O olho do cachorro remelando é um desconforto que pode acontecer com frequência, principalmente se tratando de um cão braquicefálico, pois esses são pets que têm mais exposição do globo ocular. A higienização da vista já é um processo delicado e essa limpeza se torna mais cuidadosa quando se trata de uma raça braquicefálica. Pensando nesse nisso, o Patas da Casa explica como limpar olho de cachorro, quais produtos usar e como é a atenção com a vista de uma raça braquicefálica. Saiba mais.
Visão do cachorro braquicefálico é mais sensível
O cachorro braquicefálico é um grupo de raças com algumas particularidades físicas em comum: focinho curto e nariz apertado, área da acima da boca maior e cabeça achatada devido a malformação do crânio. A cabeça menor e o estreito espaço entre o focinho e o restante da cabeça é o que ‘salta’ a visão desses cães e gera diversos problemas respiratórios. Ou seja, como limpar olho de cachorro braquicefálico já é um cuidado necessário, não hesite em também ter atenção contra doenças respiratórias.
O cuidado com os olhos do cachorro braquicefálico vão além de uma boa higiene. Muitos podem ter remela em excesso para a proteção da visão, mas também é comum a baixa produção lacrimal: como os olhos não estão protegidos, não há ação contra agentes externos que podem prejudicar a visão. Traumas oculares também são comuns devido a grande exposição, seja na córnea ou em todo o globo ocular. As principais doenças oculares em cachorro braquicefálico são inflamações, úlcera na córnea, glaucoma, conjuntivite e atrofia progressiva da retina.
É preciso cuidado para limpar os olhos de cachorro braquicefálico
Os cães braquicefálicos possuem uma deformação genética que atinge principalmente o crânio. As raças com essa anomalia geralmente apresentam o focinho curto e outras características (como os olhos arregalados) e na hora de limpar olho, cachorro braquicefálico vai demandar mais cuidados. Mesmo assim, como limpar o olho de cachorro braquicefálico não é uma tarefa difícil, basta o tutor ter mais atenção:
- Deixe o cão relaxado, isso pode ser desconfortável para ele;
- Levante a cabeça dele com uma mão;
- Comece limpando um dos olhos;
- Passe o algodão molhado com o soro fisiológico de forma delicada;
- O algodão deve empurrar a sujeira para fora do olho;
- Lembre-se de limpar toda a região;
- Repita o processo com outro algodão no olho seguinte.
Quantas vezes por dia tem que limpar o olho do cachorro?
Todo pet deve ter uma rotina de limpeza dos olhos. No caso do cachorro braquicefálico, o ideal é higienizar a visão duas vezes ao dia para manter a vista saudável e livre de agentes externos que causa infecções e outros problemas. E quando o cão é braquicefálico de pelos longos, como o Shih Tzu, precisa também ter pelos dessa área aparados para evitar o acúmulo de sujeira e não atrapalhar a visão.
Pode colocar soro fisiológico no olho do cachorro com o auxílio de um algodão ou gaze no momento da higiene, mas quando a raça é braquicefálica, o ideal é usar uma solução para higiene ocular do pet indicada por um veterinário. Na ausência de qualquer um desses produtos, pode lavar o olho do cachorro com soro fisiológico.
Cachorros braquicefálicos precisam de mais atenção com a saúde em geral
Todo cão braquicefálico vai ter a cabeça achatada e focinho curto. O Pug, Shih Tzu e Bulldog Francês ou Inglês são exemplos de raça braquicefálicas. O focinho menor causa diversas condições respiratórias, como bronquite, asma e dificuldades para respirar que geram apneia. Problemas cardíacos também são comuns nessas raças, além da propensão à obesidade que pode ocasionar um quadro de displasia coxofemoral.
Mas mesmo com todas as condições de saúde das raças de cachorro braquicefálicas, é possível que vivam de forma saudável, desde que os tutores saibam manter a saúde deles em dia. A maioria desses cães tem personalidade dócil e são cães de pequeno porte, sendo um ótimo cachorro para apartamento.
Redação: Erika Martins
Redação: Luana Lopes