Se você tem um felino em casa, já deve ter se perguntado qual a melhor forma de limpar orelha de gato. Os bichanos são animais muito independentes, principalmente no quesito higiene. A língua deles funciona como uma verdadeira escova que acumula saliva e consegue fazer toda a limpeza. Ainda assim, ela não alcança todas as partes: a região da orelha e ouvido do gato requer muitos cuidados do humano. Essa parte do corpo do bichano é muito delicada, então, o ideal é você acompanhar e fazer a limpeza com produtos específicos.

Como limpar orelha de gato: veja o passo a passo!


Como limpar orelha de gato? Esse hábito é fundamental para evitar doenças. O ideal é fazer a limpeza pelo menos uma vez por mês.
Como limpar orelha de gato? Esse hábito é fundamental para evitar doenças. O ideal é fazer a limpeza pelo menos uma vez por mês.

Aprender como limpar orelha de gato não tem mistérios. O processo é bem parecido com a limpeza dessa área nos cães e, antes de tudo, você precisa garantir que não vai deixar o gatinho estressado. Prefira aqueles momentos em que ele esteja relaxado ou tirando uma boa soneca. Se for possível, é bom que tenha ajuda de outra pessoa para segurar o gato. Veja o passo a passo:

Passo 1 - Os materiais necessários são apenas um pedaço de algodão e um removedor de cera de ouvido veterinário - nada além disso;

Passo 2 - Molhe o algodão com o produto e passe levemente na área externa da orelha, usando seu próprio dedo;

Passo 3 - Em seguida, passe para a parte mais interna (a entrada do ouvido mesmo) e limpe até onde o seu dedo alcançar;

Passo 4 - Caso o veterinário recomende, você pode usar um produto para remover a sujeira em excesso, como um spray, e deixar agir por alguns minutos. Depois, basta remover o excesso com um algodão. Se certifique que o gatinho não vai dar um jeito de passar a pata na orelha e depois lamber. 

Não enfie objetos pontiagudos, como pinças e cotonetes, no ouvido do seu gatinho, pois você pode machucar alguma parte sensível da região e trazer problemas. Com o dedo, não tem como atingir o tímpano, além de conseguir alcançar toda a área que precisa ser limpa.

Otite: gato pode apresentar o problema. Saiba como cuidar!


Otite: gato com sujeira em excesso nos ouvidos pode ser um indicativo da doença. Se for o caso, leve seu animal ao veterinário para que ele receba os cuidados necessários!
Otite: gato com sujeira em excesso nos ouvidos pode ser um indicativo da doença. Se for o caso, leve seu animal ao veterinário para que ele receba os cuidados necessários!

Sim, os gatos também podem ter otite e esse problema é mais frequente naqueles que possuem orelhas mais baixas. Dentro do ouvido dos gatos, os parasitas podem se reproduzir e começar a causar incômodo por ser uma área sensível. Com isso, o ouvido do animal fica sujo, com uma secreção marrom ou preta e pontinhos pretos. O odor pode ser muito forte também. Se você notar que seu gato está coçando muito os ouvidos com a pata, balançando a cabeça com frequência ou andando de cabeça baixa, dá uma olhada para verificar se não tem nada de errado. É importante não permitir que o gato continue coçando a região, pois pode se ferir com as próprias unhas. 

Vale lembrar que a otite em gato, ainda que possa parecer um problema pequeno, pode se desenvolver e desencadear até mesmo a perda da audição nos felinos. Não tente limpar o ouvido dele com nenhum produto ao se deparar com esses sintomas - dependendo do que você utilize, pode até prejudicar mais o caso. A melhor opção é levá-lo ao veterinário, que vai indicar um produto específico para a limpeza e, provavelmente, indicará medicamentos para tratar o problema e diminuir o desconforto. 

Redação: Júlia Cruz

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.