Antes de ter um bichinho, várias questões podem surgir na cabeça do futuro tutor. Será que é melhor comprar/adotar um gato filhote ou adulto? É necessário fazer a gatificação da casa para receber o animal? Como saber se o gato é de raça ou não? Bom, essa última pergunta pode ser facilmente respondida se o bichano for adquirido em em um gatil de confiança. Mas quando o gato é adotado ao acaso, fica realmente mais difícil de saber a procedência do animal e, consequentemente, a sua raça. No entanto, existem alguns padrões físicos que ajudam a identificar se o gato é de raça ou vira-lata. Confira!
Como saber se o gato é de raça?
As raças de gatos são definidas pelas suas origens. Logo, é necessário avaliar se todos os antecedentes do animal são de uma linhagem considerada “pura”, ou seja, que não sofreu nenhuma interferência de outras raças no processo de reprodução. Normalmente, os gatos que são encontrados em um gatil ou criador têm toda a sua linhagem documentada, comprovando que eles são gatos de raça. Nesses casos, não há dúvidas sobre a origem do bichano. Mas quando se trata de gatos de rua para adoção, dificilmente é possível ter acesso aos registros de linhagem do animal.
Ainda assim, muitas pessoas se perguntam se é possível saber quando um gato é de raça, e a resposta é sim! Claro que não dá para afirmar com toda a certeza que ele é de uma raça totalmente pura. Gato normalmente possui alguns traços específicos que ajudam a identificar se ele é de raça, como as orelhas, pelagem, formato do olho e o focinho do bichano.
Observar a orelha de gato pode dizer muito a respeito do animal
Você já parou para observar a orelha do seu bichano? Por mais que muitos tutores não se liguem muito nisso, analisar o tamanho e o formato das orelhas de gato é uma das principais formas de como saber se um gato é de raça ou não. Orelhas grandes e mais alongadas, por exemplo, podem indicar que o seu gato é de uma raça oriental. Já as orelhas pequenas com formato de triângulo normalmente significa que o felino tem uma ascendência Persa. Além disso, também existem as orelhas de gato com um tamanho regular e que geralmente são viradas para dentro, indicando que o bichano pode ser um gato da raça American Curl. Apesar dessas dicas, sempre vale conversar com um veterinário para saber a opinião dele.
Focinho de gato: saiba como distinguir os diferentes tipos
Outro aspecto importante que ajuda a definir as diferentes raças de gatos é o focinho do animal. A maioria dos bichanos tem essa parte do corpo mais arredondada e de tamanho médio, o que geralmente indica uma raça de gato europeu. Os animais também podem apresentar o focinho mais comprido, como é o caso do Siamês e do Savannah, ou até mesmo o focinho de gato achatado, como a raça Himalaia. Além deles, também há os gatos Persas, que costumam ter o focinho achatado e com o formato da letra V invertida.
A pelagem do gato também é um fator importante
Se você quer se um gato é de raça ou não, analisar os pelos do felino também pode ajudar nesse processo. Características como o comprimento, espessura e a cor da pelagem do seu amigo de quatro patas são importantes na hora de diferenciar as raças de gatos. Se o bichano não tiver nenhum pelo em seu corpo, por exemplo, ele é da raça Sphynx, também chamado de gato pelado canadense. Já se ele for muito peludo, pode ser que ele seja da raça Persa ou Himalaia. Também existem gatos que possuem uma pelagem mais curta, que é o caso dos Siameses, que além de pelos macios, também costumam apresentar cores bem fortes nas extremidades do corpo.
Redação: Juliana Melo