizam completamente os odores das fezes e urina do gato. Logo, os felinos não percebem que a areia não foi trocada e conseguem fazer suas necessidades normalmente no local.
Como essa areia de gato tem um tempo maior de duração e não precisa ser trocada o tempo todo, é algo que compensa o fato dela ser um pouco mais cara, se comparada com os modelos mais tradicionais. Por isso, essa acaba sendo uma ótima opção, principalmente para quem precisa passar mais tempo fora de casa ou não tem muita paciência para trocar a caixa de areia de gato todos os dias. De todo modo, é importante que você retire as fezes com frequência, até mesmo para evitar mau cheiro e presença de insetos.
Areia sílica: gato não pode ingerir o material
Um cuidado muito importante com esse tipo de areia para gato é que o bichano não pode ingerir a sílica de jeito nenhum. Eles podem até ficarem tentados a isso, é verdade, mas cabe ao tutor supervisionar e corrigir esse comportamento antes que algo mais grave aconteça. O mesmo vale se você tem um cachorro que gosta de mexer na caixa de areia. O problema da areia para gato sílica é que ela possui substâncias na sua composição que são extremamente prejudiciais aos felinos e que podem causar intoxicação ou outros problemas no intestino e nos rins se consumida.
Redação: Juliana Melo